Jornada nas Estrelas [Star Trek] – Livros lançados no Brasil (Universo Expandido)
- By: Newton Uzeda
- On:
- 0 comentário
O Universo de Jornada nas Estrelas é facilmente um dos mais extensos de toda a Ficção Científica, com múltiplas séries de televisão se estendendo por mais de 800 episódios e mais de uma dezena de filmes. Mas isso não representa uma fronteira que impeça a jornada de se estender por meios literários! Vamos olhar para os Livros do Universo Expandido de Jornada nas Estrelas que já foram publicados no Brasil!
Esta é uma página em eterna construção! Conforme novos livros de Jornada nas Estrelas forem publicados no Brasil eu irei adicionando-os aqui.
Gosta de Guerra nas Estrelas? Então veja também o Guia com todo o universo expando de Star Wars: Legends!
Livros da Coleção Jornada nas Estrelas da Editora Aleph
No passado a editora Aleph publicou uma coleção com diversos livros do Universo de Jornada nas Estrelas, englobando diversas eras e tripulações. Infelizmente não chegaram a publicar todos os livros que foram lançados lá fora, mas foi, de longe, a maior coleção de livros de Star Trek já publicadas no Brasil.
Somente o primeiro volume, O Portal do Tempo, teve uma republicação moderna, nos deixando com aquela “vontade de quero mais“. Os outros livros ainda podem ser encontrados em sebos.
Alguns livros desta coleção não são de “universo expandido” propriamente ditos, mas sim de examinações sobre o universo de Jornada nas Estrelas. Estes serão listados após os romances.
- O Portal do Tempo
- Encontro em Farpoint
- Efeito Entropia
- A Terra Desconhecida
- O Navio Fantasma
- A Teia dos Romulados
- Kobayashi Maru
- Crime em Vulcano
- Os Gardiães da Paz
- Tempo Assassino
- I.D.I.C.
- O Filho de Spock
- Emissário
- Imzadi
- Meu Inimigo, Meu Aliado
- O Princípio Pandora
- Sobreviventes
- Herança
- Paraíso Selvagem
- Jornada nas Estrelas: A Nova Geração
- Relíquias
- Cemitério Espacial
Livros Extras da Coleção Jornada nas Estrelas da Aleph
O Portal do Tempo
Yesterday’s Son – A. C. Crispin, 1983
Os Romulanos atacam o planeta Gateway, onde os cientistas da Federação estão estudando o Guardião da Eternidade – o misterioso portal para o passado.
A Enterprise deve proteger o Guardião – ou destruí-lo. Mas Spock já usou o portal para uma jornada ao passado. No planeta Sarpedion, há 5.000 anos, Spock conheceu uma mulher linda e primitiva. Agora ele voltou para encontrar seu filho!
Curiosidades sobre O Portal do Tempo
- “O Portal do Tempo” faz parte da “Saga do Ontem” [Yesterday’s Saga], sendo seguido por “O Filho de Spock” [Time for Yesterday], lançado no volume 12 desta coleção.
- Este livro apresenta o filho de Spock, Zar.
- Este foi o primeiro livro de Jornada nas Estrelas, que não uma adaptação de filmes, a participar da lista de mais vendidos do New York Times.
- A história deste livro é uma sequência direta do episódio da série original de Jornada nas Estrelas, “Todos os Nossos Ontens” [All Our Yesterdays].
- Depois de se aventurar pelo Guardião da Eternidade, o Capitão Kirk, Spock e o Dr. McCoy chegam a Sarpeidon durante sua última era glacial, aproximadamente 28 anos terrestres (o que equivale a quase 26 anos em Sarpeidon) depois que Spock e McCoy encontraram Zarabeth em “Todos os Nossos Ontens” .
- A história conta com a participação do Guardião da Eternidade, visto pela primeira vez em “Cidade à Beira da Eternidade” [City on the Edge of Forever].
- Além de “Todos os Nossos Ontens” e “Cidade à Beira da Eternidade”, este romance contém referências aos eventos de “Deste Lado do Paraíso” [This Side of Paradise], “Tempo de Loucura” [Amok Time], “Reflexo no Espelho” [Mirror, Mirror], “A Síndrome da Imunidade” [The Immunity Syndrome], “O Computador Supremo” [The Ultimate Computer] e “O Incidente Enterprise” [The Enterprise Incident].
Série | TOS – A Série Original |
Título Original | Yesterday’s Son |
Autor | A. C. Crispin |
Arte de Capa | Boris Vallejo |
Posição na Série Original | Pocket TOS #11 |
Lançamento Original | Agosto de 1983 |
Encontro em Farpoint
Encounter at Farpoint – David Gerrold, 1983
ONDE A AVENTURA COMEÇOU …
REGISTRO DO CAPITÃO, DATA ESTRELA 41254.7: A USS Enterprise está a caminho de Cygnus IV – o limite da galáxia conhecida. Lá, nos encontraremos com o novo primeiro oficial da nave e o outro pessoal de comando e prosseguiremos com nossa missão: descobrir a verdade sobre a Estação Farpoint, uma base estelar construída pelos habitantes de Cygnus IV, uma base estelar de tamanho e complexidade incomparáveis … e mistério infinito.
E o sucesso ou o fracasso dessa nossa primeira missão juntos pode muito bem determinar o curso da exploração humana pela galáxia nos próximos séculos …
Curiosidades sobre Encontro em Farpoint
- Este livro é uma novelização só episódio piloto de Jornada nas Estrelas: A Nova Geração, chamado Encontro em Longínqua [Encounter at Farpoint].
- Alguns dos conceitos e história de fundo que Gerrold introduziu no livro foram posteriormente desmentidos por episódios feitos após sua saída da série. A história foi baseada no roteiro de D.C. Fontana e Gene Roddenberry.
Série | TNG – A Nova Geração |
Título Original | Encounter at Farpoint |
Autor | David Gerrold |
Posição na Série Original | Novelização TNG #01 |
Lançamento Original | Outubro de 1987 |
Efeito Entropia
The Entropy Effect – Vonda N. McIntyre
A Enterprise é convocada para transportar um perigoso criminoso para a reabilitação: o brilhante físico Dr. Georges Mordreaux, que é acusado de prometer mandar as pessoas de volta no tempo e matá-las ao invés disso. Mas quando Mordreaux enlouquecido escapa, ele inexplicavelmente irrompe na ponte e mata o Capitão Kirk diante dos olhos da tripulação.
Agora Spock deve viajar no tempo para evitar o desastre antes que aconteça. Mas há mais coisas em jogo do que a vida de Kirk. Os experimentos de Mordreaux lançaram o universo no caos e Spock está lutando contra o próprio tempo para impedir que a própria estrutura da realidade se desfaça.
Curiosidades sobre Efeito Entropia
- Este livro marca o primeiro uso do primeiro nome de Sulu, Hikaru. Não foi oficialmente estabelecido, entretanto, até Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida. A arte da capa original do romance também retrata uma versão de cabelos compridos de Sulu com um bigode longo de estilo asiático, como ele é retratado no romance (por causa de uma aposta com o Comandante Flynn).
- Um pouco da história por trás de Sulu é revelado neste romance. A mãe de Sulu é agrônoma consultora. Seu pai é poeta. Ele nasceu na Terra (consistente com Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa), mas passou sua infância e adolescência em uma sucessão de planetas colônias. Ele recebe sua promoção a tenente comandante aqui.
- Sulu é mostrado aqui aprendendo judô com Mandala Flynn. Mais tarde, ele foi visto na tela usando um golpe de judô em um oficial de segurança em Jornada nas Estrelas III: A Procura de Spock. Sulu também usa um movimento de judô em “O Vulcano Infinito” [The Infinite Vulcan], no qual Kirk até pede a Sulu para lhe ensinar essa técnica em particular. A linha do tempo da Pocket Books coloca este romance após aquele episódio, no entanto, a data estelar deste romance o colocaria antes dos eventos de “O Vulcano Infinito”.
- Este romance, escrito antes do lançamento de Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan, implica fortemente que Kirk não tem filhos.
- A tripulação da Enterprise soma 435 pessoas neste momento.
- De acordo com este romance, os vulcanos não trancam as portas.
Série | TOS – A Série Original |
Título Original | The Entropy Effect |
Autor | Vonda N. McIntyre |
Posição na Série Original | Pocket TOS #2 |
Lançamento Original | Junho de 1981 |
A Terra Desconhecida
Star Trek VI: The Undiscovered Country – J. M. Dillard
Pressões internas, enormes gastos militares e a destruição de sua fonte de energia primária levaram o Império Klingon à beira de um colapso catastrófico.
Para evitar o desastre, Gorkon, Chanceler do Alto Conselho Klingon, propõe negociações entre a Federação e o Império Klingon, negociações que colocarão fim aos anos de hostilidade entre as duas potências e anunciarão uma nova era de paz e cooperação. O Capitão James T. Kirk e a USS Enterprise-A são enviados para escoltar o Chanceler em segurança ao espaço da Federação.
Mas um assassinato traiçoeiro interrompe repentinamente as negociações e coloca Kirk e o Dr. McCoy nas mãos do maior inimigo da Federação. Com o tempo se esgotando, Spock e a tripulação da Enterprise trabalham para descobrir o segredo mortal que ameaça impulsionar a galáxia para o conflito mais destrutivo que já conheceu.
Curiosidades sobre “A Terra Desconhecida“
- O romance é uma novelização do sexto filme da tripulação clássica de Jornada nas Estrelas, A Terra Desconhecida.
- Denny Martin Flinn, co-autor do roteiro de Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida, foi inicialmente convidado a escrever a novelização do filme, mas ele recusou a oportunidade, sentindo que não queria revisitar a história tão cedo após ter trabalhado no filme.
- O romance apresenta a data estelar como 8979.3, mas a data estelar do filme é 9521.6.
- O presidente Efrosiano da Federação é nomeado Ra-ghoratreii no livro, e ele declara sua espécie como Deltan. No entanto, nenhum desses detalhes é declarado no filme. Os romances mais recentes resolvem o enigma ao sugerir que ele vem do planeta Efros Delta.
- O comandante-chefe da Frota Estelar chamado Bill no filme recebe o sobrenome Smillie no romance.
- A ave de rapina avançada do General Chang é chamada de IKS Dakronh no romance.
- No início do romance, Carol Marcus está no planeta Themis, visitando a família de um de seus colegas mortos em Regula I, quando Themis é atacado por Klingons – presumivelmente o General Chang – usando o protótipo Ave-de-Rapina. Ela está gravemente ferida e em aparelhos de suporte de vida, notícia que afeta Kirk profundamente; ao longo dos anos, ele e Carol curaram a brecha sobre a morte de David e tornaram-se amigos novamente, e planejavam construir uma vida juntos após sua aposentadoria. Por esta razão, seu ódio pelos Klingons é ainda mais extremo no romance do que no filme – eles não apenas mataram seu filho, mas também podem ter matado seu futuro parceiro de vida.
Série | TOS – A Série Original |
Título Original | The Undiscovered Country |
Autor | Jeanne M. Dillard |
Posição na Série Original | Pocket TOS (novelização) |
Lançamento Original | Janeiro de 1992 |
O Navio Fantasma
Ghost Ship – Diane Carey
Em 1995, um porta-aviões russo é destruído por uma criatura misteriosa que desaparece misteriosamente depois disso. Trezentos anos depois, a Conselheira Deanna Troi desperta em seus aposentos de um pesadelo em que sente as vozes da tripulação daquele navio russo, cujas essências vitais foram de alguma forma absorvidas pela criatura que os destruiu. E o pesadelo anuncia um perigo para a própria Enterprise, pois se Picard não conseguir descobrir uma maneira de se comunicar com a criatura, ela poderá absorver sua tripulação da mesma forma que fez com os russos.
Curiosidades sobre “O Navio Fantasma”
- Como este romance estava sendo escrito antes do lançamento da série e, em alguns casos, antes do elenco real, a autora Diane Carey só podia contar com as descrições dos personagens na Bíblia da série.
- De acordo com o editor Dave Stern, tanto Gene Roddenberry quanto Richard Arnold tiveram problemas com a abordagem de Carey a este romance; O próprio Arnold mais tarde relembrou sua preocupação de que Carey estava colocando muita ênfase no fato de a Frota Estelar ser uma organização militar.
- De acordo com uma linha do tempo divulgada pela DC Comics, este romance se passa logo após os eventos de “O Arsenal de Liberdade” [Heart of Glory].
- A nave na capa deste livro parece ser uma imagem de cabeça para baixo da Battlestar Galactica. A única outra nave que ela poderia representar é o bote de pesquisa em que Riker persegue a nave auxiliar de Data.
- Data é retratado em três páginas como sendo capaz de usar contrações ao falar, este romance foi escrito antes de “Datalore” estabelecer que ele definitivamente não podia (embora a série ocasionalmente o mostrasse fazendo isso antes e depois daquele episódio).
- A trama gira em torno do desaparecimento de um porta-aviões soviético em 1995, apesar da dissolução da União Soviética em 1991. No entanto, como o romance foi publicado em 1988, é compreensível que a autora não tenha previsto tal evento.
Série | TNG – A Nova Geração |
Título Original | Ghost Ship |
Autor | Diane Carrey |
Posição na Série Original | Pocket TNG #01 |
Lançamento Original | Julho de 1988 |
A Teia dos Romulanos
Web of the Romulans – M. S. Murdock
Assolados por um vírus assassino, os Romulanos entram em Canara, onde o único antídoto pode ser encontrado. Desesperados, eles incitam um ataque vitorioso da USS Enterprise em uma de suas naves, mas Kirk descobre seu ardil.
Enquanto isso, o computador central se apaixonou por ele, prejudicando gravemente a nave estelar Enterprise. De alguma forma, Kirk deve superar o computador apaixonado e levar o antídoto para os Romulanos, antes que a galáxia entre à beira da guerra.
Curiosidades sobre “A Teira dos Romulanos”
- Este é o único romance de Jornada nas Estrelas escrito por M.S. Murdock.
Série | TOS – A Série Original |
Título Original | Web of the Romulans |
Autor | M. S. Murdock |
Arte de Capa | Boris Vallejo |
Posição na Série Original | Pocket TOS #10 |
Lançamento Original | Junho de 1983 |
Kobayashi Maru
The Kobayashi Maru – Julia Ecklar
Um estranho acidente de nave auxiliar – e de repente o Capitão Kirk e a maioria de seus oficiais superiores se encontram à deriva no espaço, sem esperança de resgate, sem esperança de consertar sua nave ou restaurar as comunicações – com nada, em suma, mas tempo em suas mãos.
Tempo suficiente para cada um contar a história do Kobayashi Maru – o teste da Academia da Frota Estelar dado aos cadetes de comando. Nominalmente um exercício tático, o Kobayashi Maru é na verdade um teste de caráter revelado nas escolhas que cada homem faz – e não faz.
Descubra agora como os cadetes da Frota Estelar Kirk, Chekov, Montgomery Scott e Sulu enfrentaram o Kobayashi Maru … e se tornaram oficiais da Frota Estelar.
Curiosidades sobre “Kobayashi Maru”
- A nave retratada na capa é uma nave da classe Tritium, projetada por Rick Sternbach para a cronologia do vôo espacial. Não está claro se o objetivo era representar a nave espacial fictícia Kobayashi Maru. No projeto original, era um protótipo de nave da Frota Estelar que entrou em produção limitada, não uma nave transportadora de combustível neutrônico.
- No jogo de computador da Interplay Star Trek: Starfleet Academy, o teste Kobayashi Maru pode ser reprogramado como Kirk descreveu neste romance. Até o diálogo é semelhante.
- A imagem do próprio Kobayashi Maru na capa seria mais tarde usada como base para o design da nave, quando ela fez sua aparição canônica no filme de 2009, Star Trek.
Série | TOS – A Série Original |
Título Original | The Kobayashi Maru |
Autor | M. S. Murdock |
Posição na Série Original | Pocket TOS #47 |
Lançamento Original | Dezembro de 1989 |
Crime em Vulcano
The Vulcan Academy Murders – Jean Lorrah
Kirk e McCoy acompanham Spock ao Hospital da Academia Vulcana, em busca de tratamento experimental para um membro da tripulação da Enterprise gravemente ferido. A mãe de Spock também é paciente no hospital, e Kirk logo se envolve no complexo drama da família de Spock …
De repente, os pacientes estão morrendo e Kirk suspeita do impensável – assassinato em Vulcano! Mas ele pode convencer os vulcanos de que algo tão ilógico quanto um assassinato é possível? Até que o assassino seja pego, todos estarão em perigo!
Curiosidades sobre “Crime em Vulcano“
- Este romance foi seguido por “I.D.I.C” (Volume 11 desta coleção).
Série | TOS – A Série Original |
Título Original | The Vulcan Academy Murders |
Autor | Jean Lorrah |
Posição na Série Original | Pocket TOS #20 |
Lançamento Original | Novembro de 1984 |
Os Guardiães da Paz
The Peacekeepers – Gene Deweese
Explorando uma nave alienígena deserta, o tenente comandante Data e o tenente Geordi La Forge de repente se veem transportados a anos-luz de distância – para o meio de um conflito mortal!
Enquanto o Capitão Picard e a tripulação da USS Enterprise procuram febrilmente pelos tripulantes desaparecidos, Data e La Forge descobrem que estão em uma estação quase idêntica à que estavam explorando, no alto da órbita ao redor de um mundo semelhante ao da Terra. Anos antes, os ocupantes daquele planeta acidentalmente tropeçaram na nave e em sua tecnologia avançada – e desde então têm usado suas armas para manter as nações do planeta desarmadas e em paz.
Agora, sua própria chegada precipitou uma crise na estação. De alguma forma, Data e La Forge devem encontrar uma maneira de restaurar a confiança entre o planeta abaixo e os guardiões da estação lá em cima – antes que uma guerra final e destrutiva comece!
Curiosidades sobre “Os Guardiões da Paz“
- De acordo com uma linha do tempo divulgada pela DC Comics, este romance se passa algum tempo depois dos eventos de “O Rapto dos Inocentes” [When The Bough Breaks], mas antes dos eventos de “Esconde-Esconde” [Hide and Q].
Série | TNG – A Nova Geração |
Título Original | The Peacekeepers |
Autor | Gene Deweese |
Posição na Série Original | Pocket TNG #02 |
Lançamento Original | Setembro de 1988 |
Tempo Assassino
Killing Time – Della Van Hise
Um projeto romulano de adulteração do tempo deixa a Enterprise (e o resto da galáxia) em uma dimensão alternativa, onde Kirk é um jovem alferes amargurado e Spock é um comandante de nave estelar sitiada. Juntos, eles correm para escapar dos conspiradores Romulanos e retornar à sua linha do tempo original, antes que os efeitos imprevistos do projeto Romulano destruam a galáxia.
Curiosidades sobre “Tempo Assassino“
- Este é o único romance de Jornada nas Estrelas escrito por Della Van Hise.
- Esta história se passa após o quarto episódio da terceira temporada da série original de Jornada nas Estrelas, “O Incidente Enterprise” [The Enterprise Incident].
- O nome da comandante romulana interpretado pela atriz Joanne Linville em “O Incidente Enterprise” é dado aqui como “Thea“. Fontes mais recentes dão ao personagem o nome de “Charvanek“, enquanto ela é chamada de “Di’on Charvon” em “The Fate of the Phoenix” (“O Destino da Fênix” , livro da série Bantam TOS, de Sondra Marshak, não publicado no Brasil).
Série | TOS – A Série Original |
Título Original | Killing Time |
Autor | Della Van Hise |
Posição na Série Original | Pocket TOS #24 |
Lançamento Original | Julho de 1985 |
I.D.I.C
The IDIC Epidemic – Jean Lorrah
I.D.I.C. – Infinita Diversidade em Infinita Combinação. Mais do que um simples credo, para aqueles do planeta Vulcano é a pedra angular de sua filosofia.
Agora, na Colônia Científica Vulcana Nisus, esse credo de tolerância está sendo posto à prova mais severa. Pois aqui, em um planeta onde Vulcanos, Humanos, Klingons e incontáveis outras raças vivem e trabalham lado a lado, uma praga mortal surgiu. Uma praga cujas origens estão de alguma forma enraizadas no conceito de I.D.I.C. em si. Uma praga que ameaça destruir aquela máxima secular e substituí-la por um conceito ainda mais antigo …
Guerra interestelar.
Curiosidades sobre I.D.I.C
- Esta foi uma sequência de Crime em Vulcano.
Série | TOS – A Série Original |
Título Original | The IDIC Epidemic |
Autor | Jean Jorrah |
Posição na Série Original | Pocket TOS #38 |
Lançamento Original | Fevereiro de 1988 |
O Filho de Spock
Time for Yesterday – A. C. Crispin
O tempo na galáxia parou de correr em seu curso normal. Isso pode significar apenas uma coisa – o Guardião da Eternidade está com defeito. Para salvar o universo, o Comando da Frota Estelar reúne três de suas figuras mais lendárias – Almirante James T. Kirk, Spock de Vulcano e o Dr. Leonard McCoy – e os envia em uma missão desesperada para contatar o Guardião, uma jornada que leva 5.000 anos no passado. Eles devem encontrar o filho de Spock, Zar mais uma vez, e trazê-lo de volta ao seu tempo para se comunicar telepaticamente com o Guardião.
Mas Zar está envolvido em seus próprios problemas, e logo Kirk, Spock e McCoy se encontram em uma luta desesperada para salvar ambos os mundos.
Curiosidades sobre “O Filho de Spock”
- “O Filho de Spock” faz parte da “Saga do Ontem”, precedido por “O Portal do Tempo”.
- Este romance se passa pouco antes de Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan. No epílogo, Spock convida Kirk para supervisionar o cenário de Kobayashi Maru retratado no filme. Além disso, Chekov não está presente na história, pois ele está servindo no Reliant.
Série | TOS – A Série Original |
Título Original | Time for Yesterday |
Autor | A. C. Crispin |
Arte de Capa | Boris Vallejo |
Posição na Série Original | Pocket TOS #39 |
Lançamento Original | Abril de 1988 |
Emissário
Emissary – J. M. Dillard
Já se passaram mais de vinte e cinco anos desde que a série original de televisão Jornada nas Estrelas estreou na rede de televisão – e hoje, o universo visto pela primeira vez nesse programa é mais popular do que nunca. Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida foi um grande sucesso de bilheteria, e Jornada nas Estrelas: A Nova Geração está agora entrando em sua sexta temporada incrível como a hora mais popular de entretenimento sindicado na televisão.
Agora vem Deep Space Nine, uma nova adição emocionante ao universo Jornada nas Estrelas. Comandada por um amargurado oficial da Frota Estelar e povoada por uma miríade de alienígenas exóticos, a misteriosa estação espacial conhecida como Deep Space Nine paira à beira de um buraco de minhoca, uma porta que leva aos confins da galáxia – e além …
O comandante Benjamin Sisko está se recuperando da morte de sua esposa quando recebe o comando da ex-Cardassiana, mas da nova estação espacial da Federação, Deep Space 9. Esta estação espacial está estrategicamente localizada não apenas por causa de sua órbita em torno de Bajor, mas também porque de sua proximidade com o único buraco de minhoca estável conhecido na galáxia. Depois de conhecer o outro Bajoriano e o pessoal da Frota Estelar designado para a estação, incluindo uma ex-lutador da liberdade Bajorana e um metamorfo, Sisko se encontra naquele mesmo buraco de minhoca e no meio de uma experiência metafísica enquanto os habitantes alienígenas do buraco de minhoca questionam os conceitos de tempo e amor. Sisko, cheio de arrogância humanística, começa a explicar essas experiências e resolver seu passado doloroso.
Curiosidades sobre “Emissário”
- Esta novelização foi escrita usando o roteiro do episódio inicial de Michael Piller. J.M. Dillard escreveu a novelização em oito semanas, baseando-se em um rascunho final do roteiro de “Emissário” de junho de 1992. “Recebi apenas atualizações pontuais ocasionais“, observou ela. Por causa da segurança envolvida na criação da série de TV DS9, Dillard não foi capaz de ver o episódio piloto ainda não transmitido enquanto ela o adaptava.
- Esta novelização reflete o fato de que o roteiro inicial de “Emissário” incluía elementos da história que não figuravam na versão exibida, mas foram apresentados em episódios posteriores da primeira temporada, mais notavelmente em “O Homem Só” [A Man Alone]. Incluir este material na novelização foi deliberado da parte de J.M. Dillard. Ela esclareceu: “As origens das cenas do livro que não foram transmitidas: algumas vieram de cenas que foram cortadas do roteiro; e minha imaginação fértil“.
Série | DS9 – A Nova Missão |
Título Original | Emissary |
Autor | J. M. Dillard |
Posição na Série Original | Pocket DS9 #1 |
Lançamento Original | 1 de Fevereiro de 1993 |
Imzadi
Imzadi – Peter David
Anos antes de servirem juntos a bordo da USS Enterprise-D, o comandante William T. Riker e a conselheira Deanna Troi tiveram um tempestuoso caso de amor em seu planeta natal, Betazed. Agora, suas paixões esfriaram e eles servem juntos como amigos. Ainda assim, as memórias daquela época permanecem e Riker e Troi permanecem Imzadi – um poderoso termo Betazoid que descreve o vínculo duradouro que eles ainda compartilham.
Durante delicadas negociações com uma raça agressiva chamada Sindareen, Deanna Troi adoece misteriosamente … e morre. Mas a morte dela é apenas o começo da aventura do Comandante Riker – uma aventura que o levará através do tempo, o colocará contra um de seus amigos mais próximos e o forçará a escolher entre regra mais restritiva da Frota Estelar e aquela que ele chama de Imzadi.
Curiosidades sobre “Imzadi”
- O autor Peter David foi inspirado pelo conceito original de Harlan Ellison para o episódio “A Cidade à Beira da Eternidade”, observando que “No roteiro original de Ellison, Kirk estava pronto para sacrificar o universo para salvar Edith Keeler . Essa era a profundidade de seu amor por ela. Para mim, era um conceito tão poderoso que pensei que se eles não deixassem Harlan fazer isso, eu faria. […] Essa foi a gênese de Imzadi“.
- Imzadi alcançou a sétima posição na lista dos mais vendidos do New York Times em 26 de julho de 1992, sua primeira semana na lista. Permaneceu na lista por seis semanas.
- Este romance, junto com sua sequência Triangle: Imzadi II, foi posteriormente coletado no lançamento da Edição de Assinatura Imzadi Forever.
- No Capítulo 32, que ocorre simultaneamente com “Encontro em Farpoint“, o registro do Capitão Picard afirma que é a data estelar 42372.5. No episódio, a data estelar é dada como 41153,8.
Série | TNG – A Nova Geração |
Título Original | Imzadi |
Autor | Peter David |
Posição na Série Original | Pocket TNG (sem número) |
Lançamento Original | 1 de Agosto de 1992 |
Meu Inimigo, Meu Aliado
My Enemy, My Ally – Diane Duane
Ael t’Rllaillieu é uma nobre – e perigosa – comandante romulana. Mas quando os Romulanos sequestram Vulcanos para controlar geneticamente seu poder mental, Ael decide por traição. Capitão Kirk, seu antigo inimigo, se junta a ela em um pacto secreto para destruir o laboratório de pesquisa e libertar os vulcanos cativos. Quando os Romulanos descobrem seu plano, a Zona Neutra fervilha de esquemas e contra-esquemas, sabotagem e guerra!
Curiosidades sobre “Meu Inimigo, Meu Aliado”
- Embora este seja designado como o primeiro livro da série “Rihannsu”, esse termo não foi aplicado até a reimpressão de 2000.
- Embora os romulanos considerassem a tentativa de suicídio um crime em 2372, os inimigos de Ael no Senado esperavam que, se ela recebesse ordens para cruzar a Zona Neutra, sua honra a obrigaria a se matar.
Série | TOS – A Série Original |
Título Original | My Enemy, My Ally |
Autor | Diane Duane |
Arte de Capa | Boris Vallejo |
Posição na Série Original | Pocket TOS #18 |
Lançamento Original | Julho de 1984 |
O Princípio Pandora
The Pandora Principle – Carolyn Clowes
Uma Ave de Rapina Romulana vagueia misteriosamente pela Zona Neutra e entra no território da Federação. O Almirante Kirk e a tripulação da Enterprise investigam, apenas para encontrar a nave morta no espaço. Quando a Frota Estelar ordena que a nave abandonada seja trazida à Terra para investigação, a Enterprise retorna para casa com talvez seu maior prêmio.
Mas a Ave de Rapina carrega uma carga perigosa, uma força mortal que logo é liberada no coração da Federação. De repente, a única esperança de sobrevivência da Federação está enterrada na memória torturada da protegida do Comandante Spock, uma cadete chamada Saavik. Juntos, Spock e Saavik devem retornar ao mundo de pesadelo do nascimento de Saavik, um planeta chamado Hellguard, para descobrir o segredo por trás da ameaça mais mortal dos Romulanos.
Curiosidades sobre “O Princípio Pandora”
- Este é o único romance de Jornada nas Estrelas escrito por Carolyn Clowes.
- A introdução, que apresenta a expedição Vulcana para Hellguard, é ambientada alguns meses após Jornada nas Estrelas: O Filme. A história principal se passa após Saavik entrar na Academia da Frota Estelar e alguns anos antes de Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan.
Série | TOS – A Série Original |
Título Original | The Pandora Principle |
Autor | Carolyn Clowes |
Posição na Série Original | Pocket TNG #49 |
Lançamento Original | Abril de 1990 |
Sobreviventes
Survivors – Jean Lorrah
Treva – uma colônia humana nas periferias do espaço conhecido. Isolado do resto da galáxia, finalmente um relatório de que eles estavam prestes a se tornar uma verdadeira comunidade interestelar – um membro de pleno direito da Federação. Mas agora a USS Enterprise recebeu um sinal de socorro. Treva está no meio de uma revolução violenta, uma revolução liderada por um senhor da guerra impiedoso que cometeu inúmeras atrocidades em nome da liberdade.
Data e a Tenente Tasha Yar são enviados para investigar. Mas assim que chegam a Treva, eles descobrem a verdade – e qualquer solução possível – pode ser muito mais complexa do que uma simples rebelião. Pois o presidente de Treva quer mais do que as boas palavras da Frota Estelar em sua luta contra os rebeldes.
Ela quer suas armas. E antes que a batalha acabe, ela pretende pegá-los. Sobre os cadáveres de Data e Yar, se necessário.
Série | TNG – A Nova Geração |
Título Original | Survivors |
Autor | Jean Lorrah |
Posição na Série Original | Pocket TNG #04 |
Lançamento Original | Janeiro de 1989 |
Herança
Legacy – Michael Jan Friedman
Uma pesquisa de rotina do planeta Alpha Octavius IV se torna desastrosa quando Spock é atacado e envenenado por uma criatura enorme e o grupo de desembarque de Kirk fica preso no subsolo por um violento terremoto. Enquanto Spock luta por sua vida na enfermaria, Scotty organiza uma busca por Kirk e seus homens. No entanto, os esforços de resgate devem cessar quando a USS Enterprise for chamada para o sistema Beta Cabrini, onde uma colônia de mineração está sob forte ataque.
Em Beta Cabrini, a USS Enterprise enfrenta um saqueador chamado Dreen – um homem que Spock vira seu ex-capitão Christopher Pike derrotar anos antes. Lutando contra os efeitos do veneno, Spock se levanta e assume o comando da nave. Logo, Spock e Dreen estão presos em um jogo mortal de gato e rato – um jogo movido por uma vingança louca que pode ter apenas um sobrevivente!
Série | TOS – A Série Original |
Título Original | Legacy |
Autor | Michael Jan Friedman |
Posição na Série Original | Pocket TOS #56 |
Lançamento Original | Agosto de 1991 |
Paraíso Selvagem
A Rock and a Hard Place – Peter David
Nas melhores circunstâncias, a terraformação é uma tarefa difícil e perigosa que opõe os mais resistentes dos pioneiros a um ambiente implacável. Quando os terraformadores do planeta Paraíso ficam atrasados, o Comandante Riker recebe uma licença temporária da USS Enterprise e é enviado para ajudar.
O substituto de Riker na nave estelar Enterprise é um oficial volátil chamado Stone, cujo comportamento logo levanta questões sobre sua habilidade e seu julgamento. Enquanto isso, o Comandante Riker se envolveu em uma vida e luta com a paisagem brutal do Paraíso. No entanto, ele logo descobre que nem todos os perigos do planeta são de origem natural – quando ele fica cara a cara com o maior perigo do Paraíso e o mais hediondo segredo.
Curiosidades sobre “Paraíso Selvagem”
- Este romance, bastante incomum, tem um personagem original (Comandante Quintin Stone) como um dos protagonistas, sendo o outro Riker.
- Deve-se notar que algumas das características de Stone são semelhantes às de Mackenzie Calhoun dos romances Star Trek: New Frontier – incluindo sua cicatriz facial, história quadriculada e desrespeito à autoridade.
Série | TNG – A Nova Geração |
Título Original | A Rock and a Hard Place |
Autor | Peter David |
Posição na Série Original | Pocket TNG #10 |
Lançamento Original | Janeiro de 1990 |
Jornada nas Estrelas – A Nova Geração
Generations – J. M. Dillard
A história começa com o lançamento da USS Enterprise (NCC-1701-B) e o misterioso desaparecimento do Capitão James T. Kirk.
Então, setenta e oito anos depois, o Capitão Jean-Luc Picard da USS Enterprise (NCC-1701-D) recebe um pedido de socorro de um remoto observatório científico. Picard descobre que uma super arma recentemente desenvolvida foi roubada por um cientista desesperado com um enredo insano.
Enfrentando a tarefa mais difícil de sua carreira, o capitão Picard deve procurar a única pessoa com poder para ajudá-lo, uma pessoa há muito considerada morta: o capitão James T. Kirk. Juntos, os dois capitães serão testados como nunca antes. E os dois homens serão forçados a fazer os maiores sacrifícios de suas carreiras para salvar incontáveis milhões de um louco com um plano de destruição em massa.
Curiosidades sobre “A Nova Geração“
- A edição de capa dura foi baseada no corte original do filme, no qual a morte de Kirk foi fundamentalmente diferente. A alteração do final chegou tarde demais para se refletir na novelização. A versão em áudio – lida por John de Lancie – foi adaptada desta edição e, portanto, também contém o final original. A edição de bolso subsequente tem um capítulo recém-reescrito que reflete com mais precisão esse evento do filme.
- A novelização apresenta Spock, McCoy, Uhura e Chekov em cenas ambientadas no prólogo em 2293.
- Embora não haja menção a isso no filme, em um momento no romance enquanto Kirk está de pé na ponte em Veridian III se preparando para pular, ele tem um momento e pensa: “Será que Spock ainda está vivo…“
Série | TNG – A Nova Geração |
Título Original | Generations |
Autor | J. M. Dillard |
Posição na Série Original | Pocket TOS/ TNG |
Lançamento Original | Dezembro de 1994 |
Relíquias
Relics – Michael Jan Friedman
Na tradição da Unificação, aqui está a história que os fãs de Jornada nas Estrelas: A Série Original e Jornada nas Estrelas: A Nova Geração têm clamado – o retorno de Montgomery Scott ao universo Star Trek e seu encontro com a tripulação da USS Enterprise (NCC1701-D).
Perdido no espaço por setenta e cinco anos, Scotty consegue sobreviver contra adversidades incríveis, apenas para ser encontrado pela tripulação da nave Enterprise-D. Embora resgatado, Scotty logo se encontra perdido em um mundo que ele mal reconhece, um mundo que já passou por ele…
Mas a aventura não acabou para o Capitão Scott, que deve fazer o impossível quando a nova Enterprise enfrenta um perigo muito antigo em um setor remoto do espaço. Desta vez, o Capitão Picard e sua tripulação precisarão de mais do que toda sua coragem e todas as suas habilidades para salvar a grande nave da destruição. Desta vez, eles precisarão de um milagreiro.
Curiosidades sobre “Relíquias“
- Este episódio é uma adaptação do quarto episódio da sexta temporada de Jornada nas Estrelas: A Nova Geração, Relíquias [Relics]
O autor Michael Jan Friedman teve menos de um mês para concluir o manuscrito. Ele conversou com o escritor do episódio Ronald D. Moore para perguntar quais elementos foram deixados de fora do episódio final, bem como quaisquer conceitos adicionais que ele teria incluído, se possível.
O romance faz uma série de mudanças e acréscimos ao episódio em que se baseia. Entre estes:
- Vemos o que aconteceu com Scott antes de ser descoberto pela tripulação da Enterprise-D.
- Miles O’Brien e Guinan aparecem neste romance.
- A simulação do holodeck de Scott não apenas recria a velha ponte da Enterprise, mas permite que ele interaja com sua tripulação; isso fazia parte do roteiro do episódio, mas foi cortado por ser muito caro para filmar.
- O papel do Alferes Kane é expandido para incluir a revelação de que ele estava tendo problemas pessoais consideráveis durante o episódio e estava em “maus lençóis” devido ao mau desempenho com o Comandante Riker.
- Uma missão fora da superfície interior da esfera é realizada, e informações encontradas sobre o que aconteceu com os habitantes.
- Franklin refere-se incorretamente a Spock como “Comandante Spock” em um ponto, quando na verdade ele havia mantido o posto de capitão por vários anos naquele ponto. Scott também é conhecido como “Montie Scott” em um ponto.
- O registro da USS Jenolan é NC-567 aqui (em oposição ao NCC), e dado como NCC-2010 no episódio.
- O ônibus espacial de Scott é chamado de Christopher aqui, em homenagem a Shaun Geoffrey Christopher, e dado como Goddard no episódio.
Série | TNG – A Nova Geração |
Título Original | A Rock and a Hard Place |
Autor | Peter David |
Posição na Série Original | Pocket TNG (novelização) |
Lançamento Original | Janeiro de 1990 |
Cemitério Espacial
The Eyes of the Beholders – A. C. Crispin
Depois que várias naves, tanto da Federação quanto do Império Klingon, desaparecem enquanto viajam por uma rota comercial recém-aberta, a “U.S.S. Enterprise” é enviada para investigar. Sua busca leva o Capitão Picard e sua tripulação a um cemitério espacial misterioso cheio de naves de todos os tamanhos e descrições, todas elas mortas no espaço.
No centro do cemitério está um artefato enorme e incrivelmente poderoso, construído por uma antiga raça alienígena. E enquanto a tripulação se esforça para resolver o mistério do artefato, eles involuntariamente acionam seu poder incrível, um poder que ameaça a insanidade e a morte de todos a bordo da “nave estelar Enterprise”.
Curiosidades sobre “Cemitério Espacial“
- Thala usa uma rede de sensores semelhante à usada pela Dra. Miranda Jones em “Não Existe Beleza na Verdade?” [Is There in Truth No Beauty?]
- Selar rejeitou seu casamento arranjado com a egoísta Sukat, decepcionando fortemente toda a sua família. A quantidade de pesar que ela recebeu por esta escolha a inspirou a deixar Vulcano pela Frota Estelar e a impediu de retornar por 15 anos.
- A alienação do artefato é comparada à forma física dos medusianos, visto que vê-lo pode enlouquecer instantaneamente.
Série | TNG – A Nova Geração |
Título Original | The Eyes of the Beholder |
Autor | A. C. Crispin |
Posição na Série Original | Pocket TNG #13 |
Lançamento Original | Setembro de 1990 |
Livros Extras da Coleção Jornada nas Estrelas da Editora Aleph
Jornada nas Estrelas: Manual da Enterprise
Mr. Scott’s Guide to the Enterprise – Shane Johnson
Auxiliado pelos diários de bordo do engenheiro-chefe Montgomery Scott e recentemente desclassificado o material da Frota Estelar, Shane Johnson escreveu o estudo mais preciso e aprofundado disponível sobre a USS Enterprise.
Pela primeira vez em qualquer lugar, deck por deck em detalhes completos e fascinantes, você fará um tour pelo interior da USS Enterprise, o embaixador intragalático mais conhecido da Federação dos Planetas Unidos. Usando dezenas de plantas, esboços e fotografias, você visitará os locais a bordo das aventuras mais famosas do Capitão Kirk, Senhor Spock e do Comandante Scott – e dará uma olhada nunca antes revelada no funcionamento interno de uma nave estelar.
Da sala de engenharia aos aposentos do capitão, da enfermaria ao controle auxiliar, aqui está seu guia completo para a nave estelar mais famosa de todas – a USS Enterprise!
Série | TOS – A Série Original |
Título Original | Mr. Scott’s Guide to the Enterprise |
Autor | Shane Johnson |
Lançamento Original | Julho de 1987 |
Jornada nas Estrelas: Mundos da Federação
The Worlds of the Federation – Shane Johnson
Shane Johnson, autor do best-seller do Star Trek: Manual da Enterprise, leva o leitor a uma jornada imaginativa e fictícia ao universo de Jornada nas Estrelas. Baseado nas aventuras de Jornada nas Estrelas (incluindo Jornada nas Estrelas: A Nova Geração), este livro usa centenas de mapas estelares e desenhos de linhas, bem como um texto rico para delinear a história dos mundos visitados pela nave estelar Enterprise.
Os Mundos da Federação também investigam as raças alienígenas hostis e não alinhadas de Jornada nas Estrelas, desde os ferozes guerreiros do Império Klingon até os enigmáticos e todo-poderosos Organianos. E, como um bônus especial, incluímos um encarte espetacular e colorido das formas de vida alienígenas mais exóticas de Jornada nas Estrelas, apresentando pinturas do famoso ilustrador de ficção científica Don Ivan Punchatz.
Série | TOS – A Série Original |
Título Original | The Worlds of the Federation |
Autor | Shane Johnson |
Lançamento Original | 1989 |
Jornada nas Estrelas: Dicionário da Lingua Klingon
The Klingon Dictionary – Marc Okrand
Finalmente, um livro de fontes abrangente para a linguagem e sintaxe Klingon! Único de seu tipo, este dicionário inclui regras gramaticais fundamentais, palavras e expressões que ilustram a natureza da complexa cultura Klingon, bem como:
- Um guia de pronúncia preciso
- Comandos em Klingon Cortado
- Uso adequado de afixos e sufixos
- Conjunções, exclamações e superlativos
- Estrutura de frase simples e complexas
E mais: a tradução e pronúncia klingon de frases representativas como “Sempre confie em seus instintos“, “Ative o feixe de transporte” e “Renda-se ou morra!“
Título Original | The Klingon Dictionary |
Autor | Marc Okrand |
Lançamento Original | 1985 |
Relacionado
Newton Uzeda
Newton Uzeda, o Terceiro de seu Nome, Viajante de muitos Mundos, Sonhador de Fantasia, Leitor de Sci-fi, o Desafiador da Máquina, o Colecionador de Mundos, o "Último dos Renascentistas", Guardião de Histórias e o Questionador de Autoridades.