Star Trek TAS – O Canto das Sereias [The Lorelei Signal] Análise
- By: Newton Uzeda
- On:
- 1 comentários
O Canto das Seieias, chegou! Não, não estamos falando de parte das aventuras de Ulisses repletas de seres Mitológicos. Nem estamos falando da minissérie da finada TV Manchete, com Ingra Liberato e José de Abreu. Não não! Aqui vamos falar sobre “The Lorelei Lignal“, onde finalmente temos “Team Uhura” liderando a nave para salvar os homens da tripulação que estavam na piscina!
Vamos recapitular:
A Enterprise está investigando uma seção do espaço na qual muitas naves – Federação, Klingon, Romulano – desapareceram ao longo dos séculos. A Enterprise detecta um sinal do sistema taurino na extremidade do setor, que soa como um simples tom. Os homens na ponte compararam a uma convocação, embora Uhura não sinta essa vibração.
Quando eles se aproximam, Uhura convoca Chapel para a ponte para ver se ela vê como os homens estão agindo estranhamente. Os homens começam a experimentar alucinações audiovisuais, mas Uhura e Chapel vêem e não ouvem nada, exceto o sinal. Kirk está preocupado, mas os homens logo ficam completamente distraídos.
Eles chegam a Taurean II, e Kirk transborda com Spock, McCoy e Carver, onde admiram a arquitetura. Na Enterprise, Scotty fala com entusiasmo sobre o planeta. Enquanto isso, Uhura está encontrando discrepâncias nas leituras de Spock.
No planeta, Kirk é muito indiferente ao examinar o planeta, e então eles se deparam com uma confusão de mulheres, lideradas por uma mulher chamada Theela (Não a prima de He-Man!), que recebe o grupo de desembarque e os convida para um banquete. Eles controlam sua tecnologia através de tons que eles cantam.
Todos os homens são cativados pelas mulheres e logo caem de exaustão. Quando eles acordam, todos usam faixas estranhas e todos são visivelmente mais velhos. Eles tentam apelar a Theela para deixá-los voltar a nave, mas as mulheres recusam, dizendo que os homens são necessários – e o grupo de desembarque é fraco demais.
Uhura e Chapel têm equipes científicas femininas fazendo testes e determinam que há um raio vindo do planeta que está influenciando os machos humanóides. Percebendo o perigo, Uhura imediatamente toma conta da Enterprise, colocando seguranças femininos em todos os transportadores. Scotty está muito ocupado cantando canções galesas para realmente se importar, então Uhura oficialmente assume o comando da Enterprise.
McCoy injeta o grupo de desembarque com um estimulante para ajudá-los a combater os efeitos e administrar uma fuga da prisão. Quando as mulheres estão por perto, as bandanas brilham, mas não quando estão separadas – Spock supõe que as mulheres estão sugando a vida dos homens. Como Spock é o mais forte deles (óbvio que é!), ele procura os comunicadores para entrar em contato com a Enterprise, enquanto os outros três se escondem em uma urna gigante. Antes que ele desmaie de seus esforços, Spock consegue mandar uma mensagem para Uhura, que imediatamente conversa com Chapel e uma equipe de segurança feminina. Eles atordoam Theela e seus ajudantes e encontram Spock, que pede que Chapel use o poder da nave para bloquear o sinal para o planeta.
Uhura questiona Theela, que revela que o planeta foi colonizado por humanóides, mas o próprio planeta drenou a vida dos homens – as mulheres eram imunes e aprenderam a controlar certas partes da mente dos homens. Mas enquanto os homens murcham e morrem, as mulheres são imortais, mas estéreis.
Começa a chover e a urna começa a encher de água – Kirk, McCoy e Carver vão se afogar, mas Uhura e sua equipe de segurança conseguem destruir a urna com phasers e salvá-los do afogamento.
Todas as tentativas de revitalizar o time de desembarque falham, até Spock acertar o uso do transportador para rematerializá-las com os padrões que tinham quando foram transportadas para baixo. Isso de alguma forma funciona. Theela esmaga o dispositivo que eles usam para atrair navios para o planeta e Uhura promete enviar um navio só de mulheres para levá-los para outro mundo onde eles podem viver suas vidas sem ter que drenar a vida de pessoas inocentes. Nenhuma menção de acusações criminais de sequestro e assassinato é feita por algum motivo estranho.
Uhura no Comando
O Ponto alto do episódio é obviamente Uhura tomar comando da Enterprise para ela. Isso por si só é um momento grandioso no episódio. Mas não posso deixar de apontar alguns detalhes.
Porque ela desce somente para possibilitar que os homens da tripulação salvem o dia? Não poderia Urura e sua equipe feminina salvar o dia, e somente no final os homens se reconstituírem?
Teria sido um episódio muito mais forte, se tomassem um caminho para este lado. Não me faz sentido! É uma pena, uma oportunidade “semi-perdida”.
Regeneração pelo Teletransporte
Aqui é um “problema técnico”. Se eles podem simplesmente regenerar o corpo das pessoas pela memória do teletransporte, como isso não revolucionou a medicina no universo de Jornada nas Estrelas?
Porque não podemos simplesmente ter backups dos corpos de todos os tripulantes, e caso se machuquem em uma missão, eles não se regeneram no momento de retornarem para a nave! Nada de Dr. McCoy! transporte direto para o posto de trabalho!
Provavelmente McCoy não quis ficar sem emprego e simplesmente não revelou a descoberta!
O Canto das Sereias
==============================
Participe de nosso fórum em:
http://forum.paponasestrelas.com.br/
Siga-nos:
Facebook: http://www.facebook.com/paponasestrelas/
Twitter: http://www.twitter.com/@paponasestrelas/
Instagram: https://www.instagram.com/paponasestrelas/
==============================
Papo nas Estrelas
Jornada nas Estrelas A Série Animada [Star Trek TAS] – O Canto das Sereias [The Lorelei Signal]
FICHA TECNICA:
Escrito por Margaret Armen
Dirigido por Hal Sutherland
Lançamento: 29 de setembro de 1973
Data Estelar: 5483.7
Validade de nossas opiniões: 10 segundos.
Data de Gravação:
==============================
Classificação Indicativa: Ninguém! Maiores de idade entrem por conta e risco.
==============================
Relacionado
Newton Uzeda
Newton Uzeda, o Terceiro de seu Nome, Viajante de muitos Mundos, Sonhador de Fantasia, Leitor de Sci-fi, o Desafiador da Máquina, o Colecionador de Mundos, o "Último dos Renascentistas", Guardião de Histórias e o Questionador de Autoridades.
Esse episódio é ótimo…..mas de todas as cenas desse episódio, a que considero uma obra de arte é o Scotty “embriagado” de paixão cantando em gaélico enquanto a Enterprise singra a tela de um lado a outro. É um momento de contemplação da maior dama do Episódio, a própria Enterprise..