A Roda do Tempo – Série de TV vem ai!
- By: Newton Uzeda
- On:
- 0 comentário
A extensa série de fantasia épica “A Roda do Tempo” [The Wheel of Time] de Robert Jordan, vai virar uma série de TV pela Amazon Studios. O estúdio deu luz verde para a adaptação da série, que provavelmente será mais uma tentativa de seguir a extensa série de fantasia épica da HBO, Game of Thrones.
Rafe Judkins, que produziu Agents of SHIELD, da ABC, e Hemlock Grove, da Netflix, deve escrever e atuar como showrunner da série. Não há indicação de quantos episódios ou quando o programa será lançado, mas Judkins exibe seu trabalho on-line, fornecendo aos fãs atualizações via Twitter. O estúdio ainda relata que assinou com o autor de fantasia Neil Gaiman para um acordo geral de TV, após seu trabalho na próxima adaptação da Amazon de Good Omens e seu trabalho em American Gods da Starz.
A série de Robert Jordan começou em 1990 com o Olho do Mundo e abrange 14 romances, contando uma história de Luz versus Escuridão. Uma profecia anuncia a chegada de um campeão que lutará contra o “Dark One”, uma entidade que quer refazer o mundo à sua própria imagem. A partir da descrição da Amazon, parece que a série começará com a prequela da série 2004, New Spring. A história seguirá Moiraine, uma maga que pode ser um dos salvadores profetizados. Jordan morreu em 2007 antes de completar a série, que o autor de ficção Brandon Sanderson (Mistborn series e The Stormlight Archive) encerrou em 2013 com A Memory of Light.
Houve inúmeras tentativas de levar a série à televisão: Jordan mencionou que a NBC planejou uma adaptação em 2000, e a Universal preferia a série como uma franquia de filmes em 2008. Em 2015, a Red Eagle Entertainment, que tinha os direitos de 2008 lançou um piloto de baixo orçamento que foi ao ar no FXX às 1:30 da manhã ET. Isso parece ter sido uma manobra para manter os direitos da franquia, que estava prestes a expirar, e que pegou a propriedade de Jordan de surpresa. Essas questões legais parecem ter sido resolvidas no ano passado, quando a Sony Pictures acompanhado da Red Eagle Entertainment avançavam o projeto e, em junho, a diretora da Amazon Studio, Jennifer Salke, apontou em uma entrevista que The Wheel of Time fazia parte da lista de desenvolvimento da empresa.
Situado em um mundo épico onde a magia existe, mas apenas mulheres podem (como em “ter o direito de”) usá-la. Homens também podem usar magia, correndo um risco de insanidade. The Wheel Of Time segue Moiraine, membro da sombria e influente organização feminina chamada Aes Sedai, enquanto embarca em uma jornada perigosa com cinco jovens e mulheres em todo o mundo. Moiraine está interessada nestes cinco porque acredita que um deles pode ser a reencarnação de um indivíduo incrivelmente poderoso, que as profecias dizem que salvará a humanidade ou a destruirá.
Os livros de Jordan se estendem por 14 volumes(embora do volume 12 em diante tenham sido terminados postumamente por Brandon Sanderson usando suas notas e gravações) mais um prologo, então há material aqui para manter uma série em exibição por uns bons anos. Segundo a Amazon a série de livros “vendeu mais de 90 milhões de cópias em todo o mundo.“
“A Roda do Tempo é infinitamente fascinante e repercute enormemente entre os fãs como uma das franquias de livros globais mais vendidas e nós fomos atraídos pela narrativa oportuna com mulheres poderosas no núcleo”, disse Salke, em um evento em Londres. “Estamos empolgados em estender nosso relacionamento com os devotos que acham esta série de livros transformativa, e damos boas-vindas a novos, ao dar vida a ela no Prime Vídeo para os telespectadores em todo o mundo”.
O interesse da Amazon pelo épico de fantasia da Jordan não é surpresa. Um ano atrás, o CEO Jeff Bezos havia emitido um novo mandato ao estúdio: produzir mais séries de drama de alta qualidade com apelo global. Isso foi seguido pela notícia de que a empresa estava desenvolvendo três grandes programas de ficção científica: adaptações de Ringworld, de Larry Niven, Snow Crash, de Neal Stephenson, e Lazarus, de Greg Rucka. Nos meses seguintes, o estúdio desenvolveu adaptações ambiciosas de uma série de novelas de ficção científica e fantasia bem conhecidas: O mundo da Terra-média de J.R.R.Tolkien (que pode se alinhar com a versão adaptada por Peter Jackson), a série de Space Opera “The Culture” de Iain M. Banks, “The Peripheral” de William Gibson e o thriller de conspiração “Utopia“. No início deste ano, a Amazon também resgatou o The Expanse do cancelamento pela Netflix ao pegar o programa para uma quarta temporada.
Na época, a missão da Amazon era basicamente encontrar sua própria versão de Game of Thrones – uma série de fantasia expansível, para fazermos maratonas e altamente comercializável que atrairia os espectadores. O anúncio da Amazon é especialmente oportuno, uma vez que o programa da HBO está encerrando sua história no ano que vem, e embora a rede esteja alinhando seus próprios produtos e substitutos, oferece poucos detalhes sobre o que eles podem fazer ou quando vão ao ar. Claramente, a Amazon espera que com seu mundo e personagens épicos, tenha um programa que atraia os telespectadores para seu serviço de assinatura Prime, especialmente quando outros serviços de streaming como Netflix, Hulu, Apple (Que atualmente produz a série de TV baseada em Fundação de Isaac Asimov) e Disney estão despejando dinheiro em seus próprios produtos originais.
Relacionado
Newton Uzeda
Newton Uzeda, o Terceiro de seu Nome, Viajante de muitos Mundos, Sonhador de Fantasia, Leitor de Sci-fi, o Desafiador da Máquina, o Colecionador de Mundos, o "Último dos Renascentistas", Guardião de Histórias e o Questionador de Autoridades.