Patrick Stewart retorna como Jean-Luc Picard – Pensamentos…
- By: Newton Uzeda
- On:
- 0 comentário
Patrick Stewart retorna como Jean-Luc Picard
Após o choque inicial de saber que Patrick Stewart retorna como Jean-Luc Picard em uma nova série também sob as rédeas de Patrick Stewart retorna como Jean-Luc Picard, estou com uma sensação agridoce. Enquanto gosto do posicionamento de Kurtzman e da CBS, em aparentemente ouvir as reclamações dos fãs incomodados por Discovery ou por JJTrek, algo me parece fora do lugar.
Depois de um grande hiato que seguiu Star Trek: Enterprise, a franquia ficou fora da mídia, esquecida e sem perspectivas de retorno. Entra J.J. Abrams e reinicia o universo de Jornada a sua maneira, criando uma linha temporal paralela com a desculpa de ter o universo livre para poder desenvolver novas histórias.
Na época me pareceu uma maneira de não ter que assistir uma infinidade de episódios e uma franquia de filmes tão grande quando Sexta-feira 13! Quem estava por trás do roteiro? Alex Kurtzman e seu fiel escudeiro Roberto Orci.
Criticado por muitos, amado por outros tantos, o filme teve duas sequências e um sucesso de bilheteria que não passa despercebido nem para o Sr. Magoo.
Entra Star Trek Discovery, e no meio de diversas peripécias e confusões de produção, entre o desligamento do showrunner original e a demissão dos dois que o sucederam. Temos uma informação que até agora é recomendável manter em xeque: Discovery é Prime. Será?
Partindo da premissa que sim, Discovery consegue ser ainda mais abusada que Star Trek 2009, tendo que ela vem com uma modernização do visual dos klingons, das naves uniformes e tudo mais que se pode imaginar. Um “reboot visual” como chamaram.
Se parasse por ai tudo bem, mas divergências com histórias clássicas, e principalmente uma incongruência com o clima de Jornada nas Estrelas, são os pontos que mais machucam o coração do velho fã rabugento.
Voltando para o assunto principal, “Patrick Stewart retorna como Jean-Luc Picard“. Um dos pontos que apareceu é: Picard não é mais o mesmo, 20 anos se passaram. Aqui me soa muito com Star Trek 2009, dizendo são os mesmos personagens que você conhece, mas diferentes.Ou futuramente a sequencia diria: Este é o Khan, mas não o Khan que você conhece.”
Tudo bem, não quero que Picard fique sempre o mesmo. Quero ter um novo arco de personagem para este que foi o segundo maior capitão da frota estelar. Desculpe Picard, mas Kirk ainda é o número um!
Quero novas histórias, quero estranheza, quero ir aonde nenhum homem jamais esteve. A questão é que Jornada nas Estrelas mudou radicalmente desde que Picard enfrentou a ele mesmo versão capeta em Star Trek Nêmesis.
E a mudança foi encabeçada justamente pelas pessoas que hoje estão no comando das novas séries. Kurtzman aparentemente tem contrato para 5 produtos para revitalizar a franquia, sendo que 3 nós já sabemos o que serão. (Star Trek Discovery segunda temporada, Star Trek: Short Treks, e “A Nova Geração 2.0“
Certa vez ele disse para Willian Shatner que se ele morresse naquele momento, mesmo tento interpretado tantos personagens shakespearianos clássicos, ele seria lembrado como Picard. Stewart não é nenhuma criança ingênua e sabe onde está entrando. Não creio que ele permitirá que destruam o personagem que ele se orgulha tanto. E ainda assim, temos Mark Hamill, que também não é nenhuma criança.
Nós reclamamos que Discovery não deveria estar situada antes da Série Original, queríamos ver eventos no futuro, a história depois que Nêmesis e Star Trek Voyager. “Queremos o século 25!” Pois é, parece que conseguimos. O que vamos fazer agora?
“Tenho 65 anos. Todos os dias o futuro parece um pouco mais sombrio. Mas o passado, mesmo as partes sujas dele, bem, apenas fica mais brilhante o tempo todo. ” – Espectral, em Watchmen.
Para saber mais sobre como Patrick Stewart retorna como Jean-Luc Picard:
Relacionado
Newton Uzeda
Newton Uzeda, o Terceiro de seu Nome, Viajante de muitos Mundos, Sonhador de Fantasia, Leitor de Sci-fi, o Desafiador da Máquina, o Colecionador de Mundos, o "Último dos Renascentistas", Guardião de Histórias e o Questionador de Autoridades.