Star Trek Discovery – Projeto Dédalo
Ao se encontrarem com a Almirante Cornwell, a tripulação da Discovery, a comando do Capitão Christopher Pike, se dirigem a uma base secreta da Seção 31. Lá eles encontram “Controle”, uma Inteligência Artificial, criada pela própria Seção 31, que acaba de passar pela Singularidade Tecnológica, e está utilizando a Tenente Airiam para se apoderar das informações adquiridas através da Esfera Anciã.
Projeto Dédado
Projeto Dédado [Project Daedalus], é o nono episódio da Segunda Temporada de Star Trek Discovery, e nos trás Michele Paradise como sua roteirista. Este é o primeiro trabalho de Paradise escrevendo ficção científica e, apesar de suas habilidades como roteirista serem bem calcadas tecnicamente, esta inexperiência é bem aparente. Seu roteiro peca com conceitos básicos científicos, ou até mesmo de informática, que irritam os ouvidos a cada cena. Paradise é a nova showrunner de Discovery, que assumirá na Terceira Temporada, e isso é bem preocupante. Ela ainda tem mais dois episódios nesta temporada para se sentir confortável neste ambiente, e eu espero que seja o bastante.
Entre uma Inteligência Artificial que “quer ganhar consciência”, uma nave que está de “ponta-cabeça no espaço” e a não diferenciação de “Download e Upload”, é difícil de escolher onde o desconforto de Paradise é mais gritante. Se eu tiver que eleger um, provavelmente seria o “querer” em uma I.A. que ainda não ganhou consciência. Como alguém quer alguma coisa, sem ter adquirido consciência? Para alguém que se propôs a escrever uma história sobre uma Inteligência Artificial, acho que a lição de casa deveria ter sido feita com mais atenção.
O episódio basicamente serve para nos revelar quem é o antagonista da temporada. Esta Inteligência Artificial chamada “Controle”, criada pela Seção 31 e abastecida com informações de todo o almirantado da Federação. Assim que Controle sabe sobre a quantidade de informação que a Federação adquiriu através da moribunda Espera Anciã, ele se utiliza da Tenente Airiam para extrair as informações do computador da Discovery e entregar a ele. Aqui a incapacidade de diferenciar os processos de Download e Upload tornam os diálogos imprecisos e irritantes.
Mas nem tudo é problema em “Projeto Dédado”. O roteiro do episódio faz um esforço hercúleo para criar em nós simpatia pelo personagem de Airiam, e dentro do possível ele consegue. Airiam está na ponte de comando desde o começo da primeira temporada, e de cara foi um dos personagens que chamou muito a atenção dos espectadores, justamente por sua aparência peculiar. Mas os Showrunners das Primeira e Segunda Temporadas, Gretchen G. Berg e Aaron Harberts, e Alex Kurtzman respectivamente, simplesmente não fizeram o trabalho de criar todos os personagens, focando-se somente em Michael Burnham, e, talvez, um pouco em Saru.
Tivessem eles desenvolvido a Tenente Airiam decentemente, a morte dela neste episódio poderia ser sentida. Se existe algum sentimento pela morte dela, ele é mérito exclusivamente deste episódio. O roteiro de Paradise, carrega um peso muito grande nas costas para nos fazer se importar com o personagem. Peso este que é aliviado pela exímia direção de Jonathan Frakes, mais uma vez retornando a cadeira de direção e fazendo seu pequeno milagre.
Frakes é um diretor muito competente, e consegue realmente potencializar um roteiro com problemas próprios e herdados, e entregar um episódio bem divertido e ágil de se assistir. Sempre preciso, sempre criativo e sempre necessário. Frakes realmente consegue nos entregar Star Trek, até onde não existe.
Controle
Controle aparece pela primeira vez, no “universo expandido” de Jornada nas Estrelas, no sexto livro da série, se expande por diversas encarnações de Jornada, chamada Seção 31. A história de “Control“, mostra-nos o Dr. Julian Bashir descobrindo um segredo de 200 anos que poderá expor e destruir uma organização espiã.
Em 2017, quando o sexto livro foi lançado, Discovery já era produzida e talvez possa ter havido alguma conversa nos bastidores a respeito de utilizarem o Controle como parte da história, visto que a Seção 31 já era presente na série desde os primeiros capítulos. Isso é claro, implicaria em um preparo cuidadoso dos arcos de história, algo que Discovery notoriamente não é conhecida por.
Os Livros da Série Sessão 31
- Cloack (TOS) de S.D. Perry, 2001
- Rogue (TNG) de Andy Manguels e Michael A. Martin, 2001
- Abyss (DS9) de David Weddle e Jeffry Lang, 2001
- Shadow (VOY) de Dean Wesley Smith e Kristine Katheryn Rusch, 2001
- Disavowed (DS9) de David Mack, 2014
- Control (DS9) de David Mack, 2017
Um Altar para Pike
Uma coisa que me chamou muito a atenção neste episódio, é o fato da Federação ter deixado Pike fora da Guerra Klingon, porque ele representa os “ideais da Federação“, e caso perdessem a guerra, eles queriam que o melhor da Frota Estelar sobrevivesse.
Quer dizer que só o Pike segue os ideais da Federação imaginados por Gene Roddenberry na década de 1960? Na série original existiam capitães que faziam coisas erradas, mas eram a exceção, não a regra. Aqui notoriamente é o oposto. Todos fazem o errado e Pike é a exceção!
Abrir mão de nossos valores, em prol de segurança, é perder a batalha de antemão. – Capitão Christopher Pike
Dédado na Mitologia
Dédalo era um habilidoso artesão e artista, e era visto como um símbolo de sabedoria, conhecimento e poder. Ele é o pai de Ícaro, o tio de Perdix e possivelmente também o pai de Iapyx, embora isso não seja claro. Ele inventou e construiu o Labirinto do Rei Minos de Creta, mas pouco depois de terminá-lo, o Rei Minos prendeu Dédalo no labirinto. Ele e seu filho Ícaro planejaram um plano para escapar usando asas feitas de cera que Dédalo havia inventado. Eles escaparam, mas infelizmente Ícaro não prestou atenção aos avisos de seu pai e voou muito perto do sol. A cera derreteu e Ícaro caiu para a morte. Isso deixou Dédalo com o coração partido, mas em vez de desistir, ele voou para a cidade da Sicília.
Análise em Vídeo de: Star Trek Discovery – Projeto Dédalo
Pensamentos Soltos no Espaço
- Burnham nem pensou em salvar a Comandante Nhan, enquanto ela sufocava.
- “Estamos de Cabeça para Baixo”? Alguém não fez a lição de casa…
- Daedalus é o nome do Time de Astronautas liderados por Clint Eastwood em Cowboys do Espaço.
- Agora fica um pouco mais claro porque trocaram a atriz que interpretava a Airiam. A atriz original continua na série. talvez seja mais “amiguinha” dos produtores.
- Spock é consultor de relacionamentos agora? Enquanto algumas frases são claramente de Spock, outras são de uma adolescente tendo seu primeiro amor.
Ficha Técnica
Direção: Jonathan Frakes
Roteiro: Michelle Paradise
Estreia: 15 de março de 2019
Veja mais Star Trek: Discovery em:
- Star Trek Discovery: Primeira Temporada
- Star Trek Discovery: Segunda Temporada
- Star Trek Discovery: Terceira Temporada
Episódio Anterior: Se não falha a Memória
Próximo Episódio: O Anjo Vermelho