Altered Carbon – Primeira Temporada – Guia da Série
Altered Carbon – Episódios – Elenco – Data de Lançamento
Altered Carbon é uma série de televisão online americana de ficção científica cyberpunk e teve 10 episódios na primeira temporada que estreou na Netflix em 2 de fevereiro de 2018. Criada por Laeta Kalogridis e baseada no romance de 2002 do mesmo título do autor inglês Richard K. Morgan. Em 27 de julho de 2018, Altered Carbon foi renovada para uma Segunda Temporada com oito episódios.
Sinopse:
Altered Carbon é ambientada em um futuro onde a consciência é digitalizada e armazenada em pilhas corticais implantadas na coluna, permitindo que os seres humanos sobrevivam à morte física, fazendo com que suas memórias e consciência seja “re-encapada” em novos corpos. A história segue o Soldado “Emissário” especialmente treinado, Takeshi Kovacs, que é “baixado” de uma prisão fora do Terra e em uma capa pronta para combate sob o comando de Laurens Bancroft, um aristocrata altamente influente. Bancroft foi morto, e o último backup automático de sua pilha foi feito horas antes de sua morte, deixando-o sem memória de quem o matou e por quê. Embora a polícia tenha considerado suicídio, Bancroft está convencido de que foi assassinado e quer que Kovacs descubra a verdade.
Laeta Kalogridis
Laeta Kalogridis nasceu em 30 de agosto de 1965 como Laeta Elizabeth Kalogridis. É escritora e produtora, conhecida por:
- Ilha do Medo [Shutter Island, 2010]
- Guardiões da Noite [Nochnoy dozor, 2004]
- O Exterminador do Futuro: Genesys [Terminator Genesys, 2015]
- Alita: Anjo de Combate [Alita: Battle Angel, 2019]
Curiosidades
Laeta Kalogridis, trabalhou em uma versão primária do roteiro de X-Men: O filme [X-Men, 2000] e tem um crédito de “Agradecimento Especial” em Drácula 2000 [Dacula 2000, 2000], e proveu uma revisão para o roteiro de Pânico 3 [Scream 3, 2000].
Kalogridis se envolveu como uma pacificadora na “Greve dos Roteiristas” em 2007-2008, trabalhando com escritores e produtores para chegar a uma solução.
Richard Morgan
Richard Morgan, conhecido como Richard K. Morgan nos EUA, nascido em 1965, é um autor britânico de ficção científica e fantasia.
Os livros de Morgan são geralmente colocados em um mundo distópico pós-extropianista. Morgan descreveu a “levada” de um de seus livros como:
“A sociedade é, sempre foi e sempre será, uma estrutura para a exploração e opressão da maioria através de sistemas de força política ditada por uma elite, reforçada por bandidos, uniformizados ou não, e sustentada por uma ignorância e estupidez intencionais da parte da maioria dos quais o sistema oprime.”
Richard Morgan
Em 2002, o primeiro romance de Morgan, Altered Carbon, foi publicado, combinando elementos do cyberpunk e ficção científica noir de detetive durão e apresentando o anti-herói Takeshi Kovacs. Os direitos do filme para o livro foram vendidos por um valor de US$ 1.000.000 para o produtor Joel Silver, permitindo que Morgan se tornasse um escritor em tempo integral. Em 2003, a edição norte-americana de Altered Carbon recebeu o Prêmio Philip K. Dick.
Em 2003, Broken Angels, a continuação de Altered Carbon foi publicado, mais uma vez apresentando Takeshi Kovacs e misturando ficção científica e ficção de guerra de forma semelhante à sua estreia de gênero híbrido.
A Série Takeshi Kovacs
A série Takeshi Kovacs está sendo trazida para o Brasil pela Bertrand Brasil, com tradução de Edmo Suassuna e Marcia Men.
- Carbono Alterado [Altered Carbon] (2002)
- Anjos Partidos [Broken Angels] (2003)
- Furias Despertas [Woken Furies] (2005) (*Ainda não lançado no Brasil)
Trailer da Primeira Temporada de Altered Carbon
Elenco da Primeira Temporada de Altered Carbon
Takeshi Kovacs – Joel Kinnaman
Kovacs é um ex-enviado, membro de uma força militar de elite de soldados futuristas, parte integrante da inteligência e parte do soldado de choque, treinado para se adaptar rapidamente a novos corpos e novos ambientes. Enviados são usados pelo Protetorado governante para se infiltrar e esmagar distúrbios planetários e manter a estabilidade política. O treinamento de enviados é, na verdade, uma forma de condicionamento psicoespiritual que opera em níveis subconscientes.
Depois de deixar o Corpo de Enviado, Kovacs retornou à vida criminosa e se tornou um mercenário. Ele acabou sendo preso, sua “pilha” cortical armazenada sem um corpo (ou “capa”) por décadas como punição, antes de ser liberada ou alugada para trabalhar em situações de alto risco.
Os enviados possuem uma recordação total e são capazes de discernir padrões sutis dentro de eventos aparentemente não relacionados. Eles possuem uma compreensão completa da linguagem corporal e tonalidade vocal, de tal forma que eles podem discernir a intenção e manipular os outros com facilidade. Eles são capazes de controlar suas respostas fisiológicas e psicológicas, como medo e raiva, à vontade.
Outro aspecto que figura proeminentemente no treinamento de um Enviado é a remoção sistemática de todos os instintos que limitam a violência com que um humano nasce. Devido a esse treinamento, a maioria dos mundos proíbe os Enviados do passado ou do presente de ocupar qualquer cargo político ou militar. O medo provocado pela mera menção de Enviados é frequentemente usado por Kovacs para ameaçar e intimidar.
Laurens Bancroft – James Purefoy
Um dos homens mais ricos vivos, que vive em um arranha-céu acima das nuvens e fora do alcance das pessoas comuns, impiedosamente poderoso e querendo exercer controle sobre os que o rodeiam
Kristin Ortega – Martha Higareda
Uma dura e esperta tenente do Departamento de Polícia de Bay City, que é descendente de latino-americanos e vem de uma família de policiais.
Edgar Poe – Chris Conner
Uma inteligência artificial que toma a forma de Edgar Allan Poe e administra o hotel que serve como base de operações de Kovacs em Bay City.
Reileen Kawahara – Dichen Lachman
A irmã de Kovacs, que compartilhou sua violenta infância, que se juntou aos Enviados ao mesmo tempo que ele e aparentemente morreu quando a revolta foi derrubada.
Vernon Elliot – Ato Essandoh
Um ex-fuzileiro naval do Protectorado cuja esposa foi presa e filha assassinada.
Miriam Bancroft – Kristin Lehman
A esposa de Laurens e uma Matusalem que tem suas próprias motivações.
Lehman disse que ela estava “realmente intrigada e desafiada” em interpretar o personagem, considerando-o diferente de seu outro trabalho. Sua formação como dançarina ajudou-a a se preparar para o papel. Da sexualidade do personagem, “Ela mercantilizou sua sexualidade e eu estava interessado em explorar esse lado do personagem“.
Quellcrist Falconer – Renée Elise Goldsberry
Uma “mestre estrategista” e líder dos Enviados, bem como um interesse amoroso de Kovacs. Ela foi morta quando a rebelião foi abatida, mas reaparece nos flashbacks e alucinações de Kovacs.
Altered Carbon – Primeira Temporada (Todos os Episódios)
P.01 – Fuga do Passado [Out of the Past]
Acordando em um novo corpo, 250 anos depois de sua morte, Takeshi Kovacs descobre que foi ressuscitado para ajudar um titã da indústria a resolver seu próprio assassinato.
Direção: Miguel Sapochnick
Roteiro: Laeta Kalogridis
EP.02 – Anjo ou Demônio [Fallen Angel]
Enquanto Kovacs persegue um homem que enviou a Bancroft uma ameaça de morte, a tenente Ortega se curva as regras para manter o controle de seu paradeiro.
Direção: Nick Hurran
Roteiro: Steve Blackman
EP.03 – No Silêncio da Noite [In a Lonely Place]
Kovacs recruta um parceiro improvável para vigiar suas costas durante um banquete na casa dos Bancroft, onde Ortega supervisiona o terrível entretenimento da noite.
Direção: Nick Hurran
Roteiro: Brian Nelson
EP.04 – A força do Mal [Force of Evil]
Torturado por seu captor, Kovacs usa seu treinamento para sobreviver. Ortega surpreende sua família pelo Día de los Muertos.
Direção: Alex Graves
Roteiro: Russel Friend e Garret Lerner
EP.05 – O Homem Errado [The Wrong Man]
Depois de aprender a identidade de sua capa, Kovacs exige a história completa de Ortega. Uma dica de Poe leva a um grande avanço no caso Bancroft.
Direção: Uta Briesewitz
Roteiro: Nevin Densham
EP.06 – O Homem com meu Rosto [Man with my Face]
Com o destino de Ortega na balança, Kovacs lança uma bomba nos Bancrofts. Mais tarde, ele fica cara a cara com um adversário inquietante.
Direção: Alex Graves
Roteiro: Steve Blackman
EP.07 – O Cão Raivoso [Nora Inu]
Como Kovacs reconecta com uma figura de seu passado, sua história emaranhada com o Protetorado, a Revolta e Quell se desenrola em flashbacks.
Direção: Andy Goddard
Roteiro:Nevin Densham e Casey Fisher
EP.08 – Só a Mulher Peca [Clash by Night]
Seu mundo desabou, Kovacs pede ajuda para ele resolver o caso Bancroft rapidamente. Ortega corre para identificar a mulher misteriosa do Domo de Luta.
Direção: Uta Briesewitz
Roteiro: Brian Nelson
EP.09 – Fúria no Céu [Rage in Heaven]
Depois de um ataque devastador, Kovacs e seus aliados criam um esquema ousado, e muito arriscado, para se infiltrar em “Cabeça nas Nuvens” [Head in the Clouds].
Direção: Peter Hoar
Roteiro: Russel Friend e Garrett Lerner
EP.10 – Os Assassinos [The Killers]
Como um Kovacs encurralado para um confronto final no céu, um novo herói emerge e mais segredos enterrados vêm à luz.
Direção: Peter Hoar
Roteiro: Laeta Kalogridis e Nevin Densham
Extropianismo
O Extropianismo, também conhecido como a Filosofia de Extropia, é uma “estrutura em evolução de valores e padrões para melhorar continuamente a condição humana“. Extropianistas acreditam que os avanços na ciência e tecnologia um dia permitirão que as pessoas vivam indefinidamente. Um extropiano pode querer contribuir para este objetivo, fazendo pesquisas e desenvolvendo ou voluntariando-se para testar novas tecnologias.
Originado por um conjunto de princípios desenvolvidos pelo filósofo Max More, “Os Pincípios da Extropia” [The Principles of Extropy], o pensamento extropiano coloca forte ênfase no pensamento racional e no otimismo prático. De acordo com More, esses princípios “não especificam crenças, tecnologias ou políticas específicas“. Extropianistas compartilham uma visão otimista do futuro, esperando avanços consideráveis em poder computacional, extensão de vida, nanotecnologia e afins. Muitos extropianos prevêem a realização final da expectativa de vida indefinida, e a recuperação, graças aos avanços futuros na tecnologia biomédica ou no carregamento da mente, daqueles cujos corpos / cérebros foram preservados por meio da criónica.
Para quem gostou de Altered Carbon
Altered Carbon é uma Ficção Cientítica Cyberpunk, um gênero riquissimo e extremamente fértil. Em um cenário futurista que tende a focar em uma “combinação de baixa e alta tecnologia” com avanços tecnológicos e científicos avançados, como inteligência artificial e cibernética, justapostos com um grau de colapso ou radical mudança na ordem social.
Muito do cyberpunk está enraizado no movimento de Ficção Científica New Wave das décadas de 1960 e 1970, quando escritores como Philip K. Dick, Roger Zelazny, JG Ballard, Philip José Farmer e Harlan Ellison examinaram o impacto da cultura das drogas, da tecnologia e da revolução sexual, evitando as tendências utópicas da ficção científica predecessora.
Livros Cyberpunk
- Sonham os Andróides com Ovelhas Eletricas [Do Androids Dream of Eletric Sheep] (Philip K. Dick, 1968)
- Neuromancer [Neuromancer] (William Gibson, 1984)
- Hardwired [Hardwired] (Walter Jon Williams, 1986)
Quadrinhos Cyberpunk
- The Incal (Alejandro Jodorowsky, 1981 – 1989)
- Akira (Masamune Shirow, 1982 – 1990)
- Appleseed (Masamune Shirow, 1985 – 1989)
- Ghost in the Shell (Masamune Shirow, 1989 – 1991)
- Transmetropolitan (Warren Ellis, 1997 – 2002)
Filmes Cyberpunk
- Blade Runner [Blade Runner] (Ridley Scott, 1982)
- Max Headroom: 20 Minutos no Futuro [Max Headroom: 20 Minutes into the Future] (Rocky Morton, Annabel Jankel, 1985)
- Johnny Mnemonic: O Cyborg do Futuro [Johnny Mnemonic] (1995)
- Fuga de Nova York [Scape from New York] (John Carpenter, 1981)
- Tron: Uma Odisséia Eletrônica [Tron] (Steve Linsberger, 1982)
- Videodrome: A Sindrome do Vídeo [Videodrome] (David Cronenberg, 1983)
- O Exterminador do Futuro [The Terminator] (James Cameron, 1984)
- Robocop: O Polocial do Futuro [Robocop] (Paul Verhoeven, 1987)
- Matrix [The Matrix] (Os Irmãos Wachowski, 1999)
- Alita: Anjo de Batalha [Alita: Battle Angel] (Robert Rodriguez, 2019)
- Hotel Artemis [Hotel Artemis] (Drew Pearce, 2018)
Séries de TV Cyberpunk
- Max Headroom (1987 – 1988)
- TekWar (1994 – 1996)
- Robocop: A Série (1994)
- Robocop: Prime Directives (2001)
- VR.5 (1996)
- O Exterminador do Futuro: As Cronicas de Sarah Connor [Ternimator: The Sarah Connor Chronicles] (2008 – 2009)
- Gangues da Noite [Dark Angel] (2000 – 2002)
- Total Recal 2070 (1999)
- Dollhouse (2009 – 2010)
Animações Cyberpunk
- Neo Tokyo (1986)
- Akira (1988)
- Cyber City Oedo 808 (1990)
- Æon Flux (1991 – 1995)
Videogames Cyberpunk
- Blade Runner (WIN) (Westwood Studios, 1997)
- Syndicate Wars (PS1, WIN, DOS) (Bullfrog Productions, 1996)
- Cyberpunk 2077 (CD Projekt)
- Deus EX ( WIN, PS2, PS3) (Ion Storm, 2000)
- Snatcher (Mega Drive, PS1, MSX, TurboGrafix-16, Sega Saturn) (Konami, 1988)
- System Shock (WIN, DOS, LINUX) (Looking Glass Studios, 1994)
- Beneath a Steel Sky (WIN, Amiga, DOS, iOS) (Revolution Software, 1994)
- Flashback (Mega Drive, SNES, Amiga, iOS, 3DO, DOS, CD-i, NEC) (Delfine Software, 1992)