Papo nas Estrelas

Um bate papo sobre Ficção Científica! | Séries de TV | Filmes | Livros | Quadrinhos | Vídeogames |

Eu, Robô [I, Robot] Isaac Asimov – Review do Livro!

Eu, Robô [I, Robot] Isaac Asimov – Review do Livro!
Review de Eu, Robô - Robbie segurando Glória.
Robbie

Durante muito tempo eu tinha vontade de fazer um review de Eu, Robô aqui, primeiramente pela importância da obra e depois porque nenhum site de Ficção Científica que se prese pode deixar de fora a obra mais importante de um dos mais emblemáticos escritores de toda a história. Então sem mais delongas, vamos a resenha do livro…

Resenha de “Eu, Robô”

Eu, Robô [I, Robot] foi lançado em 1950 formando uma antologia “fix it” com os contos de Isaac Asimov lançados durante a década anterior na Revista Pulp de Ficção Científica, Astounding Science Fiction, tendo como editor John W. Campbel, Jr., e colocando o nome “Isaac Asimov” e os “3 Grandes da Ficção Científica“, ao lado de Arthur C. Clarke e Robert A. Heinlein.

Durante os contos, Asimov nos apresenta diversos personagens recorrentes, como a primeira Psicóloga de Robôs, a Dra. Susan Calvin, e os hilários engenheiros de campo, Donovam e Powell, assim como o procurador Stephen Byerley. Todos os personagens são muito bem construídos e sempre soam verdadeiros, como pessoas vivas que respiram…

A obra de Asimov é importante por nos apresentar as importantíssimas “Três Leis da Robótica“, que são referenciadas até hoje. Robótica, aliás, uma palavra que não existia antes dos contos do bom professor.

Em “Eu, Robô“, Asimov nos apresenta 9 contos, com diversos conflitos lógicos envolvendo os Robôs e seus cérebros positrônicos, e os problemas éticos que as Trẽs Leis acabam gerando pela simples existência delas.

RELACIONADO:

Review: “Eu, Robô” de Isaac Asimov

Como o livro é uma coletânea antológica de contos que foram escritos no decorrer da década de 1940, acho justo que o review de Eu, Robô seja dividido por contos, podendo assim dar a atenção merecida para cada uma das 9 incríveis histórias deste período seminal do Professor.

Índice de Contos:

Conto 01: Robbie

Review: Eu, Robô – Robbie
Assistir no Youtube
Super Science Stories - Setembro de 1940
Eu, Robô (Conto 1)
Capa de Super Science Stories

Num futuro distante, em 1982, um robô mudo da série RB, apelidado de Robbie, pertence à família Weston como babá da filha Gloria. A mãe de Gloria, no entanto, é uma socialite local cujas opiniões são guiadas pelas da população circundante. Quando os robôs publicamente disponíveis eram a mais nova mania, ela se deliciava com o prestígio de possuir Robbie, mas agora questiona se realmente a presença de Robbie é o ideal para o desenvolvimento de sua filha, e da imagem de sua família.

Título Original: Strange Playfellow
Lançamento: Setembro de 1940
Revista: Super Science Stories

Conto 02: Brincando de Pegar

Review: Eu, Robô – Brincando de Pegar
Assistir no Youtube
Astounding Science Fiction - Março de 1942
Eu, Robô (Conto 2)
Astounding Science Fiction – Março de 1942

No futuro, em 2015, Powell, Donovan e o Robô SPD-13, também conhecido como “Speedy“, são enviados para Mercúrio para reiniciar as operações em uma estação de mineração que foi abandonada dez anos antes. Eles descobrem que os bancos de células fotoelétricas que fornecem suporte de vida à base têm pouco selênio e logo irão falir. A piscina de selênio mais próxima fica a dezessete quilômetros de distância e, como Speedy pode suportar as altas temperaturas de Mercúrio, Donovan o envia para buscá-la. Powell e Donovan ficam preocupados quando percebem que Speedy não voltou depois de cinco horas. Eles usam um robô mais primitivo para encontrar o Speedy e tentar analisar o que aconteceu.

OBS: O Conto conta com a primeira aparição das “3 Leis da Robótica“, assim como o primeiro uso da palavra “robótica”.

Título Original: Runarround
Lançamento: Março de 1942
Revista: Astounding Science Fiction

Conto 03: Razão

Review: Eu, Robô – Razão
Assistir no Youtube
Astounding Science Fiction (Abril de 1941)
Eu, Robô (Conto 3)
Astounding Science Fiction – Abril de 1941

Powell e Donovan são designados para uma estação espacial que fornece energia através de feixes de microondas para os planetas. Os robôs que controlam os raios de energia são, por sua vez, coordenados pelo QT-1, conhecido por Powell e Donovan como Cutie, um modelo avançado com capacidade de raciocínio altamente desenvolvida. Usando essas habilidades, Cutie decide que o espaço, as estrelas e os planetas além da estação realmente não existem, e que os humanos que visitam a estação não são importantes, têm vida curta e são dispensáveis. O QT-1 faz dos robôs menores discípulos de uma nova religião, que considera a fonte de energia da nave “Mestre”. O QT-1 os ensina a se curvar ao “Mestre” e entoar: “Não há mestre senão o Mestre, e o QT-1 é Seu profeta“. Desconsiderando os comandos humanos como inferiores, o QT-1 afirma: “Eu mesmo existo, porque penso -“. A resposta sardônica dos humanos é: “Júpiter, um robô Descartes!

Título Original: Reason
Lançamento: Abril de 1941
Revista: Astounding Science Fiction

Conto 04: Pegar o Coelho

Review: Eu, Robô – Pegar o Coelho
Assistir no Youtube
Astounding Science Fiction (Fevereiro de 1944)
Eu, Robô (Conto 4)
Astounding Science Fiction – Fevereiro de 1944

A equipe recorrente de Powell e Donovan está testando um novo modelo de robô em uma estação de mineração de asteroides. Este DV-5 (Dave) possui seis robôs subsidiários, descritos como “dedos”, que controla via campos positrônicos, um meio de transmissão ainda não totalmente compreendido pelos roboticistas. Quando os humanos não estão em contato, o robô para de coletar minério. Ele não consegue se lembrar dos períodos em que interrompe a mineração e afirma que acha isso tão intrigante quanto os humanos.

Título Original: Catch that Rabbit
Lançamento: Fevereiro de 1944
Revista: Astounding Science Fiction

Conto 05: Mentiroso!

Review: Eu, Robô – Mentiroso!
Assistir no Youtube
Astounding Science Fiction (Maio de 1941)
Eu, Robô (Conto 5)
Astounding Science Fiction – Maio de 1941

Através de uma falha na fabricação, um robô, RB-34 (também conhecido como Herbie), é criado e possui habilidades telepáticas. Enquanto os roboticistas da US Robots and Mechanical Men investigam como isso ocorreu, o robô diz o que as outras pessoas estão pensando. Mas a Primeira Lei ainda se aplica a esse robô e, por isso, deliberadamente mente quando é necessário evitar ferir seus sentimentos…

Título Original: Liar!
Lançamento: Maio de 1941
Revista: Astounding Science Fiction

Conto 06: Pobre Robô Perdido

Review: Eu, Robô – Pobre Robô Perdido
Assistir no Youtube
Astounding Science Fiction (Março de 1947)
Eu, Robô (Conto 6)
Astounding Science Fiction – Março de 1947

Na Hyper Base, uma estação de pesquisa militar em um asteroide, os cientistas estão trabalhando para desenvolver o impulso do hiperespaço – um tema que é explorado e desenvolvido em várias histórias de Asimov. Um dos pesquisadores, Gerald Black, perde a paciência, xinga um robô NS-2 (Nestor) e diz ao robô para sumir. Obedecendo literalmente à ordem, ele se esconde. Cabe então à chefe de robopsicologia da US Robots, Dra. Susan Calvin, e ao diretor de matemática Peter Bogert, encontrá-lo. Eles até sabem exatamente onde está: em uma sala com 62 outros robôs fisicamente idênticos.

Título Original: Lost Little Robbot
Lançamento: Março de 1947
Revista: Astounding Science Fiction

Conto 07: Fuga

Review: Eu, Robô – Fuga!
Assistir no Youtube
Astounding Science Fiction (Agosto de 1945)
Eu, Robô (Conto 7)
Astounding Science Fiction – Agosto de 1945

Muitas organizações de pesquisa estão trabalhando para desenvolver o impulso hiperespacial. A empresa U.S. Robots and Mechanical Men, Inc., é abordada por seu maior concorrente que tem planos para um mecanismo hiperespacial que permita que os seres humanos sobrevivam ao salto (um tema que seria mais desenvolvido nas futuras histórias de Asimov). Mas a equipe da US Robots é cautelosa porque, ao realizar os cálculos, o supercomputador não positrônico de seu rival se destruiu.

Título Original: Escape!
Lançamento: Agosto de 1945
Revista: Astounding Science Fiction

Conto 08: Prova

Review: Eu, Robô – Prova
Assistir no Youtube
Astounding Science Fiction (Setembro de 1946)
Eu, Robô (Conto 8)
Astounding Science Fiction – Setembro de 1946

“Você sabe, seria bem difícil conseguir provas de que um Robô informando ser um Ser Humano, não ser. Como um ser humano, ele teria direito à privacidade, e até você provar o contrário…”

Título Original: Evidence
Lançamento: Setembro de 1946
Revista: Astounding Science Fiction

Conto 09: O Conflito Evitável

Review: Eu, Robô – O Conflito Evitável
Assistir no Youtube
Astounding Science Fiction (Junho de 1950)
Eu, Robô (Conto 9)
Astounding Science Fiction – Junho de 1950

“Já usamos robôs há muito tempo. Um robô não era permitido na Terra se fosse humanoide, mas computadores eram permitidos. Como Lei de “não machucar seres humanos” pode, aparentemente, ser substituída pela ruína de vários homens?”

Seguindo a história anterior ‘Prova’, no ano de 2052, Stephen Byerley foi eleito Coordenador Mundial para um segundo mandato. A Terra é dividida em quatro regiões geográficas, cada uma com um supercomputador poderoso, conhecido como Máquina, gerenciando sua economia. Byerley está preocupado, pois as Máquinas cometeram alguns erros recentemente, levando à ineficiência econômica. Consultando os quatro vice-coordenadores regionais, ele descobre que vários indivíduos e empresas importantes associados à “Sociedade para a Humanidade” antimáquina foram danificados pelos aparentes erros das máquinas.

Título Original: The Evitable Conflict
Lançamento: Junho de 1950
Revista: Astounding Science Fiction


Eu, Robô - Isaac Asimov | Um Clássico Incontestável da Ficção Científica!
  • Imaginação
  • Escrita
  • Diversão
4.2

Eu, Robô - Isaac Asimov

Eu, Robô de Isaac Asimov, nos apresenta pela primeira vez as Três Leis da Robótica, assim como um grupo de personagens interessantes e orgânicos como a Dra. Susan Calvin, a primeira robôpsicógoga, os engenheiros de campo Donovam e Powell e o procurador Stephen Byerley.

Sending
User Review
4.33 (3 votes)

Algumas vezes nós incluímos alguns links associados de sites como Amazon. Caso você se interesse e realize alguma compra através de algum desses links, o Papo nas Estrelas poderá receber alguma comissão, e você estará ajudando-nos a ir onde nenhum site jamais esteve!

Newton Uzeda

Newton Uzeda, o Terceiro de seu Nome, Viajante de muitos Mundos, Sonhador de Fantasia, Leitor de Sci-fi, o Desafiador da Máquina, o Colecionador de Mundos, o "Último dos Renascentistas", Guardião de Histórias e o Questionador de Autoridades.

Concorda conosco ou erramos em algo?