Frequently Asked Questions About Time Travel
Frequently Asked Questions About Time Travel
Só o nome do filme já me chamou a atenção Frequently Asked Questions About Time Travel (Perguntas Frequentemente Questionadas sobre Viagem no Tempo), depois descobri que era protagonizado por Chris O´Dowd, da fabulosa IT Crowd, logo o filme inglês de baixo orçamento tornou-se uma obrigação, dessas que adoramos ser obrigados a cumprir.
A trama se desenvolve quando Ray (Chris O´Dowd), um nerd (ou imagineer, como frequentemente nos lembra) Toby (Marc Wootton), um sonhador e Pete (Dean Lennox Kelly) um cínico; resolvem tomar uma cerveja em um pub no dia em que Ray é demitido do parque de diversões que trabalhava. Entre uma pint (pena não venderem pints no Brasil) e outra Ray encontra Cassie (Anna Faris), garota que alega ser uma viajante do tempo e que cuida para que não sejam cometidos crimes temporais.
De fato existe um vazamento temporal, e ironicamente está no banheiro masculino. Agora Ray tem que usar todos os seus conhecimentos sobre viagem no tempo para evitar que uma grande catástrofe dissolva a linha temporal como conhecemos.
O roteiro escrito por Jamie Mathieson, é recheado de referências a outras obras de viagem no tempo. As capas de Back To the Future, O Som do Trovão (Sound of Thunder) de Ray Bradbury, Terminator e sua linha temporal que é uma variante do Paradoxo do Avô (explicado no filme). Tudo lá, devidamente referenciado e reverenciado. É realmente divertido tentar achá-las no meio do filme. Caso ache mais alguma, comente.
Diversão garantida, um filme sobre viagem no tempo, cultura nerd e ficção científica escrito para quem realmente entende do assunto. Não é um filme para a massa, nem um filme que tenta se fazer didático para os não iniciados.
Este texto é antigo, escrito lá em 2010 em um antigo blog de cinema que participava. Estou resgatando alguns que valem um pouco mais a pena. Nada mágico; um tanto pretensioso. Mas vamos lá, o que esperar de alguém cursando faculdade de cinema? Tenham pena do meu eu mais jovem, ele estava aprendendo… o atual também. O texto foi reproduzido na integra.
Você pode se juntar a esta, e outras discussões em nosso fórum: http://forum.paponasestrelas.com.br/