Os Melhores Desenhos Animados de Ficção Científica
Os Desenhos Animados são parte importante na formação cultural da criançada e se pretendemos criar fãs de Ficção Científica é bom começarmos logo cedo apresentando as melhores animações Sci-Fi para a próxima geração! Mas nem só de novos fãs vive esta lista! Quem cresceu entre os anos 60 e 90 certamente tem muito a relembrar com ela, visto que, em sua maioria, desenhos que foram exibidos durante este período, certamente mantém sua força sobrevivendo ao “teste do tempo”!
Para criar esta lista, coloquei duas regras. Primeiro, não incluí nenhum “Anime de Ficção Científica”. Embora eu considere tudo como “desenho animado”, independente do local de origem de produção, colocando-os em outra lista me abre espaço para cobrir mais obras! E em segundo lugar, não coloquei nenhuma “animação adulta”. A ideia desta lista é servir como um “guia” para apresentar desenhos animados com uma ambientação de ficção científica para as crianças e servir de apoio para os “Melhores Filmes de Ficção Científica para Crianças”. Consequentemente esta segunda regra me permite espaço para criar futuramente uma lista com as “Melhores Animações Adultas de Ficção Científica”! – Viu só? Tudo planejado!
Como é de costume nessas lista que faço, eu sempre coloco 13 itens – porque “no Papo nas Estrelas você recebe 30% a mais pelo seu clique!” – e certamente alguns desenhos animados importantes ficaram de fora. Estes serão listados como “Menções Honrosas”, que facilmente poderiam ter entrado na lista mas ficaram de fora por falta de espaço.
Menções Honrosas
- SWAT Cats
- Dinosausers
- Sectaus
- Herculóides
- Thundarr, Os Barbaros
- He-Man, e os Mestres do Universo
- ThunderCats
- X-Men
- Aeon Flux
Não posso deixar de lado a Trilogia Sci-fi de Tom e Jerry! Embora Tom e Jerry não seja necessariamente um desenho animado de FC, existem episódios inspirados pela ambientação futurista e de temas recorrentes da Ficção Científica!
Obs.: Alguns desenhos como Os Herculóides, Thundarr e He-man podem parecer fora de lugar em um artigo sobre ficção científica em desenhos animados, mas tenha calma! Se você prestar atenção eles tem elementos tecnológicos misturados com os elementos mais óbvios de fantasia. Thundarr por exemplo usa-se de um ambiente pós-apocalíptico onde a Terra foi devastada e uma nova sociedade está se desenvolvendo em cima dos destroços da sociedade antiga…
Lista de Desenhos Animados de Ficção Científica
Galaxy Rangers
Galaxy Rangers tornou-se rapidamente um desenho animado “cult” com uma ampla legião de fãs e é considerado extremamente inovativo e a frente de seu tempo. Galaxy Rangers, ou “Os Cavaleiros da Galáxia“, é uma animação com um senso de humor peculiar com personagens bem definidos e desenvolvidos.
Ambientado em 2086 (um século a frente do ano de lançamento do desenho), Galaxy Rangers narra a história da expansão da civilização humana pelo espaço, após receberem um Motor de Hiper-Drive de dois alienígenas que buscavam ajuda contra o Império da Coroa. De posse deste motor de hiper-drive diversas colônias terrestres floresceram em diversos sistemas estelares… juntamente com o crime. Um grupo de patrulheiros foi criado para lidar com estes novos perigos…
COMPRE O DVD AQUI!
Escravismo, Cibernética, Energias Psíquicas, Bio-Engenharia são apenas alguns dos temas explorados durante os 65 episódios de Galaxy Rangers.
Não confundir com Saber Riders!
Abertura de Galaxy Rangers (Dublado em Português)
BraveStarr
É inegável que grande parte da Ficção Científica tem inspiração em outro gênero da literatura e do cinema: O Western. Westworld, Wild Wild West, Cowboys & Aliens, Cowboy Beebop e Firefly são apenas alguns dos exemplos mais expoentes. É claro que BraveStarr se enquadra perfeitamente nesta categoria.
Situado no planeta colônia de New Texas, BraveStarr carrega consigo diversos elementos multiculturais tão seminais para a Ficção Científica. Tendo como personagem principal um nativo norte americano, o desenho faz um paralelo a colonização dos Estados Unidos e aos “Desbravadores do Oeste” tão importantes para a cultura pop norte americana.
Tendo sido produzido pela Filmation (He-Man e os Mestres do Universo, She-Ra: Princesa do Poder, Shazam! E Os Caça Fantasmas) cada um dos 65 episódios carrega uma “lição de moral” que sempre é analisada ao final do capítulo, levando com facilidade ensinamentos para as crianças. E BraveStarr não se esquivou de temas complexos, notavelmente no episódio “The Price” (O Preço), quando um garoto compra uma droga chamada “Spin”, se vicia e morre de overdose!
Abertura de de BraveStarr (Dublado em Português)
SilverHawks
Seguindo o outro sucesso sci-fi da Rankin/Bass Productions, SilverHawks entra em cena para ser o “equivalente espacial” de ThunderCats! Diversos paralelos podem ser traçados entre os dois desenhos, criando-se mais um campo de batalhas para as “flamewars nerd” como Star Trek vs Star Wars, Kirk vs Picard e Sega vs Nintendo; aqui temos ThunderCats vs SilverHawks!
Durante os 65 episódios de SilverHawks, seguimos a história dos heróis espaciais “parte metal, parte real”, recrutados pelo Comandante Stargazer que lutam contra o mafioso galáctico Mon*Star e sua gangue espacial formada por figuras como Buzz-Saw, o metamorfo Mo-Lec-U-Lar, e é claro: Melodia e sua Keytar bélica que atira notas musicais!
A ambientação da Galáxia de Limbo, pega diversos elementos visuais dos Westerns, também se aproveita com pinceladas dos clássicos Noir e de investigação para amarrar diversos “elementos sci-fi” utilizados nas narrativas como um Sol Artificial, Viagens no Tempo e Clones. Embora SilverHawks tenha diversas cenas no espaço, o desenho toma liberdades, nos entregando uma atmosfera respirável e até mesmo com gravidade permitindo que os personagens “caiam no espaço”. Diversão garantida!
Abertura de SilverHawks
Jonny Quest
Saindo do elemento do western de ficção científica, temos é claro, outro elemento constantemente associado ao Sci-fi, o gênero de aventura e exploração. Este laço entre a aventura e a ficção científica pode ser facilmente traçado praticamente desde sua concepção nas obras de Jules Verne em Viagens Extraordinárias [Voyages Extraordinaires] com Viagem ao Centro da Terra e A Ilha Misteriosa. É justamente neste ambiente que Jonny Quest encontra sua morada.
COMPRE O DVD AQUI!
O desenho acompanha as aventuras do titular garoto de 11 anos, Jonny Quest, e seu pai. A aventura inicia uma série de desenhos animados de Ficção Científica da Hanna-Barbera, como Space Ghost e Os Herculóides. Devido ao enorme sucesso do desenho em suas duas décadas de sindicação, Jonny Quest teve dois longas animados, uma segunda série animada e uma linha de quadrinhos!
A Ficção Científica do desenho fica por conta do clima de “daqui a 10 anos”, extrapolando em cima da tecnologia disponível na época e imaginando seus respectivos possíveis desenvolvimentos. Inspirado por obras como Space Angel, Jack Armstrong e Terry e os Piratas; Jonny Quest emprestou-se também do cenário de Spy-Fi (Ficção de Espionagem) tão famosa devido aos filmes de James Bond como “007 contra o Dr. No”.
Jonny Quest ficou conhecido também por seu estilo de desenho que ia na contramão dos contemporâneos altamente coloridos e claros, e utilizando-se de grande quantidade de pretos e sombras. Técnica esta que posteriormente influenciaria desenhos como Batman: A Série Animada.
Abertura de Jonny Quest (Dublado em Português)
De Volta ao Planeta dos Macacos
É claro que após o sucesso do filme O Planeta dos Macacos, que iniciou uma enorme série de filmes, outras obras iriam se basear no livro de Pierre Boulle. O desenho criado em uma associação da DePatie-Freleng Enterprises e a 20th Century Fox Television aparece ao final das produções dos filmes e da série de televisão da macacada e ao contrário de seus antecessores o desenho mostra uma sociedade de Macacos mais tecnologicamente avançada, se aproximando tanto do livro quando dos conceitos iniciais para o primeiro filme.
COMPRE O DVD AQUI!
A história de “De Volta aos Planeta dos Macacos” nos mostra outros astronautas enviados ao futuro que se encontram as voltas com uma populaçãço de Macacos Evoluídos e Humanos Primitivos. Durante os 13 episódios do desenho, os astronautas tentam escapar dos macacos enquanto ajudam a população humana. Os episódios são, até certo ponto, “engarrafados”, mas personagens e histórias de episódios anteriores podem retornar em episódios mais avançados, fazendo com que o desenho deva ser assistido em ordem para que faça sentido.
Apesar da diferença tecnológica da civilização dos macacos, o desenho consegue se encaixar cronologicamente com o resto do universo dos macacos, apropriando-se de personagens e elementos tanto dos filmes quanto da série de TV ou mesmo do livro original.
Abertura de “De Volta ao Planeta dos Macacos” (Dublado em Português)
As Novas Aventuras de Flash Gordon
As Novas Aventuras de Flash Gordon é basicamente a resposta da Filmation para o sucesso godzillionário de Guerra nas Estrelas. O desenho animado é uma homenagem as tirinhas originais de Flash Gordon, utilizando-se de diversos personagens originais como Dale Arden ou o Dr. Hans Zarkov.
O desenho nos conta a história de Flash Gordon e seus companheiros no Planeta Mongo, onde são forçados a lutar em seu governante, Ming o Impiedoso, sua filha Princesa Aura, e seu exército de homens de metal. Para ajudar a sua causa que os heróis lideram a formação de uma aliança começando com o Rei Thun, líder do povo leão; Prince Barin, regente de Arbória; e Rei Vultan, líder dos Homens-Falcão.
Originalmente o projeto era para um filme animado, mas posteriormente foi expandido e reorganizado como uma série animada para a televisão. Quando cancelada as imagens originais foram reeditadas no formato de longa-metragem em Flash Gordon: A Maior Aventura de Todas! [Flash Gordon: The Greatest Adventure of All].
O Desenho Animado de Flash Gordon é considerado até hoje como uma das mais fiéis adaptações e um dos melhores desenhos da Filmation.
Saiba mais sobre o Desenho Animado de Flash Gordon!
Abertura de As Novas Aventuras de Flash Gordon
Batman do Futuro
Batman Beyond, ou Batman do Futuro como ficou conhecido no Brasil, é a continuação direta do melhor desenho animado do Batman de todos os tempo: Batman: A Série Animada! – Ok, Ok, tem “As Novas Aventuras do Batman” no meio, mas não teria o mesmo efeito… – Batman do Futuro nos conta a história de Terry McGinnis, um Batman adolescente em uma Gotham City futurista (Neo-Gotham) em 2039, com um uniforme High-Tech que deixaria Jean-Paul Valley com inveja e tutelado por um Bruce Wayne idoso e solitário.
Batman do Futuro explora o lado mais sombrio de muitos projetos de Batman, jogando em elementos-chave, como emoções, relações pessoais, medo do desconhecido, bem como temas do cyberpunk e da ficção científica, como as questões e dilemas de inovação e progresso tecnológico e científico afetando a sociedade, mega corporações e a psicologia do caráter de Bruce Wayne. Como tal, foi consideravelmente mais escuro do que a maioria dos programas de outras crianças na época.
Batman do Futuro é sempre comparado com a versão Marvel do futuro 2099 onde um Homem-Aranha 2099, vivido por Miguel O’Hara, enfrenta um futuro cyberpunk distópico em uma cidade com carros voadores e arranha-céus.
Abertura de Batman do Futuro (Dublado em Português)
Transformers
O desenho animado dos Transformers, hoje conhecido retroativamente como “Transformers G1” foi um dos grandes desenhos dos anos 80! Contando os conflitos entre duas facções, os heroicos Autobots e os malignos Decepticons quando caem na Terra dando continuidade a uma guerra que perdura por eras! E vendendo muitos bonequinhos no percurso! (Lembre-se: Autobots são veículos terrestres e Decepticons voam! – pelo menos a princípio)
Um desenho animado simplista em um primeiro olhar, com roteiros que podem surpreender. Como é o slogan da série: “Mais que os olhos enxergam”. Com arcos de história de tratam de construir uma “ponte espacial” para transportar recursos de volta a Cybertron que acaba por teletransportar o próprio planeta para a órbita da Terra, episódios engarrafados para apresentar novos brinquedos para a molecada, a origem de Optimus Prime, o espaço de 20 anos entre a segunda e terceira temporada preenchido por “Transformers: O Filme”, a ascensão de Galvatron e diversos outros arcos interessantes.
O desenho original dos Transformers ainda rende frutos com uma infinidade de spin-offs sendo produzidos até hoje. Certamente diversão garantida com muitos robôs se transformando em veículos bacanas e ação de primeira linha!
Abertura de Transformers (Dublado em Português)
Jornada nas Estrelas – A Série Animada
Após perceberem o enorme erro que foi terem cancelado uma das maiores – se não A Maior! – Série de Ficção Científica de todos os tempos, os produtores de Jornada nas Estrelas começaram a procurar maneiras de reviver a série. Jornada nas Estrelas – A Série Animada foi a forma que Star Trek tomou para retornar a televisão!
Ao contrário dos desenhos animados contemporâneos, A Série Animada de Jornada nas Estrelas não se contentou em ter “roteiros para crianças” e embora estivesse contido dentro das estruturas dos desenhos infantis de sábado de manhã, “ainda eram história de Jornada nas Estrelas”, segundo D. C. Fontana.
COMPRE O DVD AQUI!
O desenho animado de Jornada se beneficiou de uma greve de roteiristas que permitiu que muitos roteiristas da série original trabalhassem nos roteiros para o desenho animado; o que manteve uma continuidade de estilo e de temas entre a Série Original e a Série Animada.
E praticamente todos os atores retornaram para dublar seus personagens animados! Leonard Nimoy fez questão que Nichelle Nichols e George Takei tivessem seus contratos assinados antes dele assinar o dele. – Walter Koenig… você não! Vamos lhe substituir por uma Gata Antropomorfizada e um Alienígena com 3 braços e 3 pernas!
Abertura de Jornada nas Estrelas – A Série Animada (Dublada em Português)
Star Wars: Clone Wars
Estamos falando aqui da animação de 3D regida por Dave Filoni de 2008 e não da injustiçada “Clone Wars” de 2003 desenvolvida por Genndy Tartakovsky relegada para “Legends” após a aquisição da Lucas Films pela Disney.
Dentro da Cronologia da Saga Star Wars, Clone Wars se passa entre os filmes II e III (Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith respectivamente) e nos conta a história das Guerras Clônicas citadas brevemente em Uma Nova Esperança. A história do desenho se foca no conflito entre a República Galáctica com o suporte da Ordem Jedi e a Confederação dos Sistemas Independentes, um movimento organizado pelo Lorde Sith Conde Dooku.
Clone Wars conseguiu ampliar o panteão de personagens do Universo Star Wars de maneira muito satisfatória, nos entregando uma série de “novos favoritos” dos fãs como Ahsoka Tano, Capitão Rex, Assajj Ventress e o General Grievous.
Conheça Todos os Desenhos Animados ja lançados no Universo Star Wars!
Trailer de Star Wars: The Clone Wars (Dublado em Português)
Os Jetsons
Mais um desenho animado de Ficção Científica da Hanna-Barbera entra para esta lista: Os Jetsons! Inicialmente concebido como uma contraparte space age dos Flintstones, os Jetsons aglutinou uma enorme base da fãs! Enquanto os Flintstones viviam em um mundo que era uma versão cômica da Idade da Pedra, com máquinas movidas por pássaros e dinossauros, os Jetsons vivem em uma versão cômica de um século no futuro, com elaboradas engenhocas robóticas, alienígenas, hologramas e invenções maravilhosas.
Os Jetsons vivem em Orbit City, que é construída inteira com uma arquitetura Googie e todas as residencias se encontram suspensas acima do solo em colunas ajustáveis. Apesar das diversas comodidades futurísticas e de uma ciclo laboral que consiste em apenas 1h de trabalho duas vezes por semana, todos constantemente reclamam do exaustivo trabalho e das dificuldades da vida moderna.
COMPRE O DVD AQUI!
Os Jetsons conseguiu um fato raro na Ficção Científica: Prever o futuro. Tirando carros voadores, ainda inviáveis no mundo real, a tecnologia dos Jetsons se tornou comum: as pessoas agora se comunicam por vídeo-chat em telas planas; robôs assumiram muitos de nossos empregos; alimentos instantâneos fornecem nutrientes de alta qualidade; e vários dispositivos de alta tecnologia são usados para lazer. Os Jetsons não retrata nem uma distopia sombria nem uma utopia idílica, mas sim um mundo onde o capitalismo e o empreendedorismo ainda existem e a tecnologia não mudou elementos fundamentais da natureza humana.
Abertura de Os Jetsons (Dublado em Português)
Duck Dodgers
O desenho animado preferido de Michael Garibaldi não poderia ficar de fora desta lista! Duck Dodgers é um desenho animado de ficção científica baseado no curta-metragem animado Duck Dodgers no Século 24 e ½.
Duck Dodgers, assim como o curta animado original, pela diversos elementos temáticos e visuais dos Lonney Tunes e acrescenta os elementos da ficção científica apropriados apresentando diversos personagens em papeis metaficcionais como paródias e referências a universos sci-fi estabelecidos. E Jornada nas Estrelas a Predador passando pelo tema do desenho ter um tema inspirado por Tom Jones e os filmes de James Bond.
Abertura de Duck Dodgers (Dublado em Português)
Futurama
Em primeiro lugar nesta lista temos Futurama, que conta as aventuras de Fry, um entregador de pizzas que foi acidentalmente congelado e acorda mil anos no futuro. Ele é acolhido por seu único descendente, um cientista idoso e confuso que possui um pequeno serviço de entrega.
A história se passa em na virada do século 31, em uma época repleta de maravilhas tecnológicas. A cidade de Nova Nova York foi construída sobre as ruínas da atual cidade de Nova York, que se tornou um espaço semelhante a uma catacumba que atua como esgoto de Nova York, conhecido como “Velha Nova York”. Vários dispositivos e arquitetura são semelhantes ao estilo populuxe, assim como em Os Jetsons. Aquecimento global, burocracia inflexível e abuso de substâncias são alguns dos assuntos, dado um exagero do século 31 em um mundo onde os problemas se tornaram mais extremos e mais comuns.
Futurama está, curiosamente, classificada em uma dos mais altos níveis da Escala Kardashev, visto que viajar até os limites do universo e alterar as propriedades da matéria escura são atividades triviais e o poder de destruir planetas está nas mãos de empresas de demolição operadas por apenas uma pessoa! Muito do humor de Futurama está justamente na má aplicação destas tecnologias e da incompetência dos responsáveis por elas!