Easter Eggs: Mass Effect x Star Trek!
Não é nenhum segredo que os roteiristas de Mass Effect tem, além de uma excelente técnica de escrita, um bom gosto e uma grande predileção por Jornada nas Estrelas. E é claro que durante os jogos da série podemos encontrar uma infinidade de “EasterEggs” apontando para o universo de Gene Roddenberry. É claro que nem só de Star Trek vive Mass Effect,mas, desta vez, iremos nos focar apenas nas ligações entre as duas. Outras séries ficaram para artigos futuros.
Ao analisar videogames, os desenvolvedores recompensam aqueles mais atentos que procuram as referências – e tem a bagagem cultural necessária – através deste “sistema” chamado “EasterEggs”; os famosos “Ovos de Páscoa”. Em similaridade a busca dos Ovos de Páscoa que encantam a criançada para receberem ovos de chocolate recheados de doces e açúcar, a contraparte digital recompensa o jogador com a sensação da descoberta; de encontrar uma informação secreta que permanecerá além do alcance de outros jogadores. Esta vitória certamente tem um lugar garantido em nossos corações.
Sendo a Ficção Científica construída, intencionalmente ou não, em cima deste megatexto, parece-me óbvio que restas pontes existam servindo os mais diversos propósitos: De ampliar a mensagem que se quer passar utilizando-se da obra referenciada como um signo representando todo um conceito ou uma ideia, ao puro e simples entretenimento dos desenvolvedores dos jogos (e consequentemente os jogadores).
Dito isso tudo, eu diria que Jornada nas Estrelas compõe cerca de uns 30% do DNA de Mass Effect, com outros 30% das Star Wars e o resto sendo uma grande amalgama, desde o Blade Runner, Battlestar Galactica, Babylon 5 e além…
Mas chega de papo! Vamos a lista de Easter Eggs em Mass Effect referenciando Star Trek!
Mass Effect X Star Trek
Os Thorian e as Enguias Nativas de Ceti Alpha V
Em Mass Effect, nós encontramos uma planta senciente conhecida como Thorian. Esta criatura com a capacidade de usar esporos dolorosos para controlar as mentes das pessoas lhe parece estranhamente familiar, e não é por acaso! Esta é certamente uma referência às enguias nativas Ceti Alpha V que Khan usou controlar Chekov e o Capitão Terrel em uma das cenas mais memoráveis de Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan.
Na verdade, há um momento em Mass Effect quando Fai Dan se suicida lutando para ignorar uma ordem para matar Shepard. É uma recriação quase exata de uma cena de A Ira de Khan em que o Capitão Terrel se mata com um phaser depois de desobedecer a Khan para matar o Capitão Kirk.
Mass Effect
Jornada nas Estrelas
Cerberus e a Seção 31
Em Jornada nas Estrelas: A Nova Missão – OK, OK… Deep Space Nine – , descobrimos que existe uma seção especial da Frota Estelar conhecida simplesmente como Seção 31. Eles são alco como a X-Force do universo dos X-Men, de um grupo para realizar o “trabalho sujo” que opera secretamente sem o apoio da Frota Estelar. Apesar de tudo, eles afirmam promover “segurança” através de quaisquer meios necessários.
Em Mass Effect, o grupo Cerebus serve um propósito semelhante, com a maior diferença sendo que Cerebus tem sido uma espécie de grupo grupo dissidente operando de forma independente para, supostamente, proteger o interesse humano em uma escala galáctica, enquanto a Seção 31 operava aparentemente com o suporte (não oficial) da Frota Estelar… pelo menos por um tempo.
A Mesa de Poker
Não importa a nave que você esteja abordo, Normandy ou Enterprise, não deixe passar uma rodada de Poker com a tripulação. Tanto em Mass Effect quanto em Jornada nas Estrelas, as cenas da servem tanto para descontrair quanto para desenvolver e aprofundar os personagens. Frequentemente os dois.
Embora Kirk seja conhecido por sua “Manobra Carbomita” inspirada por um comentário de Spock a respeito de Poker, é na Enterprise de Picard em A Nova Geração que a mesa de poker se torna ambiente recorrente na série. Os jogos de Poker em TNG se tornam tão importantes para série que se torna o ambiente para a última cena da série em “Todas as Coisas Boas…”.
É claro que Mass Effect não deixou passar despercebido a importância da mesa de Poker que fez questão de ter também sua própria jogatina.
Mass Effect
Jornada nas Estrelas
Um Engenheiro Escocês
Tendo um engenheiro de espaçonave com um pesado sotaque escocês, é fácil assumir que Kenneth Donnelly de Mass Effect foi projetado para ser uma homenagem óbvia para a o milagreiro da série original de Jornada nas Estrelas, o único “camisa vermelha” a morrer e ressuscitar; nosso beberão de plantão: o Tenente Comandante Montgomery “Scotty” Scott!
Kenneth Donnelly Montgomerry “Scotty” Scott
No entanto, o designer de nível, Dusty Everman, de Mass Effect declarou anteriormente que as semelhanças entre os dois não foram planejadas desde o início e realmente só vieram à vida como resultado de escolhas de desempenho do ator de voz John Ullyatt e um pouco de coincidência…
“Acredite ou não, ele não é uma referência a Star Trek. Em um ponto no começo do desenvolvimento, haveria “romances leves” na Normandy. Infelizmente, nós apenas não tínhamos o orçamento de design de escrita ou cinematográfico para fazer, então os romances leves foram cortados. Kenneth Donnelly ia ser a opção de romance leve para a Sheperd Feminino Hetero. Minha esposa é um enorme fã de Ewan McGregor, e ela fica bamba das pernas por um sotaque escocês. Por isso, Ken é escocês. Foi mais tarde, quando estávamos gravando as vozes que alguém mencionou a referência a Star Trek. Eu travei, depois me recuperei dizendo “Yeaaahhhh, é uma homenagem. É isso ai!”.”
Dusty Everman – Numa discussão no antifo fórum da Bioware
É… Verde!
E falando sobre nosso beberão favorito, é claro que existe uma referência a uma das bebidas inomináveis – Whiskey de Aldebaram? – no universo de Jornada! Apareceu em “Por qualquer outro Nome” [By Any Other Name] e Scotty usou para derrumar o Kelvano Tomar. Que tem um tome sugestivo para quem quer beber junto com Scotty.
Esta é uma bebida tão forte que transcendeu as fronteira final da franquia cruzando para o universo de Mass Effect, onde foi parar em um bar na Cidadela que deve ser o lugar favorido de Shepard!
Mass Effect
Jornada nas Estrelas
Sim! Emocionante, não é?
Este é um dos mais discretos mas ainda uma das melhores referências de Mass Effect à Jornada nas Estrelas acontece quando Shepard adverte um Krogan que a área ao redor deles colapsará e o Krogan responde “emocionante, não é?” (“Yes! Exhilarating, Isn’t It?”)
A mesma fala é declamada por Christopher Lloyd em Jornada nas Estrelas 3: A Procura de Spock sob circunstâncias espiritualmente semelhantes. Lloyd interpreta Kruge, um Klingon, e os Krogan são constantemente comparados com os Klingons.
Vozes de Atores de Star Trek em Mass Effect
Star Trek | Mass Effect | |
Marina Sirtis | Conselheira Deanna Troy | Matriarca Benezia * |
Armin Shimerman | Quark | Councilor Valern |
Michael Dorn | Worf | Catatog Uvenk / Verf |
* Em um momento decisivo a Matriarca diz “Adeus pequena, Eu sempre tive orgulho de você” (“goodbye little wing I have always been proud of you”). Esta é uma referência a mãe de Deanna Troi, Lwaxana Troi, interpretada por Majel Barret, que frequentemente chamava Troi de “pequena”. Esta referência foi confirmada por Sirtis como sendo intencional.
Outros atores de Ficção Científica em Mass Effect
Como curiosidade…
Mass Effect | ||
Tricia Helfer | 7 (Battlestar Galactica) | EDI |
Michael Hogan | Coronel Saul Tigh (Battlestar galactica) | Comandante Armando Bailey |
Lance Henriksen | Bishop (Aliens) | Almirante Steven Hacket |
Carrie-Anne Moss | Trinity (Matrix) | Aria T’Loak |
Claudia Black | Aeryn Sun (Firefly); Sheryl Goodspeed (Final Space) | Almirante Daro’Xen Moreh |
Deixei passar algum?
Certamente existem outros easter eggs de Star Trek em Mass Effect! Se você pegou algum que não está por aqui, deixe nos comentários!