Papo nas Estrelas

Um bate papo sobre Ficção Científica! | Séries de TV | Filmes | Livros | Quadrinhos | Vídeogames |

Star Trek: Lower Decks – Temp. 01 Ep. 08 – Verdade [Veritas] (Review)

Star Trek: Lower Decks –  Temp. 01 Ep. 08 –  Verdade [Veritas] (Review)

Em Star Trek: Lower DecksVeritas, Mariner, Boimler, Tendi e Rutherford são pegos de surpresa quando alienígenas os forçam a testemunhar sobre uma série de eventos aparentemente não relacionados.

Resumo do Episódio 8 de Star Trek: Lower Decks – Veritas

Prólogo

Star Trek: Lower Decks  s01e08 Title Screen
Star Trek: Lower Decks (Ep. 08) Veritas – Tela de Título

Em K’Tuevon Prime, os alferes Beckett Mariner, Brad Boimler, D’Vana Tendi e Sam Rutherford são todos jogados no que parece uma cela de prisão, embora nenhum deles tenha a menor ideia de por que estão lá. Boimler fica em pânico pensando que vai perder a aula de cerâmica. Enquanto Boimler chama alguém para lhes dar mais informações sobre o que está acontecendo, Tendi se pergunta se sua replicação de gelo talvez os tenha colocado em problemas. Boimler diz a eles que viu a equipe sênior sendo levada para outra sala, e Mariner tenta assegurar-lhes que sua cela atual é muito melhor do que uma cela de prisão Klingon, e que o que quer que esteja acontecendo provavelmente não é grande coisa. Enquanto ela diz isso, no entanto, eles começam a subir para outra sala.

Primeiro Ato

Eles são todos levados para uma sala escura, que está cheia de Primes que estão cantando e tocando tambores. Rutherford vê a equipe sênior suspensa por um feixe de luz, e Mariner suspeita que eles estão sendo julgados. Enquanto eles falam, Clar, um dos Primes, bate um martelo e anuncia na sala que Mariner, Boimler, Tendi e Rutherford foram trazidos para oferecer depoimentos sobre a equipe sênior da USS Cerritos.

Todos os alferes questionam sobre o que eles estão testemunhando, mas Clar diz a eles que eles só podem falar na Trombeta da Franqueza, e que só se pode falar a verdade. Clar chama Mariner para testemunhar, e ele afirma que os registros de Cerritos indicam que ela estava na ponte quando o Cerritos estava em contato com a espaçonave Clicket Tweerk na data estelar 57818.4, e exige que ela conte à sala os acontecimentos daquele dia. Mariner avança e inicia seu testemunho.

Na baía de reparos do Cerritos, Mariner, Boimler, Tendi e Rutherford estão fazendo manutenção em uma nave auxiliar. Enquanto eles trabalham, Mariner e Boimler estão tendo um debate sobre quem é “O Cara” entre Roga Danar e Khan Noonien Singh, e Tendi brevemente pede licença para usar o banheiro, mas volta para dizer a eles que o navio está em alerta vermelho. Eles se perguntam por que não ouviram um alarme, e Rutherford diz que mexeu no alarme de alerta vermelho para que soasse mais alto na área de reparos.

Percebendo que ele fez algo errado, todos os alferes saem correndo da área de reparos para ver se o navio está realmente em alerta vermelho, e Boimler teme que eles tenham problemas por ignorá-lo. Mariner e Boimler correm para o turboelevador para se apresentarem na ponte. Boimler ainda está preocupado e garante a si mesmo que se eles simplesmente contarem à Capitão Carol Freeman a verdade sobre o motivo do atraso, ela entenderá, mas Mariner não está disposto a correr o risco de fazer com que Rutherford seja despedido e diz a ele apenas para segui-la conduzir. Boimler não tem certeza se eles podem fingir na ponte, mas Mariner diz que, se não o fizerem, todos vão acabar sendo expulsos da nave e transferidos para a Terra.

Freeman é transportada para a ponte, segurando um mapa da Zona Neutra Romulana, e confuso que os Clickets simplesmente a atacaram por agradecer a eles. Os Clickets saúdam a Cerritos com raiva, acusando-os de traí-los depois que lhes deram o mapa. Freeman tenta assegurar ao capitão Clicket que tudo isso é apenas um mal-entendido, enquanto Mariner e Boimler se esgueiram pela ponte para suas posições. Boimler se pergunta quem é o clique enquanto ele e Freeman continuam a discutir, mas Mariner simplesmente diz a ele para continuar. Freeman tenta assegurar que nenhuma ofensa foi intencional, mas o Clicket exige o mapa de volta, antes de cortar a transmissão.

A Capitão pergunta a Mariner o que ela pensa, e Mariner simplesmente responde que acredita que Freeman sabe exatamente como lidar com a situação. Freeman concorda e pede opções a Boimler. Boimler está nervoso enquanto tenta agir como se soubesse o que está acontecendo e diz que tem fé no que Freeman deseja fazer. Freeman não está procurando elogios e o encoraja a dar uma solução, para a qual ele sugere nervosamente manobras evasivas, para grande surpresa da tripulação da ponte. Boimler tenta fingir que está brincando e sugere usar o Motor de Impulso para executar um Crazy Ivan, mas o Comandante Jack Ransom simplesmente diz que ele está se envergonhando.

Freeman então diz a Mariner para enviar aos Clickets uma mensagem, que ela interpreta como um tiro de aviso com os phasers, para grande choque da tripulação da ponte. Freeman com raiva diz que ela pretendia convidá-los para jantar, e os Clickets atiram de volta nos Cerritos.

Clar pergunta sobre o que Mariner está falando enquanto testemunha, duvidando que Mariner não saiba o que está acontecendo em seu próprio navio o tempo todo. Mariner não se orgulha disso, mas admite que nem sempre está ciente do que está acontecendo. Clar exige que ela conte a eles sobre o mapa, mas ela nem parece perceber que havia um mapa, confundindo o mapa com cartografia estelar. Clar a despreza e faz com que a trave a segure sobre um tanque de enguias, mas antes que ela possa ser deixada lá, Boimler confirma a história de Mariner. Convencido de que Mariner estava confuso com o que estava acontecendo, Clar chama Rutherford para depor. Rutherford está confiante, pois seu implante cibernético lhe dá uma memória perfeita, e Clar exige que ele conte os eventos que aconteceram na data estelar 57791.1. Ele fica inseguro, mas Clar insiste nessa data.

Rutherford está girando os capacitores EPS para que não superaqueçam, quando ele é abordado pelo Tenente Shaxs e pelo Tenente Comandante Andy Billups. Shaxs pergunta se seu implante tem manuais de voo e informações sobre reparos Romulanos, e Rutherford diz que teria após uma atualização. Billups ordena que ele atualize o implante, apesar do protesto de Rutherford, preferindo atualizá-lo enquanto ele dorme. Eles mais uma vez exigem que ele faça isso imediatamente, e ele inicia a atualização. Eles começam a informá-lo sobre um plano, antes que ele desmaie, sem ouvir seu plano.

Quando ele acorda novamente, ele está na frente de dois vulcanos inconscientes e quase nus. Shaxs o elogia por nocauteá-los, fazendo Rutherford perceber que seu implante assumiu suas funções motoras. Billups os leva sobre um museu, e eles estão prestes a iniciar um “salto HALO” enquanto Rutherford tenta entender o que está acontecendo, mas ele é empurrado para fora do navio e desmaia mais uma vez no ar.

Ele acorda no museu, embaixo de uma Ave-de-Rapina Romulana, e Shaxs tenta embarcar nela, dizendo a Rutherford para não chamar atenção para eles. Ao dizer isso, um guarda Vulcano da Frota Estelar vê Rutherford, e Shaxs diz a Rutherford para distrair o guarda com uma dança de leque. Rutherford tenta dançar, mas aparentemente faz a dança incorreta antes de desmaiar novamente. Ele acorda no espaço, parado na ave de rapina encapuzada, e vê Billups sofrendo de intoxicação por nitrogênio, já que seu traje ambiental está criticamente baixo em oxigênio.

Shaxs os incentiva a embarcar na nave próxima. Rutherford agarra Billups e luta para levá-los ao navio, tendo problemas para caminhar no casco encoberto do navio. Depois de colocá-los a bordo, ele desmaia e cai sobre os controles do navio, enviando-o para deformar. Ele acorda em um planeta deserto, no meio de uma cerimônia de casamento Gorn, e imediatamente desmaia quando os Gorn o atacam. Quando ele acorda, ele percebe que ainda está no casamento Gorn.

Clar interrompe, perguntando por que Rutherford está falando sobre um casamento Gorn, e Rutherford diz a ele que isso é tudo que ele lembra daquela data estelar. Clar pergunta sobre detalhes em torno da Ave-de-Rapina, mas Rutherford não consegue se lembrar. Boimler se pergunta por que eles estavam roubando uma Ave-de-Rapina em primeiro lugar, antes de Clar ter Rutherford dominado o Tanque do Desprezo. Tendi defende Rutherford, e Clar suspeita que Tendi pode dizer a eles mais do que os outros estão dizendo a ele, para seu nervosismo.

Segundo Ato

Tendi fica animada em oferecer seu testemunho, e Clar pergunta se ela e Ransom já estiveram na Zona Neutra. Ela diz que não pode dizer isso a ele, aborrecendo Clar, que está prestes a colocá-la no Tanque do Desprezo. Boimler diz a Tendi apenas para dizer a Clar o que ele quer. Relutantemente concorda, mas diz que foi uma missão secreta e terá que editar alguns detalhes.

Tendi se aproxima de Mariner nos alojamentos da tripulação do convés inferior, feliz por ter sido designada para limpar a sala de conferências. Mariner não fica entusiasmada, mas Tendi simplesmente ignora seus pensamentos sobre o assunto e sai para limpar. Quando ela sai, Mariner apenas geme sobre como ela nunca consegue limpar a sala de conferências.

Tendi está limpando as cadeiras da sala de conferências, limpando o pelo da Dra. T’Ana das costas, quando Ransom entra na sala com três outros oficiais, vestidos com uniformes táticos de ação secreta. (Clar interrompe o depoimento de Tendi, zangado por ela estar redigindo muitos detalhes, mas permite que ela continue.) Ransom vê Tendi e a confunde com “O Limpador” em sua próxima missão. Tendi não percebe que ele está se referindo a ela para uma faxineira totalmente diferente, ao invés de ela simplesmente limpar a sala de conferências, e ela se junta a eles para o briefing da missão.

Quando Ransom começa o briefing, Tendi não pode deixar de se sentir animada por estar sendo reconhecida por seu trabalho, antes de perceber que, em sua empolgação, ela perdeu todo o briefing. Ransom pega o Mapa da Zona Neutra Romulana e observa a localização de um pacote que eles precisam recuperar, e observa que se eles tiverem problemas, Tendi os extrairá. Tendi percebe que ela está perdendo a cabeça quando eles lhe jogam um rifle phaser.

Abordo da Ave-de-Rapina disfarçada, Tendi está visivelmente nervosa com sua situação, e está prestes a contar a eles sobre o mal-entendido, quando o membro andoriano de sua equipe diz a todos para ficarem quietos, enquanto um Warbird Romulano classe D’deridex se aproxima acima, examinando a área. Eles baixam a guarda quando a nave passa, mas antes que Tendi possa se explicar, o andoriano os avisa que o “pássaro de guerra” está escaneando novamente.

Um momento se passa enquanto eles baixam a guarda, mas mais uma vez, antes que Tendi possa se explicar, o andoriano os avisa que eles estão sendo examinados novamente. Tendi tenta explicar novamente, mas o andoriano avisa que eles estão sendo examinados novamente, desta vez, por dois Warbirds D’deridex. O Andoriano diz que eles pararam, antes de gritar imediatamente que estão sendo examinados novamente por três D’deridex. A princípio ele pensa que estava errado, mas percebe que não estava errado e está sendo examinado novamente por Naves D’deridex.

Alcançando Romulus, a Ave-de-Rapina decola, e todos eles entram no transportador. Tendi tenta mais uma vez explicar que não deveria estar com a equipe, mas é posta de lado. Eles descem e Ransom ordena silêncio de comunicação. Eles começam sua infiltração em uma instalação romulana, e Tendi nocauteia alguns guardas, impressionando a equipe. Ransom ordena que Tendi guarde uma entrada enquanto ele e os outros entram em uma sala para recuperar o pacote. Um momento depois, a equipe sai correndo da sala com o pacote e Ransom diz a Tendi para fazer “o trabalho dela“. Sem saber o que “seu negócio” é, Tendi enfrenta um grupo de romulanos atacando e nocauteia todos com artes marciais, confundindo a equipe, que só esperava que ela os transportasse para fora.

Com sucesso em recuperar o pacote, Ransom elogia o time visitante de volta aos Cerritos, dizendo que não há indicação de que o Alto Conselho Romulano detectou sua presença. Ransom elogia Tendi, dizendo que, embora eles tenham que negar que sua missão a Romulus tenha acontecido, Tendi foi incrível no que fez. Tendi fica feliz por ser reconhecida pelo que fez, e depois que Ransom vai embora, Tendi retoma a limpeza da sala de conferências.

Clar acha seu relato de detalhes inacreditável e não quer acreditar que Tendi venceu sozinha vários guardas Romulanos armados. Tendi apenas concorda em negação plausível. Irritado, Clar agarra Tendi pela viga e joga ela, Mariner e Rutherford no Tanque do Desprezo, acendendo alguns queimadores abaixo do tanque.

Terceiro Ato

Enquanto os alferes caminham no Tanque do Desprezo com as enguias, Clar exige que eles lhe falem sobre o conteúdo do pacote que recuperaram. Tendi diz que não sabe e teme que Clar esteja machucando as enguias. Clar se aproxima de Boimler e diz que tudo poderia acabar se eles apenas lhe contassem o que a tripulação da ponte fez. Boimler diz que eles não podem contar a ele porque não sabem o que fizeram.

Clar tem Mariner, Tendi e Rutherford levantados do tanque, e Boimler explica que, uma vez que eles trabalham nos conveses inferiores, eles raramente sabem o que está acontecendo com a tripulação da ponte. Clar não acredita nele, dizendo que, uma vez que estão todos na Frota Estelar, todos na nave devem ser informados de suas missões. Boimler diz que a equipe sênior nem sempre tem tempo para informar a todos e observa que nem sempre eles sabem o que está acontecendo em seu próprio navio. Clar o acusa de mentir, mas Boimler apenas garante que eles bagunçam o tempo todo.

Ele aponta que sempre que Q aparece na Cerritos, a tripulação da ponte nunca sabe exatamente qual é o seu teste bizarro para eles, ou como proceder para participar dele. Ele também observa que Ransom frequentemente participa de encontros com alienígenas sobre os quais ele não faz nenhuma pesquisa, o que pode colocar sua vida em risco de vez em quando. Boimler também faz referência a um momento em que a Dra. T’Ana acidentalmente embarcou no USS Alhambra, e confundiu a anve inteira com uma tripulação que opera a Cerritos em um universo paralelo.

Clar parece angustiado com este depoimento e diz que precisa de Boimler para lhe dizer que sua tripulação da ponte é heróis infalíveis. Boimler diz que não são, e tudo bem, e que, como exploradores, nem todos saberão de tudo abordo. Ele observa que Picard não sabia sobre os Borg quando os encontrou pela primeira vez, ou que Kirk não sabia sobre um Spock gigante em Phylos, ou que a Dra. Crusher não sabia sobre a entidade que estava na lâmpada de sua avó que ela tinha relações íntimas. Ele acha que Clar está tentando fazer com que eles incriminem a tripulação da ponte, sem ter provas, e acusa Clar de realizar um julgamento tribal.

Clar fica confuso quando finalmente percebe que todos os alferes pensam que todo o processo em que estão participando é um julgamento. As luzes se acendem e eles veem que não estão em um tribunal como suspeitavam, mas em um salão de festas altamente decorado. Clar está dizendo que eles não estão julgando a tripulação da ponte, eles estão celebrando seu próprio resgate. Ele foi sequestrado há um ano pelos Romulanos e era, ele mesmo, o conteúdo do pacote que foi recuperado pela Cerritos.

A festa era para comemorar seu resgate bem-sucedido e gravar seu sucesso em sua pedra de história. Mariner duvida de tudo e diz que seu uso excessivo de termos judiciais e o fato de suspender a tripulação da ponte em um feixe de luz fez com que tudo parecesse um julgamento. Clar diz que o feixe é o Feixe da Celebração. Rutherford apóia Mariner, dizendo que o canto e o martelo, e que eles foram levantados no que parecia ser um tribunal assustador, fez com que parecesse mais um julgamento do que uma festa. Clar diz a eles que este é um dos mais belos salões de eventos do planeta, e que até foi o anfitrião de seu casamento.

Mariner pergunta quem é o juiz, que não disse nada e está de olho em todo o processo. A pessoa em questão simplesmente diz que não conhece nenhum deles, e que só estava presente porque dará a festa de aniversário de 100 anos de sua filha no salão em breve. Nesse momento, um funcionário entra na sala e informa a Clar que seu tempo na sala acabou. Clar protesta que eles não puderam fazer nenhuma gravação na pedra histórica como ele esperava, mas o funcionário diz que pagou apenas por 22 minutos e que outras pessoas estão esperando para usar a sala. Freeman e a tripulação da ponte são abaixados enquanto Mariner e Clar continuam a discutir. Mariner continua perguntando por que houve tantos eventos bizarros nesta festa, enquanto Clar reclama que ela arruinou a festa dele.

A bordo da Cerritos, Freeman confronta os alferes, mas admira que eles tenham defendido os ideais da Frota Estelar, apesar do perigo. Ela aponta que são dignos elogiar e promete, no futuro, fazer o possível para manter a tripulação da ponte mais informada sobre o que está acontecendo. Os quatro imediatamente começam a fazer perguntas sobre tudo o que acabou de acontecer, sobrecarregando a equipe sênior, e Freeman os dispensa, dizendo que os detalhes são confidenciais.

Enquanto eles saem, Mariner simplesmente diz que ela está bem sendo “deixada no escuro”, já que saber mais coisas significa mais trabalho. Boimler tenta fingir que sempre soube que era uma festa, e Mariner o provoca, perguntando por que ele começou a chorar. Q aparece na frente deles e os desafia para um duelo, mas Mariner não está no clima para nenhuma de suas travessuras e diz a ele para ir incomodar Picard. Q apenas os segue, dizendo que Picard não se diverte com suas citações constantes de William Shakespeare e da produção de vinho.

Review de Star Trek: Lower Decks (EP 08) – Veritas

Review em vídeo de Star Trek: Lower Decks – Veritas

Review de Star Trek: Lower Decks – Veritas (Ep. 08)

Curiosidades do Episódio

  • Este episódio marca a primeira aparição de Q (John de Lancie) desde Jornada nas Estrelas: Voyager: Q2 (2001). Ele também é o primeiro personagem de uma encarnação anterior de “Star Trek” a aparecer na série.

Imagens de Star Trek: Lower Decks – Veritas

Star Trek: Lower Decks - Veritas
  • Direção
  • Roteiro
  • Diversão
3

Star trek: Lower Decks - Veritas

Mais um episódio dentro da média. A série num todo diverte, mas não consegue ascender em sua qualidade. Agumas referências interessantes mas sem encantar.

Vale pela participação de John de Lancie como o bom e velho Q.

Sending
User Review
0 (0 votes)

Ficha Técnica de Star Trek: Lower Decks – Veritas

iSérie:Star Trek Lower Decks
Temporada:01
Número do Episódio:08 (s01e08)
Direção:Kim Arndt
Roteiro:Garrick Bernard
Título Original:Veritas
Lançamento:24/09/2020
Star Trek: Lower Decks – Veritas (Ep. 08)

Episódio Anterior de
Star Trek: Lower Decks:

Star Trek: Lower DecksMuito Barulho Pelo Boimler

Próximo Episódio de
Star Trek: Lower Decks:

Newton Uzeda

Newton Uzeda, o Terceiro de seu Nome, Viajante de muitos Mundos, Sonhador de Fantasia, Leitor de Sci-fi, o Desafiador da Máquina, o Colecionador de Mundos, o "Último dos Renascentistas", Guardião de Histórias e o Questionador de Autoridades.

Concorda conosco ou erramos em algo?