Star Trek: Discovery – Temporada 03 (EP 3) | Povo da Terra [People from Earth] (Review)
No terceiro episódio da terceira temporada de Star Trek: Discovery, Povo da Terra, finalmente reunidos, Burnham e a tripulação da USS Discovery viajam para a Terra, ansiosa para saber o que aconteceu com a Federação em sua ausência. A Discovery ganha uma nova tripulante. Saru é finalmente Capitão!!!
Resumo do Episódio – Povo da Terra
Em uma entrada de registro definida para ser transmitida automaticamente se e quando a USS Discovery fosse encontrada, Michael Burnham descreve seu ano passado longe da nave no futuro, bem como a natureza da Queima e o colapso da Federação. Ela explica que se tornou uma mensageira com o objetivo de buscar pistas sobre o que causou a Queima, buscar formas de reunir a Federação e procurar a Discovery. Burnham aparentemente passa algum tempo viajando sozinha em uma pequena embarcação, mas também mostra que trabalha e é amiga de Cleveland Booker. Burnham revela que aceitou o fato de que pode nunca mais ver seus ex-companheiros de tripulação novamente – mas seu registro é interrompido quando ela recebe uma notificação de que a Discovery foi detectada.
Depois de resgatar a nave do gelo parasita na Colônia, Burnham sobe a bordo da Discovery e abraça seus companheiros de tripulação enquanto compartilha um aceno de cabeça com Philippa Georgiou. Burnham e Saru se atualizam enquanto caminham pelos corredores. Burnham diz que enviou uma transmissão para Terralysium, mas que a resposta demorou meses para chegar e os residentes não sabiam de sua mãe. Burnham também prometeu dar a Booker um pouco do dilithium da Discovery, que Saru promete honrar.
Na ponte, Burnham descreve como a Queima matou milhões, embora Paul Stamets diga que nada poderia ter afetado todos os dilithium no espaço ao mesmo tempo. Ela revela que descobriu uma transmissão de 12 anos em um canal obsoleto da Frota Estelar. A mensagem do almirante Senna Tal diz que ele aguarda o restante do pessoal da Frota Estelar na Terra. Burnham propõe usar o Motor de Esporos para pular para a Terra, que é distante o suficiente para que ela não pudesse viajar tão longe. Stamets pergunta se ele deve se preparar para um salto, mas olha entre Saru e Burnham, sem saber quem está no comando. Saru observa que os dois devem decidir quem se tornará o Capitão, mas Burnham recusa e diz a Saru que ele deveria estar no comando e diz que ela não tem certeza se ela foi certa para tal posição. Saru se senta na cadeira do capitão e diz à tripulação para se preparar para sua missão, levando a tripulação a responder “Sim, capitão.“
Ato 1
Fora da Discovery, vários pods de trabalho e DOT-7s consertam o casco da nave. Lá dentro, a alferes Sylvia Tilly olha para uma parede memorial com a insígnia da Frota Estelar. Ela diz a Burnham que não teve tempo para lamentar aqueles que morreram ou foram deixados para trás no passado, incluindo sua mãe, primos e outras famílias. Eles viveram suas vidas e morreram séculos atrás, diz ela em prantos. Ela espera encontrar algo familiar na Terra para aterrá-la, como o Arco do Portal, a Grande Pirâmide ou bolo caseiro. “Bolo é eterno“, Burnham responde levianamente. Tilly diz que sabe que Burnham deixou a equipe da Discovery ir, o que Burnham não nega, e os dois se abraçam. Tilly diz que Burnham também parece “mais leve“.
Booker sobe a bordo da Discovery e fica surpreso ao encontrar não Keyla Detmer ou Tilly nos controles, mas Georgiou, sobre quem ele diz que Burnham o alertou. Ela interroga Booker sobre se seu relacionamento com Burnham é romântico; ele inicialmente nega, depois se recusa a continuar a discutir o assunto com ela. Georgiou diz que não tem mais certeza de que a Burnham de 3189 ainda será “séria e fará a coisa certa“.
Mais tarde, Burnham extrai algum dilítio do núcleo do Discovery. A quantidade de dilithium surpreende Book, que diz que pode operar até uma dúzia de setores. Burnham revela que a nave parece “familiar“, mas “distante“, e Booker diz que ela não deve necessariamente nada à tripulação da Discovery. Ele também avisa que o estoque de dilithium tornará a nave um alvo. Ela se oferece para trazer Booker com eles para a Terra, onde diz que ele estaria a salvo daqueles que irritou. Ele diz que acredita em seu trabalho de conservação e não deseja desistir, mas ela diz que a Discovery precisa de sua ajuda para mascarar seus estoques de dilithium.
Na sala de preparação, Saru diz a Burnham que não tem certeza de confiar em seu julgamento e que, embora esteja grato por ela ter apoiado sua capitania, ele ficou surpreso com a falta de interesse dela no trabalho. Burnham diz que se adaptou ao novo futuro inesperado em que se encontraram. A nave de Booker é levada para a área de transporte, onde o dilítio é carregado e encoberto. Usando o Motor de Esporos, a Discovery salta para o Sistema Sol, perto de Saturno. Book, impressionado, diz que Burnham não lhe contou sobre “a parte giratória“.
Conforme a Discovery se aproxima da Terra, um sistema de avançadas matrizes geradoras de campos de força é ativada, criando uma barreira impenetrável ao redor do planeta. Duas naves não pertencentes à Frota Estelar se aproximam enquanto a Discovery entra em alerta vermelho. Eles são saudados pela Capitão Ndoye da Força de Defesa da Terra Unida, que considera seu método de comunicação na tela de exibição “esquisito“. Ela informa Saru que o Discovery violou os regulamentos C1922 e F031 do fretamento da Terra Unida e ordena que a nave saia imediatamente.
Ato 2
Saru apresenta a história de disfarce da Discovery – que estava em uma expedição científica de longo prazo quando foi efetivamente encalhado pelo Queima, e que eles são os descendentes da tripulação original. Ndoye observa que o design e a metalurgia do navio indicam que ele foi construído entre os séculos 23 e 25 e expressa ceticismo de que um navio tão antigo ainda estaria em serviço. Burnham e Book, ambos vestindo roupas civis, deixam a ponte em silêncio. Ndoye insiste que o navio seja inspecionado e abruptamente irradia seus inspetores para o outro lado do navio, assustando a tripulação da Discovery.
Nos aposentos de Burnham, ela e Booker se vestem com uniformes da Frota Estelar para não levantar suspeitas, embora Booker reclame do uniforme. É “apenas um uniforme“, responde Burnham. No corredor, ela encontra Georgiou, que também está vestido com um uniforme da Frota Estelar, embora com uma patente de almirante. Ela observa que Burnham não parece feliz por estar de volta ao uniforme e especula que ela se acostumou a viver de acordo com suas próprias regras, o que permitiu a Burnham descobrir quem ela realmente era.
Na sala de preparação, Saru diz a Ndoye que ficou perplexo com as boas-vindas rudes da Terra. Ela responde que a Terra foi construída para ser autossustentável após a Queima, mesmo quando os invasores tentavam apreender o dilítio restante. Ela diz que o atual líder dos invasores é um homem “implacável” chamado Wen. Ndoye diz a eles que a Federação e a Frota Estelar deixaram a Terra um século antes, partindo para um destino desconhecido. Ela diz que muitas das naves destruídas em Burn eram da Federação, e que muitos achavam que se tratava de um ataque e poderia acontecer novamente que sua presença na Terra o tornava um alvo. Burnham pergunta sobre a mensagem de Senna Tal, enviada há doze anos; Os registros de Ndoye mostram que ele morreu em um navio que partia dois anos antes.
Na engenharia, os inspetores da Terra Unida examinam o equipamento, irritando a tripulação. Adira, uma jovem oficial, questiona por que o cubo de esporo está conectado aos controles da ponte da Discovery. Stamets explica que usa o cubo para reações controladas de esporos, o que requer coordenação com a ponte. Adira responde que a nave é “praticamente um museu“. Adira diz a Stamets que eles têm apenas dezesseis anos, mas outro inspetor os avisa para não envolverem a equipe da Discovery. De repente, a nave emite um alerta vermelho.
Cinco naves se aproximam – as naves de Wen, avisa Ndoye. Saru responde à saudação de Wen, e o invasor com capacete diz a eles para renderem seu dilithium imediatamente, não convencido de que o navio não tem nenhum. Ndoye ordena que a Discovery deixe a Terra e eles vão lidar com Wen, mas ela e seus inspetores inesperadamente se vêem incapazes de ir embora.
Ato 3
Burnham encontra Booker na bagunça da nave, onde ele tem bebido sintetol sem saber. Ela diz que tem um plano, mas não obteve permissão de Saru.
Na engenharia, Tilly e Stamets encontram um dispositivo desconhecido conectado a seus sistemas dentro de um console. Ele se conectou ao sistema de defletores do Discovery para bloquear os transportadores dos inspetores e levará horas para ser desativado com segurança. Os dois rapidamente começam a suspeitar de Adira, que estava examinando aquele console antes e tinha um conhecimento suspeito sobre os sistemas de sua nave de 900 anos. Eles estão confusos quanto ao motivo de Adira prender seu próprio pessoal a bordo, mas Stamets especula que ela estava tentando ganhar tempo para alguma coisa.
Burnham e Booker partem em sua nave, junto com o suprimento de dilítio da Discovery. Saru está com raiva, mas percebe que Burnham deve ter um plano. Ndoye ordena que suas naves tenham como alvo as naves invasoras, dizendo que Wen não pode obter o dilithium. Em sua nave, Booker diz que as naves de ataque são muito menos poderosas do que as que ele está acostumado. Enquanto Grudge está por perto, Burnham e Booker discutem a estratégia em uma abreviatura que destaca sua familiaridade e história trabalhando juntos. Burnham diz a Wen que eles enviarão o dilithium se ele concordar em deixar a órbita da Terra imediatamente.
Saru coloca o Discovery na linha de fogo das naves da Terra Unida para proteger Burnham. Torpedos quânticos, disparados das naves terrestres, derrubam completamente os escudos do Discovery e causam explosões na ponte, mas o sacrifício de Saru atrasou apenas brevemente uma batalha. Wen diz a Burnham e Booker que ele baixará seus escudos para permitir que o dilithium seja transportado a bordo. Conforme as tensões aumentam, Joann Owosekun relata que a nave de Booker foi encoberta e Gen Rhys diz que os invasores estão desligando as armas.
As portas do turboelevador se abrem para revelar Burnham e Booker mantendo Wen em cativeiro. Eles o transportaram de sua nave para a Discovery, e os invasores não estão dispostos a atirar neles com Wen como refém. Burnham diz que é hora de Ndoye e Wen conversarem.
Ato 4
Wen reclama que a Terra guarda seu dilítio sem usá-lo, deixando outros sofrendo. Burnham os incentiva a falar cara a cara. Wen não coopera, mas um impaciente Georgiou o ataca e remove seu capacete, revelando que ele é humano.
Enquanto isso, Stamets encontra Adira em um Tubo Jefferies, estudando o navio. Ele pergunta por que eles sabotaram a Discovery, e eles explicam que acharam a tecnologia da nave suspeita. Ele explica que o Discovery usa o Motor de Esporos como uma forma alternativa de viagem mais rápida que a luz e que ele é o único navegador humano do sistema. Stamets revela que a descoberta é do ano de 2258 e exige que Adira revele seu segredo também. Adira explica que eles se tornaram inspetores na esperança de encontrar uma nave estelar da Federação e que desejam acompanhar a Discovery em sua missão. Ela diz que conhece Tal.
Na sala de preparação, Burnham observa que a embarcação de Wen está lotada e quebrada. Wen revela que é de uma antiga colônia de pesquisa em Titã que se tornou independente da Terra há um século, mas foi devastada por um acidente em sua instalação de pesquisa de hidrocarbonetos líquidos que destruiu um terço dos habitats, arruinou seu solo cultivável e os deixou sem comunicações de alcance. Ele diz que a primeira nave enviada à Terra em busca de ajuda foi destruída, e que a população de Titã sabia que eles estavam por conta própria. Ndoye diz que a Terra não sabia dos problemas de Titã. Os oficiais da Frota Estelar propõem uma troca, com a Terra fornecendo ajuda e Titã compartilhando suas descobertas de pesquisa.
Ndoye posteriormente elogia o tratamento de Saru com Wen e convida a tripulação da Discovery para visitar a Terra. Ela também autorizou Adira a permanecer a bordo do Discovery e deseja-lhes boa sorte na busca pela Frota Estelar. Saru diz que Stamets disse a ele que Adira sabe como encontrar Tal. “Eu sou o almirante Tal“, revela Adira. Saru mais tarde diz a Burnham que Adira, embora humana, se juntou a um simbionte Trill. Burnham disse ter visto Trills nas bolsas, mas não sabia que eles carregavam simbiontes. Saru diz que os dados da Esfera indicam que os simbiontes são sencientes, benevolentes e de vida longa, fazendo a transição entre hosts que podem acessar as memórias de hosts anteriores. No entanto, Adira tem alguns problemas para acessar as memórias de Tal, possivelmente porque Adira é Humana, não Trill. Burnham admite que deveria ter informado Saru sobre seu plano com antecedência. Ela acrescenta que ficaria orgulhosa de servir como seu primeiro oficial, mas que seu ano sozinha no futuro significava que ela deixaria de lado certas coisas no Discovery e que precisará de tempo para “encontrar o caminho de volta para eles“. Saru diz que vai confiar que ela crescerá durante sua mudança.
Burnham se despede de Booker. Ele diz que ela deve a ele, embora Burnham replique que ela lhe forneceu dilítio e vida em um novo quadrante.
Na ponte, Burnham encontra Saru assistindo na tela uma imagem do prédio que costumava abrigar a Academia da Frota Estelar. O resto da tripulação da ponte foi à superfície para uma visita, mas Burnham diz que vai admirar a vista do Discovery ao lado de Saru. Na superfície, Tilly, Owosekun, Detmer, Rhys, Nilsson e Bryce visitam uma árvore sob a qual muitos deles costumavam estudar na academia, agora crescida em um enorme tronco. Rhys observa que agora eles estão no mesmo lugar, separados por 930 anos. Saru saúda Tilly, que pede mais cinco minutos no planeta, um pedido que Saru concede.
Review de Povo da Terra
Star Trek: Discovery - Povo da Terra
User Review
( votes)Curiosidades do Episódio – Povo da Terra
- Este episódio revela que a Terra deixou a Federação Unida de Planetas após a Queima um século antes. O status das colônias em Luna não foi revelado, mas a Terra aparentemente não se comunica com outros mundos no Sistema Sol, como Titã.
- “Povo da Terra” também discorre sobre a natureza da própria Queima. Em vez de simplesmente detonar, como Book simplificou demais em “Aquela Esperança é Você, Parte 1” [That Hope Is You, Part 1], o dilithium espontaneamente ficou inerte e fez com que qualquer nave estelar com um núcleo de dobra ativo sofresse uma quebra de contenção e explodisse. Burnham estima que o evento matou milhões de pessoas e causou o colapso da Federação quase da noite para o dia, uma vez que grande parte da Frota Estelar foi destruída.
- Povo da Terra primeiro episódio a mostrar as naves da Frota Estelar do século 31 antes de sua destruição, pois só as vimos depois de terem sido destruídas durante a Queima.
- Este é o primeiro episódio ou filme a usar uma data estelar de seis dígitos, sem incluir o decimal. Os primeiros três dígitos (865) são consistentes com o ano 3188 no sistema estelar usado em Jornada nas Estrelas: A Nova Geração (TNG), Jornada nas Estrelas: A Nova Missão (DS9), Jornada nas Estrelas: Voyager (VOY) e Star Trek: Lower Decks (ST:LD).
- Paul Stamets confirma a Adira que a Discovery e sua equipe partiram no ano de 2258. Isso significa que a última parte da 2ª temporada ocorre ao mesmo tempo que Star Trek na realidade alternativa (Universo Kelvin).
O diretor do episódio Jonathan Frakes interpretou um humano hospedando um simbionte Trill, como Adira é revelado em “O Hospedeiro” [The Host] (ST:TNG S04E23). - Em 2367, os humanos não podiam servir como hospedeiros para os simbiontes Trill por mais do que um curto período. Isso aparentemente mudou em 3189, embora a dificuldade de Adira em acessar as memórias de Tal pudesse indicar que a união ainda é instável.
- Burnham, uma xenoantropologista treinada pelo poder da conveniência do plot do século 23, menciona que não tinha ideia da existência de simbiontes Trill. Isso é consistente com o já mencionado “O Hospedeiro”, que ocorre em 2367, no qual a Dra. Crusher também desconhecia sua existência antes do episódio.
Imagens de Povo da Terra
Ficha Técnica de Povo da Terra
Série: | Star Trek: Discovery |
Temporada: | 03 |
Número do Episódio: | 03 |
Direção: | Jonathan Frakes |
Roteiro: | Bo Yeon Kim; Erika Lippoldt |
Título Original: | People From Earth |
Data Estelar: | 865211.3 |
Lançamento: | 29/10/2020 |
IMDB: | https://www.imdb.com/title/tt10199644/?ref_=ttep_ep3 |