Segredos sobre os Figurinos de Jornada nas Estrelas
- By: Newton Uzeda
- On:
- 0 comentário
Segredos sobre Figurinos de Jornada nas Estrelas!
Os figurinos de Jornada nas Estrelas – A Série Clássica, são alguns dos mais adorados em toda a ficção científica. Tão adorados que não seria uma convenção de ficção científica se não houvesse pelo menos uma pessoa vestida como um oficial da Frota Estelar. Com o pequeno orçamento e as excentricidades do elenco, os figurinos tinham muitos segredos escondidos e drama nos bastidores.
Jornada nas Estrelas – A Série Clássica, tinha uma confecção ilegal de roupas!
O figurinista William Theiss teve um grande problema. Ele teve que fazer dezenas de uniformes personalizados para o show, mas ele não tinha muito dinheiro para fazer isso. Para economizar dinheiro, ele procurava por materiais baratos, mas isso não era suficiente. É por isso que ele começou uma confecção. Para evitar ter que pagar salários aos sindicatos, Theiss alugou um apartamento perto do estúdio onde as costureiras não-sindicalistas trabalhavam durante a noite para fazer os figurinos. De manhã, eles os colocariam por uma janela nos fundos do estúdio.
SHATNER USAVA SALTOS!
William Shatner foi notoriamente sensível sobre seu papel como a estrela do show e lutou muitas batalhas para tentar defendê-lo. Uma dessas batalhas envolveu sua altura. Shatner tem apenas 1,78m “(1,75 de acordo com algumas fontes) e Nimoy tem 1,83m de altura, então Shatner usava 3,8cm em seus sapatos para tentar parecer mais alto que Nimoy. Infelizmente, os saltos acabavam com sua postura. Gene Roddenberry forçou-o a parar de usá-las, então Shatner mudou para botas com saltos de duas polegadas, enquanto todo mundo usava saltos de uma polegada.
OS FIGURINOS ENCOLHIAM!
AS MINI-SAIAS
Na década de 1960, a tripulação feminina de Star Trek usava minissaias. Era tão popular que Uhura usava mini-saias nos filmes de Star Trek reiniciados, mas eles não eram tão populares no passado. De fato, em determinado momento, o programa enfrentou grandes críticas de fãs que achavam que as saias eram sexistas. O que não é bem conhecido é que não eram os homens que queriam que as mulheres usassem as minissaias. No piloto, a atriz Grace Lee Whitney (Yeoman Rand) não gostava das calças que as mulheres usavam originalmente porque ela queria exibir as “pernas da dançarina“. Eles lhe deram uma minissaia e a tripulação gostou tanto da minissaia que se tornou padrão para todas as mulheres da nave.
UMBIGOS PROIBIDOS!
Troi quase teve quatro peitos
De acordo com o livro Gene Roddenberry: O Mito e o Homem Atrás de Jornada nas Estrelas , a Tenente Comandante Troi deveria ter um monte de decotes. Gene imaginava Troi como “um hermafrodita de quatro seios e supersexual“. Escritor Dorothea “DC” Fontana convenceu-o a mudar o personagem.
“Eu honestamente acredito que você ofenderá a maioria das mulheres, e talvez muitos homens com esse personagem. Além disso, como você vai arrumar esses quatro seios de forma provocativa? Quatro em fila? É melhor que sejam pequenos. Dois bancos de dois? Você sabe quantos problemas as mulheres têm com o número normal, mantendo-as fora do caminho das coisas, quero dizer. Quatro para cima e para baixo? Não seja bobo.”
No final, eles decidiram dar-lhe um decote padrão, mas mantiveram o decote!
VERDE VIROU OURO
Em Star Trek , todos os uniformes deveriam ser codificados por cores com base no departamento em que trabalhavam. Acredita-se geralmente que o Capitão Kirk usava uma túnica de ouro, mas também usava uma camiseta verde. Esse é o equívoco. Na realidade, todas as camisas do Comando eram verde-oliva, mas as luzes faziam as camisas parecerem douradas. A túnica “verde” de Kirk era na verdade a mesma cor, mas feita de um material diferente, então ficou verde na câmera.
O VESTIDO DE ADÔNIS ARRANCA PELES!
Em 1967, o episódio “Who Mourns for Adonais” teve um dos vestidos mais famosos e memoráveis de toda a história de Figurinos de Jornada nas Estrelas . Em uma história que gira em torno de um alienígena que tinha poderes divinos e afirmou ser o Deus grego Apolo, a atriz Leslie Parrish interpretou a tenente Carolyn Palamas. Palamas era um membro da tripulação que recebia um vestido que parecia ser pouco mais que uma tira de pano em volta da cintura e por cima do ombro. Embora parecesse que o vestido estava pronto para cair a qualquer momento, na verdade ele estava preso com uma tonelada de fita adesiva dupla face. Havia tanta fita que arrancou pedaços de pele de Parrish quando foi removida.
Troi para de correr com “seus peitos saindo”!
O belo busto de Troi ficou em exibição por seis anos, mas depois ocorreu uma mudança notável. No episódio de Star Trek Chain of Command [Cadeia de Comando], Capitão Edward Jellico (Ronny Cox) temporariamente assume o comando da Enterprise, Ele exige que a conselheira Troi use um uniforme da Frota Estelar em vez de seu cinza porque está acostumado a “certa formalidade na ponte. ” É assim que sabemos que Jellico é do mal. Ele remove o decote de Troi !!
Cox disse:
“Eu acho que houve muitas coisas que [Jellico] fez que foram realmente importantes para esse show. Ter Troi colocando um uniforme de anúncio? Me dê um tempo! Este é um oficial em um navio e ela está correndo por aí com os peitos dela pendurados ? “
“Então eu coloquei [o uniforme da Frota Estelar], e então eu era magra, e o diretor e todos os produtores estavam tipo” ela fica bem nisso, por que ela não estava usando isso nos últimos seis anos? Então comecei a usar meu traje espacial. Fiquei emocionada por finalmente estar em um uniforme. Primeiro de tudo, meus broches – porque eu tinha um posto! E então, foi muito lisonjeiro, na verdade, parecia muito bom. De repente, eu era inteligente novamente. Meu decote se foi. Minha massa cinzenta voltou correndo. Eu estava nos grupos avençados! Eu era o líder de uma equipe de distância! Eu tinha um tricorder médico! E ao contrário de Beverly, eu parecia saber o que estava errado com as pessoas “.
ALGUNS ODIARAM AS CALÇAS.
Jeri Ryan desmaiou!
Em sua primeira aparição, Seven of Nine apareceu como um Drone Borg completo. Quando Ryan colocou seu uniforme Borg pela primeira vez, os figurinistas aparentemente não levaram as próteses em consideração. Como resultado, o colar continuava pressionando sua artéria carótida, cortando o fluxo de sangue para o cérebro se ela virasse a cabeça. Isso a fez desmaiar no set em pelo menos duas ocasiões.
O TRESPASSADO FICOU MUITO APERTADO!
Na maior parte do show, o Capitão Kirk usava sua habitual túnica de “ouro”, mas algumas vezes ele usava o que parecia ser uma túnica verde. Parecia bem arrojado, mas Shatner não era fã. Quando perguntado sobre o uniforme alternativo em uma entrevista , Shatner disse que era muito apertado, acrescentando: “Foi um pouco embaraçoso depois do almoço ter aquela coisa verde apertada em você … Claro, há alguns que acusaram Shatner de usar um espartilho, mas não encontramos nada definitivo … ainda.
Ela não conseguia respirar
A primeira coisa que você percebe sobre o macacão prateado de Jeri Ryan é que é apertado. A explicação oficial era que o macacão era feito de um tecido revolucionário que ajudava sua pele a se regenerar. A produção queria que a roupa parecesse o mais apertado possível, como uma segunda pele, e eles conseguiram. Jeri Ryan disse “se eu fico com arrepios, você pode vê-los“. Na verdade, era tão apertado que ela teve dificuldade em respirar. Em um ponto, eles tinham enfermeiros no set com tanques de oxigênio , o que os fez alargar o figurino um pouco.
Os seios foram construídos
A outra coisa que você percebe sobre o macacão são os peitos. Vamos lá, eles são incríveis! Mas há uma razão. Como o tecido deveria ter a aparência de pele, eles não queriam que o tecido fizesse o que faria naturalmente, que é alongado de “ponto alto a ponto alto” (ou seja, de um mamilo para o outro). É por isso que eles fizeram o que a figurinista chamava de “seios”, formas individuais em seu macacão para cada um de seus seios. Foi necessária uma construção especial do espartilho, o que Ryan chamou de “façanha de engenharia” para alcançá-lo.
AS MULHERES DE MUDD TINHAM PROBLEMAS DE FIGURINO!
O figurinista Bill Theiss teve o que veio a ser conhecido como Theiss Titillation Theory. Sua ideia era que uma fantasia era tão sexy em proporção à possibilidade de que uma parte dela caísse. Ele se tornou o mestre de trajes que mal segurava, mas Gene Roddenberry faria mais alterações para torná-los ainda mais sumário. Enquanto o mau funcionamento do guarda-roupa nunca aconteceu no ar, eles aconteceram em “Mulheres de Mudd“. No episódio, Maggie Thrett (que interpretou Ruth) tinha um vestido com uma tira aberta subindo pelo peito. Funcionou bem até uma cena em que ela deveria alcançar seus braços acima da cabeça, fazendo com que um dos seios ficasse exposto a cada vez. O take nunca foi transmitido, mas acabou nos “Erros de Gravação“. Mais uma memorável para os Figurinos de Jornada nas Estrelas.
O que você achou dos uniformes de Star Trek? Deixe-nos saber nos comentários!
Relacionado
Newton Uzeda
Newton Uzeda, o Terceiro de seu Nome, Viajante de muitos Mundos, Sonhador de Fantasia, Leitor de Sci-fi, o Desafiador da Máquina, o Colecionador de Mundos, o "Último dos Renascentistas", Guardião de Histórias e o Questionador de Autoridades.