Papo nas Estrelas

Um bate papo sobre Ficção Científica! | Séries de TV | Filmes | Livros | Quadrinhos | Vídeogames |

Jornada nas Estrelas – O Sucessor [Friday’s Child] (Episódio)

Jornada nas Estrelas – O Sucessor [Friday’s Child] (Episódio)
Jornada nas Estrelas O Sucessor
Jornada nas Estrelas – O Sucessor (tela de Título)

O Sucesor [Friday’s Child] é o décimo primeiro episódio da segunda temporada da série de televisão de ficção científica Jornada nas Estrelas [Star Trek]. Escrito por D.C. Fontana e dirigido por Joseph Pevney, foi transmitido pela primeira vez em 1 de dezembro de 1967.

Em Jornada nas EstrelasO Sucessor, a Enterprise se envolve em uma luta pelo poder local no planeta Capella IV, onde os Klingons querem direitos de mineração.

Jornada nas EstrelasO Sucessor | Resumo do Episódio

Introcução

A USS Enterprise se aproxima de Capella IV, planeta natal dos Capellans e uma rica fonte do raro mineral topalino. A topalina é vital para os sistemas de suporte de vida de certas colônias de planetóides. A missão do Capitão Kirk da Frota Estelar é obter direitos de mineração. O Dr. McCoy, que já havia visitado Capella, informa os oficiais superiores na sala de instruções; entre outras coisas, ele revela que os capellans têm uma estrutura complexa de tabus e que podem se irritar facilmente.

Kirk deixa Scotty no comando da Enterprise enquanto ele, Spock, McCoy e o oficial de segurança Tenente Grant — adivinhe quem não volta para a nave… — descem e são imediatamente abordados por um grupo de Capellans liderado por Maab. Também no grupo está Kras, um Klingon. Grant reage muito rapidamente, sacando seu phaser, o que leva a uma retaliação imediata: um dos guerreiros com Maab atira seu kleegat, que atinge Grant, matando-o instantaneamente.

Ato I

Diário do Capitão, data estelar 3497.2. Planeta Capella IV. O mineral raro, topalino, vital para os sistemas de suporte de vida das colônias de planetóides, foi descoberto em abundância aqui. Nossa missão: obter um acordo de mineração, mas descobrimos um agente Klingon nos precedeu no planeta. Uma descoberta que custou a vida de um de meus tripulantes. “

Diário de Bordo – Data Estelar 3497.2 – Capitão James T. Kirk

Maab exige que o grupo de desembarque entregue suas armas e instrumentos como uma demonstração de boa fé. Kirk, Spock e McCoy jogam seus phaseres e comunicadores no chão.

O grupo de desembarque deve esperar por um período de tempo. Kirk expressa frustração por perder um tripulante e Spock alerta sobre os riscos das emoções. Uma mulher Capellan entra oferecendo uma fruta, embora McCoy avise para não tocá-la por medo de um tabu. Nesse ínterim, na Enterprise, Chekov acha que detectou outra nave, provavelmente os Klingons, embora Scotty não veja a necessidade de contatar Kirk.

O grupo de desembarque é levado para ver Akaar, que é High Teer, ou líder, das Dez Tribos de Capella. Nesta reunião, Kras tenta obter vantagem diplomática, mas o conhecimento de McCoy sobre a cultura Capellan supera seus esforços. Kras zomba da oferta da Federação, alegando que os Capellans acreditam que apenas os fortes devem viver, assim como os Klingons. Kirk retruca que a mais alta das leis da Federação afirma que Capella pertence aos Capellans, e nunca será tirada deles, e que o espaço Klingon está cheio de mundos que aprenderam a não confiar no Império Klingon da maneira mais difícil. Maab está entusiasmado, acreditando que a competição pelo mineral só pode ajudar Capella. Akaar observa pensativamente que, em todas as suas negociações, os terráqueos nunca mentiram para os capelanos. Maab o avisa que há quem não barganhe com os terráqueos, o que Akaar interpreta como um desafio.

Na Enterprise, Uhura detecta uma transmissão que pode ser um chamado de socorro, mas ela não tem certeza.

Uma luta eclode entre Capellans – um golpe armado. Tanto Maab quanto Akaar estão envolvidos. Durante a briga, Kirk, Spock e McCoy correm para a tenda principal para recuperar seus equipamentos, apenas para descobrir Kras envolvido na mesma busca. Dominando-o, Kirk descobre que foi enviado em uma pequena nave de reconhecimento para negociar os direitos minerais do Império Klingon. Seu povo também precisa do topalino. Antes que Kirk possa aprender mais, a luta do lado de fora termina, e os capellans invadem a tenda, exigindo que Kirk libere Kras. Então Maab entra, declarando-se o novo Teer – Akaar morto na luta. Quando Kras exige que ele mate Kirk, Kirk sugere que ele lute com Kras. Agora que Maab viu o medo em Kras, ele não tem certeza sobre ele.

Em órbita, Uhura confirma que o pedido de socorro é da SS Dierdre, um pequeno cargueiro. Ela afirma que está sendo atacada por uma nave Klingon. Kirk não responde a comunicadores.

No planeta, Eleen, a viúva grávida de Akaar, entra na tenda. Maab a tropeça com sua espada e ela queima o braço no fogo. Porque ela carrega um herdeiro, Maab deve matá-la para solidificar seu governo, mas quando ele está prestes a fazer isso, Kirk interfere, provocando outro corpo a corpo que termina com Eleen e o grupo de desembarque presos juntos. Quando Kirk arrebatou Eleen da lâmina descendente de Maab, ele violou um tabu: nenhum homem pode tocar na esposa de um Teer. Ela exige que Kirk morra antes que ela mesma seja morta.

Uhura não pode alcançar ninguém do grupo de desembarque, mas Scotty decide tirar a Enterprise de órbita para investigar, deixando assim o grupo de desembarque em Capella.

Ato II

“Diário do capitão, data estelar 3498.9. Tenente Comandante Scott no comando temporário. Fomos forçados a deixar Capella para ajudar uma embarcação da Federação sob ataque de uma nave Klingon. Não fomos capazes de entrar em contato com nosso grupo de desembarque antes de sermos forçados a responder o sinal de socorro. Nossa incapacidade de chegar ao grupo de desembarque é estranha. E … estou preocupado. “

Diário do Capitão, Data Estelar 3498.9 – Capitão James T. Kirk

Eleen e o grupo de desembarque foram presos juntos para aguardar a decisão de Maab. Eleen está com muita dor e McCoy pretende ajudá-la. Kirk entende que isso é uma distração, pois ninguém tem permissão para tocá-la. Kirk e Spock superam seus guardas e fogem para as colinas com Eleen. Eles são capazes de recuperar seus comunicadores, mas não seus phaseres.

No espaço, a Enterprise não foi capaz de localizar a Deirdre, o que é estranho, já que sua velocidade máxima é limitada a Dobra 2. O alferes Chekov também não pode detectar destroços da estação científica.

“Diário do capitão, data estelar 3499.1. Antes de deixar o acampamento Capellan, conseguimos recuperar nossos comunicadores. Nossos phaseres não foram encontrados. Fugimos para as colinas, mas sabemos que os Capellans acabarão nos encontrando. Só pelo cheiro, se necessário. E nós aprendemos mais uma coisa. A moça, Eleen, odeia o futuro filho que está carregando. “

Diário do Capitão, Data Estelar 3499.1 – Capitão James T. Kirk

O grupo de desembarque, com o relutante Eleen, refugiou-se em um desfiladeiro estreito com uma entrada ampla, mas defensável, e uma saída estreita em forma de rampa. McCoy exige inspecionar Eleen e após receber um tapa no rosto devolve o tapa nela para convencê-la de sua determinação, enquanto Kirk e Spock cuidam de sua posição. Ele determina que a criança pode nascer em breve. Kirk propõe bloquear a entrada com uma interrupção sônica; dois comunicadores ligados entre si podem produzir uma vibração harmônica. Isso causará um deslizamento de pedras, vedando a entrada e ganhando tempo, pois o grupo de busca Capellan será forçado a contornar as colinas para o outro lado. Várias pedras grandes caem com o rompimento, ferindo muitos capelanos.

Ato III

Durante a confusão, Kras consegue recuperar um phaser de um dos guerreiros caídos e rapidamente mata o Capellan com sua própria lâmina. O grupo de desembarque continua – Kirk descobre uma caverna na qual o grupo de desembarque busca refúgio.

Na Enterprise, incapaz de descobrir a origem do chamado de socorro, Scotty faz Chekov puxar a fita e percebe como ele foi enganado: a Deirdre chamou especificamente a Enterprise pelo nome – e não há como um cargueiro saberia que a Enterprise estava neste setor. Claramente, a intenção era atrair a Enterprise para longe de Capella IV. Para ter certeza, Scotty fez Sulu completar o padrão de busca.

Na caverna, Kirk usa uma das tábuas de Magnasita-nitron de McCoy para acender um fogo, iluminando o interior da caverna. Kirk e Spock deixam McCoy lá para supervisionar o parto, enquanto procuram por armas. Eleen expressa frustração porque o filho vai pertencer ao marido e ela não quer que ele nasça. McCoy tenta convencê-la de que ela deseja o filho e que este pertence a ela. No momento em que Kirk e Spock fabricaram as armas, Eleen dá à luz.

“Diga a si mesmo, a criança é minha. “A criança é minha. É minha!””
“Sim, é seu.”

McCoy e Eleen, em um desentendimento na comunicação…

A Enterprise terminou seu padrão de busca e volta para Capella IV. A Tenente Uhura recebe outro pedido de socorro, desta vez da USS Carolina. Scotty ignora, embora a Carolina seja registrada no setor.

Quando Kirk e Spock saem para fazer um reconhecimento, Eleen atinge McCoy com uma pedra e foge sem a criança. Kirk e Spock fabricaram arcos e descobrem o que aconteceu com McCoy. Ele fica com a criança enquanto eles se preparam para encontrar os Capellans.

A caminho de Capella IV, a Enterprise é interceptada por uma nave de guerra Klingon – esperando no espaço, estabelecendo uma linha e desafiando a Enterprise a cruzá-la.

Ato IV

Os Capellans encontraram o caminho para a outra entrada do abismo, e o grupo de desembarque se posicionou nas rochas com vista para o corte. Antes que eles possam atacar, Eleen aparece. Ela mente para Maab, dizendo-lhe que todos os terráqueos e seu filho pequeno estão mortos. Maab aceita sua palavra, acreditando que ela segue o código de honra Capellan, mas Kras suspeita imediatamente. Ele questiona a palavra de Eleen, irritando Maab e Eleen. Quando Maab se recusa a verificar sua afirmação, Kras saca um Phaser da Frota Estelar roubado e se oferece para demonstrar a eles o que matar realmente significa. Durante a batalha que se seguiu, os Capellans são apresentados ao arco e flecha, uma arma que eles nunca desenvolveram. Kras consegue um impasse; para quebrá-lo, Eleen se propõe a fugir como um sacrifício e uma distração. Maab decide devolver a vida dela para ela, que perde a sua própria. Ele avança sobre o klingon e se sacrifica para atrair o fogo de Kras: seu tenente Keel está pronto e mata o klingon no peito com um kleegat.

Como o confronto está prestes a terminar mal, Scotty e um grupo de resgate aparecem, apontando seus phaseres para eles e exigem a rendição dos Capellans. McCoy surge das colinas com o novo Teer, Leonard James Akaar. Eleen assina o acordo de mineração como regente para o novo Teer, e a equipe da Frota Estelar retorna para a Enterprise. Na ponte da Enterprise, Kirk e McCoy comentam com orgulho como o novo Teer de Capella IV recebeu o nome de ambos. Spock comenta que os dois ficarão insuportavelmente satisfeitos consigo mesmos por pelo menos um mês. A Enterprise então parte de Capella IV.

Assistir o Episódio

Onde assistir Jornada nas Estrelas?
Assista Jornada nas Estrelas: O Sucessor!

Review de Jornada nas EstrelasO Sucessor

Assista Jornada nas Estrelas – O Sucessror (Review)
Jornada nas Estrelas - O Sucessor
  • Direção
  • Roteiro
  • Diversão
  • Questões Técnicas
3.5
Sending
User Review
0 (0 votes)
 Friday's Child
(1967) on IMDb

Jornada nas Estrelas – O Sucessor (Imagens)

Camisa Vermelha – Tenente Grant (In Memorian)

Jornada nas Estrelas O Sucessor
Tenente Grant – Morto por um Kleegat Capellan

Curiosidades sobre o episódio

  • No roteiro original de Dorothy Fontana, Eleen sacrificou seu filho por sua própria vida. Gene Roddenberry se opôs a isso e mudou o final para o que aparece no episódio final. Fontana também imaginou Eleen como uma mulher forte, que se rebela contra uma sociedade que considera as mulheres apenas como mães e donas de casa.
  • Nas imagens da visita anterior do Dr. McCoy à Capella IV, ele está vestindo seu uniforme da Frota Estelar atual, em vez de um uniforme específico da Frota Estelar por volta de 2265 (TOS: “Onde eNenhum Homem Jamais Esteve“). Isso presume que McCoy estava estacionado no planeta antes de sua atribuição como oficial médico-chefe da Enterprise. No entanto, como McCoy não aparece nos episódios da 1ª temporada de Jornada nas Estrelas, “E as Meninas, de que são Feitas?” e “Missão de Misericórdia“, e porque a duração de sua missão foi de “apenas alguns meses“, é possível que ele tenha sido temporariamente transferido para Capella IV durante um (ou ambos) desses períodos, o que significa que seu uniforme está correto.
  • Leonard James Akaar apareceu como um influente almirante da Frota Estelar em vários romances Star Trek: Deep Space Nine que se passam após o fim dos eventos retratados na tela, sugerindo que a previsão meio brincalhona de Kirk de que o nome entraria na história realmente se tornar realidade, até certo ponto.
  • Este é o primeiro episódio em que Chekov faz a duvidosa afirmação de que algo está sendo inventado na Rússia. Nesse caso, ele afirma que o velho ditado da Terra: “Engane-me uma vez, a culpa é sua. Engane-me duas vezes, a culpa é minha” (parafraseado), foi inventado na Rússia. Ele faz isso com um sorriso malicioso, sugerindo que pode estar apenas brincando.
  • O título do episódio é derivado de um poema inglês tradicional, conhecido como “Monday’s Child” (A Criança de Segunda-Feira). A referência é a uma frase da versão do poema em Harper’s Weekly de 1887: “A criança de sexta-feira está cheia de aflições”.

Poema Original – “Monday’s Child”

Observação: a “tradução” do poema tem a intenção de apenas trazer o poema diretamente para o português, sem preocupações com forma e rima, e não de adaptá-lo para nossa lingua.
Osservação 2: Esta é a versão original do poema e não a versão na qual o título do episódio foi inspirado.

Monday's child is fair of face,
Tuesday's child is full of grace.
Wednesday's child is full of woe,
Thursday's child has far to go.
Friday's child is loving and giving,
Saturday's child works hard for a living.
And the child born on the Sabbath day
Is bonny and blithe, good and gay.
A criança de segunda-feira é bela de rosto,
O filho de terça-feira é repleta de graça.
A criança de quarta-feira está cheia de tristeza,
O filho de quinta-feira ainda precisa ir muito longe.
A criança de sexta-feira é amorosa e generosa,
A criança de sábado trabalha muito para viver.
E a criança nascida no dia de Sabbath
É bonito e alegre, boa e alegre.

Ficha Técnica de “O Sucessor

Título OriginalFriday’s Child
DireçãoJoseph Pevney
RoteiroD. C. Fontana
Diretor de FotografiaJerry Finnerman
TemporadaJornada nas Estrelas (TOS) Segunda Temporada
Lançamento01/12/1967
Lançamento da Versão Remasterizada06/01/2007
Data Estelar3497.2
Ano Terrestre2267
Camisas Vermelhas Mortos1 | Tenente Grant (Morto por um Kleegat)
Jornada nas Estrelas – O Sucessor [Friday’s Child] (Ficha Técnica)

Episódio Anterior de
Jornada nas Estrelas

Jornada nas EstrelasA Caminho de Babel

Próximo Episódio de
Jornada nas Estrelas

Jornada nas Estrelas – Os Anos Mortais

Newton Uzeda

Newton Uzeda, o Terceiro de seu Nome, Viajante de muitos Mundos, Sonhador de Fantasia, Leitor de Sci-fi, o Desafiador da Máquina, o Colecionador de Mundos, o "Último dos Renascentistas", Guardião de Histórias e o Questionador de Autoridades.

1 comentário em “Jornada nas Estrelas – O Sucessor [Friday’s Child] (Episódio)

  1. sim, concordo os senhores são grandes pesquisadores, parabéns nunca vi equipe tão empenhada a divulgar dados da série de ficção científica, a paixão e o dever por Jornada nas Estrelas, para mim é uma honra poder acompanhar agora suas explanações, sou fã desde criança desta série e também dos filmes de longa metragem que se seguirão posteriormente nos anos 80, bravo.

Concorda conosco ou erramos em algo?