Papo nas Estrelas

Um bate papo sobre Ficção Científica! | Séries de TV | Filmes | Livros | Quadrinhos | Vídeogames |

Jornada nas Estrelas – Metamorfose [Metamorphosis] (Episódio)

Jornada nas Estrelas – Metamorfose [Metamorphosis] (Episódio)
Jornada nas Estrelas Metamorfose
Jornada nas Estrelas – Metamorfose (Tela de Título)

Metamorfose [Metamorphosis] é o nono episódio da segunda temporada de Jornada nas Estrelas [Star Trek] A Série Original. Este episódio foi escrito por Gene L. Coon e dirigido por Ralph Senensky, foi transmitido pela primeira vez em 10 de novembro de 1967.

No episódio, a tripulação na Nave Espacial USS Enterprise NCC-1701 encontra um homem fora da história e seu misterioso companheiro alienígena.

Resumo do Episódio: Metamorfose [Metamorphosis]

Introdução

Kirk, Spock e McCoy estão transportando a Comissária da Federação Nancy Hedford de volta para a USS Enterprise. A comissária, que foi convocada pela Federação para evitar uma guerra contra o Epsilon Canaris III, desenvolveu a doença de Sakuro, uma doença extremamente rara com risco de vida, e deve ser removida para um centro médico para tratamento. A comissária está amargurada com o que ela considera incompetência no Departamento Médico da Federação, que ela acredita que deveria tê-la preparado adequadamente.

No caminho, a nave auxiliar Galileu encontra um fenômeno que Spock descreve como “vagamente como uma nuvem de hidrogênio ionizado, mas com fortes impulsos elétricos erráticos“. Movendo-se em alta velocidade, ele rapidamente envolve a nave auxiliar e desativa seus sistemas. A nave é puxada para o “Rota 98 Mark 12“, em direção à região de Gamma Canaris.

Ato I

Lá, pousam suavemente em um planetóide de ferro-níquel com uma atmosfera padrão de oxigênio-nitrogênio e gravidade padrão – um lugar inteiramente adequado para a vida humana. Examinando a nave auxiliar, Spock descobre algo que deveria ser impossível: nada está danificado e ainda assim nada funciona. McCoy observa que a nuvem gasosa que encontraram no espaço parece estar aqui, na superfície. Em seguida, um “alooooooo” alto quebra a quietude. Alguém mais está aqui – um jovem que rapidamente se junta ao grupo abandonado. Ele se apresenta simplesmente como Cochrane. Ele diz aos oficiais que um campo amortecedor impede que alguma tecnologia funcione. Mas ele nega ter conhecimento da força que trouxe a nave auxiliar até aqui.

Kirk e McCoy acham esse homem familiar, de alguma forma, mas não conseguem identificá-lo. Cochrane mostra aos visitantes sua casa, decorada com instrumentos que Kirk considera antiguidades. De forma ameaçadora, a comissária Hedford desenvolveu febre, o primeiro sintoma de sua doença.

Finalmente, Kirk pressiona Cochrane e aprende sobre o “Companheiro”. Isso é o que ele chama de estranha criatura que trouxe o Galileu aqui. Kirk pergunta a ele seu primeiro nome, e então percebe por que Cochrane parece tão familiar: ele é Zefram Cochrane de Alpha Centauri, inventor do Motor de Dobra espacial. Cochrane era velho e sabia que queria morrer no espaço. Então ele pegou uma espaçonave e deixou sua casa em Alpha Centauri para um lugar desconhecido. O Companheiro o encontrou, reverteu seu processo de envelhecimento e o mantém aqui desde então. Cochrane é responsável pelo sequestro de Kirk e seu grupo, comunicando sua solidão ao Companheiro; ele tinha pensado que o Companheiro simplesmente o libertaria. Durante a discussão, Hedford de repente começa a chorar e gritar incoerentemente, forçando McCoy a sedá-la com um hipospray e colocá-la na cama de Cochrane.

Ato II

Kirk pede a Spock para tentar consertar a Galileo. Ao fazer isso, com um scanner, o Companheirio aparece lá, diretamente atrás dele. Curioso, ele o toca e recebe um choque elétrico que destrói o scanner e o nocauteia. O circuito do Galileo explode em chamas; o companheiro não se arrisca.

Cochrane concorda em convocar o Companheiro, para ver se ele pode ajudar a Comissária Hedford. Kirk pergunta a ele como ele vai convocar o Companheiro e Cochrane responde: “Eu meio que limpei minha mente, e ele veio.” Ao observar o Companheiro com Cochrane, McCoy e Kirk notam a comunhão aparente, quase telepática, e descobrem que ela não pode ser minimizada a nada menos do que amor. Infelizmente, Cochrane descobre que o companheiro não pode fazer nada para ajudar a comissária Hedford.

McCoy descobre Spock; o encontro deixou Spock com um novo insight: o Companheiro é em grande parte feito de eletricidade. McCoy pergunta a Spock se ele está correto ao supor que algo feito de eletricidade pode entrar em curto. Spock confirma isso e mais tarde constrói um mecanismo para embaralhar os impulsos elétricos; com isso, Kirk pretende desabilitar ou destruir a criatura, para que os humanos possam partir. Cochrane agora tem reservas; ele não quer a criatura morta, dizendo “nós estivemos muito próximos de uma forma que é difícil de explicar“. Kirk o oprime com a força de sua personalidade, embora Cochrane entenda a perspectiva deles. Infeliz por ser forçado a assumir o papel de um bode de Judas, Cochrane concorda em invocar a criatura. Spock aciona o interruptor e descobre que seu mecanismo é suficiente apenas para irritar a criatura. Ele ataca Kirk e Spock, sufocando-os. McCoy grita para ele parar antes que mate seus amigos.

Ato III

Apesar dos apelos de McCoy, o Companheiro continua a atacar Kirk e Spock. Cochrane finalmente acorda e chama o Companheiro. McCoy sugere a Kirk que ele está pensando muito como um soldado, não como um diplomata. Tentando a abordagem da cenoura em vez do bastão, Kirk decide que eles se comunicarão com a criatura em vez de usar o tradutor universal.

Perto dali, a Enterprise procura a nave auxiliar, agora há muito esperada. Finalmente, em 210 Mark 40, os sensores detectam uma forte concentração de partículas de antimatéria. Na falta de evidências de que a nave foi destruída, Scotty opta por seguir este curso tênue.

Em Gamma Canaris, Spock concluiu a modificação do tradutor universal da Galileo para que Kirk possa se comunicar com o Companheiro. Kirk começa dizendo “Queremos falar com você” e o Companheiro responde com “Como podemos nos comunicar? Meus pensamentos … você está ouvindo. Isso é interessante” em uma voz feminina. Pela voz, Kirk supõe que a Companheira é uma mulher, lançando seu relacionamento com Cochrane sob uma luz inteiramente nova. Kirk implora a Companheira que permita sua partida, mas ela é inflexível; para ela, a segurança e a saúde de Cochrane é o único objetivo importante. E para garantir isso, ela pretende manter a tripulação da nave auxiliar aqui, para sempre.

Cochrane fica consternado ao descobrir a verdade por trás da dinâmica que existe entre ele e a Companheira. Ele acha isso repulsivo, até nojento, e se sente usado. Kirk, Spock e McCoy não entendem sua atitude paroquial. Por sua vez, a Comissária – agora quase inconsciente e à beira da morte, mas recuperou algum grau de lucidez – fica perplexa com quem, oferecendo amor, o rejeita. O grande arrependimento de sua vida, à medida que se aproxima do fim, é que ela nunca foi amada.

A Enterprise continua sua busca. Sulu descobriu um campo de asteroides contendo 7.000 corpos em tamanhos que variam de A a M. Trinta por cento deles têm atmosferas em tipos que variam de H a M. A busca será longa, mas Scotty permanece convencido pela falta de evidências de que o a nave auxiliar pousou em segurança em algum lugar e está preparado para fazer buscas em todos os asteroides, se necessário.

Kirk tenta novas táticas. Primeiro, ele tenta convencer a Companheira de que, sem obstáculos a serem superados, os Humanos irão enfraquecer e morrer. Quando isso falha, ele tenta convencer a Companheira de que nunca pode haver amor verdadeiro, porque ele e Cochrane são muito diferentes. A Companheira considera isso e então desaparece. A esperança de Kirk é que a Companheira liberte Cochrane e seu grupo – o amor se expressa como sacrifício – mas esta não é a escolha dela. Em vez disso, momentos depois, uma Nancy Hedford aparentemente saudável aparece na porta da pequena casa de Cochrane, sua voz agora ecoando suavemente.

Ato IV

A Companheira se juntou a Hedford, sacrificando seus poderes e imortalidade para se tornar humano, e experimentar a vida com Zefram Cochrane como uma mulher humana faria. Cochrane reluta, mas fica entusiasmado, prometendo mostrar a galáxia agora que pode. Infelizmente, ela diz a ele que não pode ir embora; sua vida emana deste pequeno planetóide. Assim como ele deve comer, ela deve permanecer aqui ou perecerá em poucos dias. Cochrane não consegue se forçar a deixá-la e prefere ficar para trás. Ele pede a Kirk para manter sua existência em segredo, um pedido que Kirk concede. Spock observa que Cochrane e Hedford agora viverão uma vida normal sem imortalidade – uma condição que ambos aceitam como inevitável e exclusivamente humana. McCoy teme que eles tenham falhado em impedir a guerra no Epsilon Canaris III, mas Kirk o alivia porque a Federação certamente encontrará “outra mulher, em algum lugar, que parará essa guerra”.

Assistir o Episódio

Onde assistir Jornada nas Estrelas?

Assista Jornada nas Estrelas: Metamorfóse na Netflix!

Review do Episódio: Metamorfose

Vamos assistir Jornada nas Estrelas e comentar o episódio Metamorfose!

Review de Jornada nas Estrelas: A Série Original – Metamorfose [Metamorphosis]
Metamorfose
  • Direção
  • Roteiro
  • Diversão
  • Importância Histórica
4.1
Sending
User Review
0 (0 votes)

Imagens do Episódio de Jornada nas Estrelas: Metamorfose

Curiosidades sobre o Episódio

Quadrinhos Star Trek
GOld Key Comics 49
Gold Key Comics: Star Trek #49
  • Este é o único episódio nas primeiras duas temporadas em que o Capitão Kirk não está na Enterprise em nenhum momento da trama. Da mesma forma, a Enterprise não aparece até 27 minutos de episódio. Em quatro episódios da terceira temporada, Kirk também passa todo o episódio fora da nave: “A Sindrome do Paraíso” [The Paradise Syndrome], “Herdeiros de Platão” [Plato’s Stepchildren], “O Castigo dos Deuses” [Whom Gods Destroy] e “Todos os Nossos Ontens” [All Our Yesterdays].
  • No primeiro tratamento do roteiro, Scott também está a bordo da nave auxiliar (aqui chamada de Edison) com Kirk, Spock, McCoy e Hedford. Originalmente, era ele quem deveria encontrar o Companheiro enquanto tentava consertar a nave auxiliar.
  • No primeiro tratamento, a Enterprise é comandada temporariamente por Sulu, e o timoneiro é um oficial de origem africana chamado Tenente Ackrumba. O personagem apareceu mais tarde no romance “Mission to Horatius“.
  • O primeiro tratamento do roteiro termina com uma piada: conforme o grupo de desembarque deixa o planetóide, Spock se pergunta se Cochrane é um bígamo, por ter duas entidades no mesmo corpo para seu parceiro. Kirk garante a ele que isso é um absurdo.
  • Uma história em quadrinhos da Gold Key Comics foi lançada como uma sequência deste episódio: “#49: “A Warp in Space“.
  • Esta é a primeira história a apresentar Zefram Cochrane, inventor do motor de dobra e uma figura importante na História da Federação. Mais tarde, ele reapareceu em Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato, no primeiro episódio de Star Trek: Enterprise, “Broken Bow” [Broken Bow], e 18º da quarta temporada, “Reflexo Sombrio” [In a Mirror, Darkly] interpretado por James Cromwell.
  • O efeito visual d’A Companheira foi criado a partir de um chale transparente. Visão esta que é espelhada ao final do episódio quando a companheira / comissária vê Zefram através do chale de Nancy.

Elenco

  • William ShatnerCapitão James T. Kirk
  • Leonard NimoySpock
  • DeForest KelleyDr. Leonard McCoy
  • James DoohanMongomery “Scotty “Scott
  • Nichelle NicholsUhura
  • Geoege TakeySulu

Atores Convidados

  • Glenn CorbettZefram Cochrane
  • Elinor Donahue – Comissária Nancy Hedford
  • Elizabeth Rogers – Voz da Companheira

Ficha Técnica do Episódio: Jornada nas Estrelas – Metamorfose

Título OriginalMetamorphosis
DireçãoRalph Senensky
RoteiroGene L. Coon
Diretor de FotografiaJerry Finnerman
TemporadaJornada nas Estrelas (TOS) Segunda Temporada
Lançamento10/11/1967
Lançamento da Versão Remasterizada03/11/2007
Data Estelar3219.8
Ano Terrestre2267
Camisas Vermelhas MortosNenhum
Jornada nas Estrelas: A Série Original [Star Trek: The Original Series] – Metamorfose [Metamorphosis] s02e09

Episódio Anterior de
Jornada nas Estrelas

Jornada nas Estrelas – Eu, Mudd

Próximo Episódio de
Jornada nas Estrelas

Jornada nas Estrelas – A Caminho de Babel

Newton Uzeda

Newton Uzeda, o Terceiro de seu Nome, Viajante de muitos Mundos, Sonhador de Fantasia, Leitor de Sci-fi, o Desafiador da Máquina, o Colecionador de Mundos, o "Último dos Renascentistas", Guardião de Histórias e o Questionador de Autoridades.

Concorda conosco ou erramos em algo?