Jornada nas Estrelas – Os Anos Mortais [The Deadly Years] (Episódio)
Os Anos Mortais [The Deadly Years]
No décimo segundo episódio da segunda temporada de Jornada nas Estrelas, Os Anos Mortais, a Enterprise descobre uma colônia cheia de cientistas que envelhecem rapidamente. O que quer que tenha causado o envelhecimento acelerado aflige também o grupo de desembarque. Kirk, Spock, McCoy e Scott ficam chocados ao descobrir que estão envelhecendo décadas a cada dia e morrerão em breve, a menos que uma cura seja encontrada e Chekov pode ser sua única esperança de sobrevivência.
Os Anos Mortais – Introdução
A USS Enterprise está em uma missão de rotina para reabastecer a colônia experimental em Gamma Hydra IV. Kirk, Spock, McCoy, Scott, Tenente Galway e o Alferes Chekov descem ao planeta. Enquanto o grupo de desembarque está espalhado à procura dos colonos desaparecidos, Chekov vagueia por um prédio escuro onde foi mandado procurar. Quando as luzes se acendem, elas revelam o cadáver de um homem muito velho – e Chekov sai correndo, aterrorizado. Chekov está em pânico e no auge do terror. O resto do grupo de desembarque entra para investigar. McCoy revela que as causas da morte são naturais, velhice extrema. Spock acha isso impossível, já que ele checou os registros antes do grupo ser transferido e descobriu que nenhum dos membros da colônia tinha mais de trinta anos. Em seguida, duas pessoas idosas entram – estes são Robert Johnson, que afirma ter apenas 29 anos; e sua esposa, Elaine, que afirma ter vinte e sete anos.
Os Anos Mortais – Ato I
“Diário de Bordo, data estelar 3478.2. Em uma missão de rotina para reabastecer a colônia experimental em Gama Hydra IV, encontramos um fenômeno incomum. Dos seis membros da colônia, nenhum dos quais tinha mais de trinta anos, descobrimos que quatro haviam morrido e dois estavam morrendo … de velhice. “
Diário de Bordo – Data Estelar 3478.2 – Capitão James T. Kirk
Na enfermaria a bordo da Enterprise, Kirk tenta questionar Robert Johnson, mas sendo de idade avançada, ele não entende muito bem o que o capitão está perguntando. Ele atualiza seus tripulantes, Comodoro Stocker, Ordenança Atkins e Dra. Janet Wallace. Wallace também sendo uma antiga paixão do passado de Kirk. Kirk promete mantê-los todos informados e que permanecerão em órbita até que o mistério seja resolvido. O Comodoro Stocker expressa sua preocupação urgente em chegar à Base Estelar 10, e Kirk diz que fará tudo o que puder para levar Stocker até lá. Todos saem da sala de instruções e a Dra. Wallace e Kirk relembram o passado por um momento e como suas carreiras atrapalharam seu relacionamento há mais de seis anos.
Kirk vai até a ponte e dá a Sulu a ordem de manter a órbita, e Spock o informa que um cometa rebelde passou perto do planeta há algum tempo, mas não tem certeza se teve algum efeito no planeta. O Comodoro Stocker tenta novamente forçar a Enterprise a partir imediatamente para a Base Estelar 10, alegando que os instrumentos de lá seriam mais eficazes. Kirk educadamente recusa o pedido do Comodoro e deixa a ponte dando novamente o comando para manter a órbita, para grande perplexidade de Sulu e Spock.
Enquanto isso, uma perplexa Tenente Galway visita McCoy reclamando de sofrer uma súbita perda de audição. Kirk, em seus aposentos, chama Spock na ponte e o informa para olhar um cometa que havia passado recentemente pelo planeta. Spock, é claro, responde que já está fazendo isso de acordo com as ordens de Kirk, deixando Kirk um pouco confuso. Ele então vai para a enfermaria reclamando de dores no ombro e brinca sobre o cabelo de McCoy ficar um pouco mais grisalho. O exame inicial de McCoy revela artrite avançada no ombro de Kirk, na qual Kirk não acredita a princípio. Mas então Scott entra, completo com cabelos grisalhos e rugas.
Os ANos Mortais – Ato II
“Diário de Bordo, data estelar 3479.4. A Tripulação da Enterprise que foi enviado para a superfície do planeta – Dr. McCoy, Engenheiro Scott, Sr. Spock, Tenente Galway e eu – estão todos mostrando sinais definitivos de envelhecimento. Apenas o Alferes Chekov parece estar normal . “
Diário de Bord – Data Estelar 3479.4 – Capitão James T. Kirk
Todos que estiveram no grupo de desembarque estão mostrando sinais definitivos de envelhecimento acelerado, com a única exceção de Chekov. A maioria dos membros do partido está envelhecendo cerca de trinta anos por dia (Galway, apesar de ser a mais jovem dos aflingidos, parece estar envelhecendo em um ritmo muito mais rápido do que os outros), e McCoy está perdendo a causa. Ele fez um exame físico completo em Chekov e não encontrou nada que explicasse. Spock estima que todos eles terão menos de uma semana de vida e que, em menos tempo, serão pouco mais do que vegetais mentais. Embora Spock não esteja mostrando nenhum sinal físico óbvio, ele admite sofrer de letargia, perda de memória e visão, e a temperatura da nave está ficando cada vez mais fria para ele. Kirk manda Scott e Galway de volta às suas funções e deixa McCoy para fazer mais um exame físico em Chekov. Scott já está tão deteriorado e enfraquecido que Spock precisa ajudá-lo a andar.
Enquanto Kirk volta para a ponte, ele troca uma conversa levemente sedutora com a preocupada Dra. Wallace. O tom muda, entretanto, quando Kirk percebe que seu falecido marido, Theodore Wallace, era 26 anos mais velho que ela. Kirk rejeita seus avanços, e pergunta se o afeto da Dra. Wallace por ele é por causa de sua aparência atual, e também se preocupa que seja por pena de sua triste condição.
Sentado em seu console de navegação na ponte, Chekov reclama com Sulu sobre os constantes exames de McCoy com ele e dando todos os tipos de amostras. “Se eu viver o suficiente, vou ficar sem amostras.” Um Kirk idoso chega à ponte enquanto um preocupado Comodoro Stocker observa, e a tripulação da ponte pode ver que a idade avançada de Kirk está claramente cobrando seu preço. Kirk dá ordens, depois se esquece de dar. Ele até adormece em sua cadeira de comando. Um Spock de cabelos grisalhos o acorda e o informa que o cometa é de fato a origem do problema. Agora, até Spock parece estar cansado. A órbita de Gamma Hydra IV levou o planeta pela cauda do cometa. Embora nenhum nível regular de radiação tenha sido detectado, havia níveis extremamente baixos de radiação, que é a causa provável. Kirk então ordena que a Tenente Uhura envie uma mensagem codificada para a Frota Estelar e use o código 2, já que eles estão perto da Zona Neutra Romulana. Uhura lembra a Kirk que os Romulanos já quebraram o código 2. Um Kirk confuso ordena que ela use o código 3 e retransmita as informações sobre o cometa. Ele então diz a Sulu para mover a nave para uma órbita mais alta, e quando Sulu indica que já havia dado aquele comando, ele grita: “Não consigo entender por que cada um dos meus comandos está sendo questionado!“
McCoy confirma a teoria da radiação e Kirk retorna à ponte. Spock então informa a McCoy que a nave está ficando cada vez mais fria e ele teve que aumentar a temperatura em seus aposentos para 52 graus centígrados, ao que McCoy o informa que ele não fará chamadas domiciliares para Spock. A Dra. Wallace então diz a McCoy que nenhum dos meios convencionais de radioterapia funcionará neste caso.
Em um corredor, o Comodoro Stocker se encontra com Spock, informando-o de sua preocupação com a capacidade de Kirk de comandar. Ele pede a Spock para assumir o posto de capitão, já que os Vulcanos têm uma vida útil muito mais longa do que os humanos. Spock lembra ao Comodoro que ele também está sentindo os efeitos do envelhecimento e que também é meio Humano. Stocker pede a Spock para conduzir uma audiência de competência, que de acordo com os regulamentos é dever de Spock como primeiro oficial. Spock, querendo poupar Kirk de mais sofrimento do que já está passando e da humilhação de um julgamento quase garantido contra ele, diz ao Comodoro que ele tem deveres a cumprir. Stocker se mantém firme e insiste com Spock que uma audiência de competência é obrigatória pelos regulamentos. Spock relutantemente concorda e anuncia que convocará a audiência às 14h.
Enquanto McCoy continua examinando Chekov, uma Tenente Galway ainda mais envelhecida chega à enfermaria e cai morta nos braços de Kirk. McCoy especula que o metabolismo de Galway fez com que a doença a afetasse muito mais severamente, resultando em sua morte prematura, e que eles próprios não têm muito mais tempo. Eles podem ter dias, talvez horas restantes.
Os Anos Mortais – Ato III
Spock conduz a audiência de competência. Scott já está muito mais velho, parecendo cansado e deprimido. Kirk e McCoy também estão em péssimas condições. Uma relutante Atkins, Uhura e Sulu testemunham sobre as falhas de habilidade de Kirk. McCoy também confirma com relutância a análise do computador a respeito de seu exame médico. Testemunhando, Kirk tenta manter seu controle, mas é bastante óbvio que sua mente e corpo deteriorados estão falhando, e ele cava um buraco mais profundo para si mesmo fazendo um discurso longo e confuso no qual se refere erroneamente ao planeta em que orbitam como “Gamma Hydra II“. Ele é afastado do comando e, para sua consternação, o inexperiente Comodoro Stocker assume o comando.
Kirk, apesar de sua senilidade, ainda assim mantém o bom senso para prever corretamente que Stocker, sem experiência de comando, e nas palavras de Kirk, um “traficante de papel“, seria uma má escolha para comandar a Enterprise, e tenta ordenar que Spock assuma o comando. Quando Spock rejeita Kirk e o lembra de que ele não tem mais poder sobre a Enterprise, isso o magoa profundamente e causa um rompimento temporário entre os dois. Kirk então tenta inutilmente justificar sua habilidade de comando para Janet, dizendo a ela que seu cérebro ainda está tão afiado como sempre foi, apesar das evidências em contrário. Kirk pergunta a Wallace se ela o vê envelhecendo, para o que ela não consegue responder.
Mais tarde, um Kirk muito velho e grisalho e um Spock e McCoy igualmente envelhecidos revisam novamente sua irradiação para o planeta. Spock então os lembra que a única vez que Chekov não estava com eles foi quando ele entrou no prédio e descobriu o corpo, então, aterrorizado, ele fugiu do prédio em um estado de quase pânico. McCoy postula que o aumento dos níveis de adrenalina de alguma forma pode ter protegido Chekov de ser atingido.
Stocker, que não tem experiência de campo, traça um atalho para a Base Estelar 10 através da Zona Neutra Romulana e, é claro, os Romulanos atacam imediatamente. A Enterprise é rapidamente cercada por várias Aves de Rapina, enquanto um comodoro chocado e congelado tenta decidir o que fazer. Kirk deseja ir para a ponte. Um McCoy extremamente envelhecido tenta dissuadi-lo, ao que Kirk responde que os dois estão acabados.
Os Anos Mortais – Ato IV
Os Romulanos continuam atacando a Enterprise enquanto Stocker tenta estabelecer comunicação. Spock, com a ajuda de Wallace e mesmo com seu próprio sofrimento de incapacitar a sensibilidade ao frio, corre contra o tempo e sintetiza um soro de adrenalina bruto, mas pode curar ou matar. Kirk, incapaz de agüentar mais e determinado a voltar para a ponte, exige a primeira dose afirmando que já está prestes a morrer de qualquer maneira (seja pelo soro, destruição da nave ou envelhecimento) – e ao recebê-lo, ele começa a gritar e se contorcer enquanto é pressionado com restrições em sua bio-cama.
Stocker acha que a única maneira de fazer os romulanos parar é se rendendo. Mas Chekov o lembra de que os “Romulanos não fazem prisioneiros“.
De repente, um Kirk totalmente recuperado chega à ponte e retoma o comando. De propósito, ele instrui Uhura a postar uma mensagem para a Frota Estelar, usando o CÓDIGO 2, que planeja autodestruir a nave e levar todas as naves romulanas com ele usando o dispositivo corbomita “recentemente instalado“. Spock parece exausto, mas aliviado.
Como Kirk esperava, os romulanos entendem a mensagem e começam a se mover para fora do caminho. Kirk usa esta oportunidade para transportar a Enterprise para fora da Zona Neutra e de volta à segurança. McCoy sobe na ponte principal, mostrando ter se recuperado, e informa Kirk que Scott está bem, embora ele tenha torcido um músculo quando seu corpo reagiu ao soro. O antídoto é um sucesso, mesmo que o procedimento seja muito doloroso para os humanos, e ainda mais para os vulcanos. Kirk aponta para Stocker que há muito pouco que uma base estelar pode fazer que uma nave estelar não pode, mas Stocker aponta que agora ele está totalmente ciente do que uma nave pode fazer “com o homem certo no leme“. McCoy informa Spock que uma dosagem especialmente potente do antídoto já foi preparada para ele, que todos os objetos quebráveis foram removidos da enfermaria e que eles podem administrar o antídoto de envenenamento por radiação assim que Spock estiver pronto. Spock está visivelmente mal e pede para recebê-lo agora. Kirk comenta que os eventos do dia anterior serão uma experiência da qual eles se lembrarão, mesmo na velhice – que espera ainda estar longe. Kirk ordena que Sulu assuma o comando da Enterprise, firme enquanto ela avança, o que o timoneiro repete. Kirk responde que achava que já havia dito isso.
Review e Análise do Episódio – Os Anos Mortais
Assista a análise de Jornada nas Estrelas: Os Anos Mortais!
Os Anos Mortais
Jornada nas Estrelas - Os Anos Mortais [The Deadly Year]
Os Anos Mortais [The Deadly Years] é o décimo segundo episódio da segunda temporada da série de televisão de ficção científica, Jornada nas Estrelas [Star Trek]. Escrito por David P. Harmon e dirigido por Joseph Pevney, foi transmitido pela primeira vez em 8 de dezembro de 1967.
No episódio, uma estranha radiação faz com que os membros da tripulação da Enterprise envelheçam rapidamente.
User Review
( votes)Assistir Jornada nas Estrelas – Os Anos Mortais
Citações
“Ora, Bones, eu acredito que você está ficando grisalho!”
“Bem, você assume o MEU trabalho e vê o que acontece com VOCÊ!”Kirk e McCoy, conforme Kirk percebe o envelhecimento avançado de McCoy
“Não sei o que está causando isso. Um vírus, uma bactéria ou espíritos malignos, mas estou tentando descobrir.”
McCoy para Kirk, sobre os efeitos do envelhecimento
“Amostra de sangue, Chekov! Amostra de medula, Chekov! Amostra de pele, Chekov! Se – se eu viver o suficiente, vou ficar sem amostras!”
“Você vai viver.”
“Oh, sim. Vou viver. Mas não vou gostar.”Chekov e Sulu, enquanto Chekov reclama sobre seus exames médicos
“E você não dirige uma nave estelar com seus braços; você dirige com sua cabeça! E meu cérebro está tão afiado como sempre foi.”
Kirk, enquanto ele diz a Wallace porque ele ainda está apto para comandar a Enterprise
Tenente Uhura, me avise se entrarmos em contato com algum Romulano … “
(O navio é sacudido por um impacto.)
“Acho que acabamos de fazer contato, senhor.”Comodoro Stocker e Uhura, já que a Enterprise está sendo atacada por Romulanos
Imagens do Episódio “Os Anos Mortais”
Curiosidades sobre o Episódio: “Os Anos Mortais”
- De acordo com Walter Koenig, o diretor Joseph Pevney queria filmar um close dos olhos de Chekov quando ele viu o cadáver idoso surpreso. No entanto, Koenig piscava cada vez que era tentado e demorava quinze tomadas para acertar. No entanto, não está no corte final do episódio. Koenig também sentiu que Chekov parecia mais jovem neste episódio do que em qualquer outro, alegando que sua reação ao descobrir o cadáver no teaser foi mais parecida com a de um garoto de 15 anos do que com a de um oficial da Frota Estelar sentado na ponte da Enterprise.
- Nenhuma tomada de efeitos especiais foi filmada para este episódio. Todo o ataque romulano é criado usando imagens de arquivo de “O Equilíbrio do Terror” e “Missão de Misericórdia“. Além disso, nenhum romulano real apareceu neste episódio, na única aparição romulana desta temporada. Eles voltariam uma última vez no episódio da 3ª temporada “O Incidente Enterprise“.
- O roteiro pedia ao idoso Kirk que corresse da enfermaria até a ponte e aos poucos ficasse mais jovem até chegar. (The Star Trek Compendium, p. 84) Mas como o diretor Joseph Pevney disse a Allan Asherman em The Star Trek Interview Book, os padrões lentos de fala e ações do pessoal idoso da Enterprise estavam fazendo o episódio se prolongar. Então, as cenas de envelhecimento reverso de Kirk foram cortadas.
- Esta é a primeira vez que Kelley envelhece usando maquiagem para parecer muito mais velha do que é. A segunda vez é no episódio piloto de Jornada nas Estrelas: A Nova Geração: Encontro em Longínqua [Encounter at Farpoint].
- A frase de Areel Shaw de “Corte Marcial” sobre quanto tempo faz desde que ela viu Kirk é reciclada para Janet Wallace neste segmento, com o tempo de Wallace tendo sido “seis anos, quatro meses e um número ímpar de dias“, enquanto o de Shaw foi “quatro anos, sete meses e um número ímpar de dias.“
- A idade de Kirk – 34 anos – é estabelecida neste episódio.
- Este episódio também estabelece que Sulu serviu com o capitão Kirk por dois anos. (c.f. “Onde Nenhum Homem Jamais Esteve“)
A proximidade do setor Gamma Hydra com a Zona Neutra Romulana neste episódio é repetida na cena de abertura de Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan, quando a Enterprise supostamente viola a zona enquanto patrulha perto do setor. No entanto, no filme, são os Klingons que atacam. - Kirk faz uma referência ao dispositivo fictício “corbomita“, que ele descreveu pela primeira vez em “O Ardil Corbomita“. Embora Chekov não estivesse na ponte naquela ocasião, ele e Sulu trocam olhares de cumplicidade quando Kirk menciona a palavra. Especula-se no Star Trek Compendium (p. 86) que a familiaridade de Chekov com o blefe reforçou ainda mais sua presença a bordo da Enterprise durante a 1ª temporada de TOS, assim como em Jornada nas Estrelas I: A Ira de Khan o colocaria a bordo durante “A Semente do Espaço” . A teoria do Compêndio, no entanto, seria refutada durante o próximo episódio, “Eu, Mudd“, quando Chekov estava alheio à visita de Mudd em “As Mulheres de Mudd” – o episódio após “O Ardil Carbomite“. Seja como for, a outra teoria do Compêndio, que Sulu teria informado informou Chekov sobre o que aconteceu durante aquela aventura [“O Ardil Carbomite“], parece mais provável de ser verdadeira, apesar de sua própria admissão a o contrário.
- À medida que envelhecia, o dialeto sulista de McCoy se tornou visivelmente mais espesso, assim como seus maneirismos de “velho médico do interior“.
- DeForest Kelley disse sobre a maquiagem usada neste episódio, “Eu só trabalhei metade do dia naquele programa porque estava maquiando a outra metade. Eu sentava na cadeira por um tempo, então eu faria uma pausa, iria ao banheiro, voltaria e eles trabalhariam um pouco mais. Foi um esforço tremendo de maquiagem. Havia três maquiadores trabalhando em mim o tempo todo, nas minhas mãos e no meu rosto. Leonard [Nimoy ] teve sorte naquele programa. Ele foi abençoado pelo fato de que os vulcanos não envelhecem tão rápido quanto os humanos.“
Críticas que o episódio recebeu
- O crítico Darren Mooney observa que o envelhecimento no episódio se concentra no processo físico negativo, e nada da graça e do prazer das realizações da vida. Parte desse foco nos aspectos físicos do envelhecimento veio das notas do produtor associado Robert Justman ao produtor Gene Coon, onde ele detalha as etapas do envelhecimento de Kirk.
- Zack Handlen do A.V. Club deu ao episódio uma classificação “B-“, observando o foco nos aspectos físicos do envelhecimento, dizendo: “Ninguém aprende uma lição valiosa sobre como envelhecer é apenas uma parte natural da vida.“
Eu discordo destas críticas, visto que o envelhecimento dos personagens não ocorreu de forma natual, e grande parte do prazer do envelhecimento vem justamente do processo de envelhecer e adquirir sabedoria. No episódio eles não tiveram tempo de adquirir esta sabedoria, logo não poderiam enxergar este lado positivo. Ainda pensando dentro da filosofia de Jornada nas Estrelas onde um “poder” deve ser adquirido através do esforço pessoal e da dedicação. Como visto em diversos episódios como “Onde Nenhum Homem Jamais Esteve” ou “O Estranho Charlie“, todo poder que vem “de graça” tende a ser mal utilizado ou mal interpretado e que devamos nos desenvolver até atingirmos a maturidade necessária para entender o poder. Talvez uma paralelo possa ser traçado entre as histórias.
Ficha Técnica de “Os Anos Mortais“
Título Original | The Deadly Years |
Direção | Joseph Pevney |
Roteiro | David P. Harmon |
Diretor de Fotografia | Jerry Finnerman |
Temporada | Jornada nas Estrelas (TOS) Segunda Temporada |
Lançamento | 08/12/1967 |
Lançamento da Versão Remasterizada | 10/11/2007 |
Data Estelar | 3478.2 |
Ano Terrestre | 2267 |
Camisas Vermelhas Mortos | 0 |
Mortes Extras de Tripulantes | 1 – Tenente Arlene Galway (Camisa Azul) |
Episódio Anterior de
Jornada nas Estrelas
Próximo Episódio de
Jornada nas Estrelas