Papo nas Estrelas

Um bate papo sobre Ficção Científica! | Séries de TV | Filmes | Livros | Quadrinhos | Vídeogames |

The Expanse – Temporada 5 (EP 5) | No Fundo do Fosso [Down and Out] (Review)

The Expanse – Temporada 5 (EP 5) | No Fundo do Fosso [Down and Out] (Review)

No Episódio 5 da Temporada 5 de The Expanse, chamado “No Fundo do Fosso” [Down and Out], Amos e Clarissa estão presos em um prédio desabado. Naomi enfrenta com sua antiga família. Holden monta uma nova tripulação para a Rocinante. Alex e Bobbie fazem uma descoberta perigosa no Cinturão.

Resumo do Episódio (The Expanse s05e05)

Após o ataque à Terra, Oksana conforta Drumer, que se sente culpada por deixar Marco Inaros ir quando ela teve a chance de matá-lo, e se preocupa com Naomi e como isso a afetará. Ela recebe um convite de Marco para conhecer e discutir o futuro de sua facção e o envolvimento com o Cinturão. Drumer tem uma reunião com o resto de sua família / equipe, onde eles discutem seus sentimentos sobre o bombardeio da Terra, o relacionamento dos “Interioranos” com Cinturinos e a morte de Fred Johnson. Ela anuncia que eles aceitarão o convite de Marco para um encontro.

Amos e Clarissa acordam na cela destruída. Ela ainda está confusa por causa dos bloqueadores e sua mão está machucada, então Amos faz uma tala improvisada para ela. Uma guarda chamada Rona ajuda Amos a sair da cela, mas ela está relutante em permitir que Clarissa vá com eles, já que a prisão está fechada. Amos a convence, e os três caminham para o pátio subterrâneo da prisão, onde encontram dois outros guardas sobreviventes. A eletricidade do presídio acabou, desativando todos os elevadores, e a escada está completamente arruinada. Amos descobre que o poço do elevador deve ter uma escada de manutenção, mas eles não conseguem abrir as portas trancadas, forçando-os a pedir ajuda a Konecheck, um interno com pesadas modificações de resistência.

Na Estação Tycho, Holden não consegue entrar em contato com sua família, Amos ou Alex, e está enviando uma mensagem para Naomi, que também não responde. Ele e Bull tentam interrogar Sakai para descobrir para onde a Zmeya foi, mas ela não coopera e fica zangada com a forma como os Inners tratam o Cinturão, incluindo na estação Tycho, que era administrada por três poderosos terráqueos que pensaram que podem dizer aos Belters o que fazer fazer (Fred Johnson, Bull e Holden). Ela se gaba de que eles não podem mudar o que aconteceu ou o que está para acontecer. Eles saem da sala de interrogatório quando recebem o plano de vôo da Zmeya de Monica Stuart, que gravou com o olho dela quando a OPA atacou a estação. Bull ameaça espancar a próprio Sakai quando ele retornar. Ela responde “vejo você quando você voltar“.

Na prisão, Amos, Clarissa, Konecheck e os três guardas estão dentro do poço do elevador, mas não conseguem encontrar a escada. Clarissa encontra um painel na parede que tem uma dobradiça. Amos pede uma arma, mas eles têm travas biométricas e só podem ser usados ​​por seus respectivos donos, então ele instrui um guarda a fazer dois furos no painel, e Konecheck consegue usá-los para rasgar o painel, revelando o escada atrás dele. Rona supõe que ele estava escondido para evitar que os presos escapassem, então agora eles têm que fazer buracos e rasgar os painéis um por um para os nove níveis seguintes da prisão. Os guardas empatam e o guarda perdedor, Sully, sobe a escada junto com o preso. Eles começam a abrir os painéis um a um.

No Screaming Firehawk (antiga Razorback), Alex e Bobbie assistem à cobertura jornalística do ataque coordenado de Marco Inaros à Terra, Marte e à Estação Tycho, chamando-a de “a campanha terrorista mais devastadora da história humana“. Alex quer entrar em contato com Holden, mas Bobbie o convence a continuar seguindo Barkeith e sua escolta, porque é aí que eles podem ser de maior ajuda. Pouco depois, as naves mudam de curso para um local remoto no Cinturão de Asteróides, onde serão difíceis de localizar por miras. Alex e Bobbie percebem que estão indo para um ponto de encontro. Alex é cauteloso, mas Bobbie empurra para segui-los, porque sua nave é rápida e eles podem correr se for preciso. Alex muda de curso para segui-los de perto, tentando ficar o mais escondido possível.

Abordo do Pella, uma chorosa Naomi é levada a uma sala onde Marco, Filip, Cyn e Karal estão sentados a uma mesa com comida. Marco nota que Naomi não tem comido e a convida para sentar e conhecer o filho, por isso a trouxe lá. Naomi diz que prefere voltar para seu quarto, e Marco declara que ela não é uma prisioneira e está livre para ir para onde quiser. Ela diz que prefere entrar em seu navio e ir embora, mas Marco a lembra que ela deu sua nave a Filip, que não quer emprestar a ela. Naomi se vira e sai. Karal pergunta a Marco se ele simplesmente vai deixá-la ir, ao que Marco diz que ela não tem para onde ir. Cyn diz a Marco que ele não precisa brincar com Naomi assim. Todos saem da sala, exceto Marco e Filip, que nota que Marco está com raiva dele, e Marco responde que está apenas desapontado. Ele pergunta a Filip por que trouxe Naomi de volta, e ele diz que não sabe. Marco lembra Filip de seu amigo Andrew, a quem ele conhecia por 11 anos e amava ternamente, e ainda assim permitiu que ele morresse porque ele “sabia o que tinha que fazer” pelo Cinturão. Marco diz a Filip que precisa dele no seu melhor, com uma mente limpa. Ele diz que Filip pode e deve sentir tudo o que sente (raiva de Naomi por suas ações ou tristeza por não tê-la por perto), mas que não deve permitir que esses sentimentos o controlem.

Naomi tenta interagir com a nave de Marco, mas ela está bloqueada de todos os controles. Cyn se aproxima dela e pergunta se ela quer ajudá-lo na manutenção. Naomi fica furiosa e pergunta a Cyn se ele acha que as coisas vão voltar a ser como eram depois de tudo o que aconteceu. Ela diz a Cyn que esperava que ele estivesse ao lado de Filip, mas em vez disso ele deixou Marco envenenar seu próprio coração e o de Filip e ela nunca o perdoará por isso. Cyn pergunta a ela se ela se lembra de como os Inners os têm privado de ar e água, como eles nunca serão capazes de se firmar nos novos planetas porque seus corpos não foram feitos para a gravidade, e se eles se acostumarem a vivendo em um planeta, eles não serão mais Belters. Ele acredita que Marco está tentando construir algo para todos os Belters. Naomi responde que ele está construindo sobre um rio de sangue, e que Cyn é cúmplice, antes de ir embora.

Na prisão, Sully e Konecheck ainda estão subindo a escada e tentando encontrar outros sobreviventes, mas ninguém responde. No poço, Rona conta a Amos e Clarissa sobre seu ex e como eles têm um filho, mas ninguém está respondendo às suas tentativas de comunicação. De repente, Sully cai da escada e cai no fundo do poço para a morte. Os guardas estão furiosos, mas Konecheck afirma que foi um acidente e ele escorregou devido a uma lesão no joelho. Tendo apenas alguns painéis antes de chegarem à superfície, Amos diz aos dois guardas para subirem a escada juntos: um fará buracos nos painéis e o outro ficará de olho em Konecheck. Ele ajuda Clarissa a subir a escada e eles seguem os outros por trás. Um tremor atinge a prisão, enviando o elevador pelo poço, mas todos se esquivam. Olhando para cima, eles veem a luz do dia acima. Clarissa observa que é estranho que eles possam ver a luz do dia, pois deveria haver um prédio acima deles.

No Pella, Naomi entra no refeitório quando ninguém está olhando e ela pega um pouco de comida para ela. Ela olha nostalgicamente para a máquina de café marciana, que a lembra da Rocinante. Atrás dela, Karal aparece e a provoca perguntando se ela está “pensando em seu Terráqueo“, James Holden. Ela zomba de Holden, que é famoso por beber café e salvar o sistema com sua tripulação heterogênea de terráqueos, marcianos e cinturinos. Ela pergunta se Naomi acha que ele está vindo para salvá-la. Naomi diz a Karal para apenas dizer o que ela tem a dizer e ser feito, e ela responde que ficou feliz quando Naomi foi embora, porque ela se achava muito mais inteligente do que todos os outros. Ela zombeteiramente pergunta a Naomi se ela ainda se sente mal por explodir o Augustin Gamarra, e diz a ela que ninguém vai salvá-la. Depois do que Naomi fez com Marco, ele não vai deixá-la ir embora. Ela sugere que a única maneira de Naomi sair do navio é morrer e ir embora. Naomi disfarçadamente esconde a faca de seu kit de talheres dentro da manga e se levanta.

Naomi entra na ponte da nave e chama Marco, dizendo que ela precisa falar com ele, mas ele a ignora. Ela se aproxima dele por trás e está prestes a esfaqueá-lo com a faca que escondeu em sua manga, quando Filip a agarra e diz que eles estão ocupados e que ela não tem negócios lá. Ela consegue esconder a faca em sua manga novamente sem ser vista. Filip leva Naomi até o elevador, onde ela puxa o braço de seu alcance. Ele diz que ela deveria ser grata por ele a ter trazido aqui e por ele ter salvado sua vida. Naomi percebe que a Rocinante está em perigo e, quando Filip a deixa, ela começa a correr.

Na prisão, os guardas alcançam o topo da escada, seguidos por Konecheck, Amos e Clarissa. A prisão está completamente em ruínas e Konecheck começa a rir. Enquanto Amos, Clarissa e Rona estão olhando para os destroços em estado de choque, Konecheck agarra o outro guarda pela garganta e o mata. Ele pega a arma de Rona e joga na escotilha e, quando Amos o ataca, ele o pega pela garganta também. Ele desafia Amos a chamá-lo de “pequenininho” mais uma vez (apelido que Amos lhe deu no início do episódio, apesar de seus protestos). Amos repetidamente o soca no rosto, mas não surte efeito devido aos implantes. Clarissa tenta ativar seus próprios implantes, mas, devido às drogas bloqueadoras persistentes, ela cai no chão, incapacitada. Konecheck vai até o poço do elevador e segura Amos acima dele. Antes que ele pudesse jogar Amos no poço, ele é baleado por Rona, que usa a mão do guarda morto para atirar no prisioneiro. Quando o preso se vira para atacar Rona, Amos o agarra e o joga no poço do elevador, matando-o. Rona começa a chorar, dizendo que seria o final de semana que passaria com o filho. Amos diz a ela para ir, e no início ela retruca que ela tem que ficar de olho em Clarissa, que ainda é uma presidiária, mas Amos a convence a ir embora. Clarissa ainda está no chão, enevoada pelos bloqueadores, e começa a rir, dizendo que nunca pensou que sentiria o vento em seu rosto novamente. Amos a envolve em uma bandeira em ruínas da ONU e a pega, dizendo que eles precisam sair de lá.

Na Estação Tycho, Holden, Bull e uma tripulação de Belters embarcam na Rocinante, onde formulam um plano para seguir os Zmeya e obter deles a amostra de protomolécula.

Cyn está passando por um momento difícil com seus reparos, e Naomi aparece e o ajuda a descobrir. Ele diz a Naomi que, quando Filip se recusou a emprestar-lhe o Chatzemoka, ele não a estava punindo. Naomi o interrompe e diz que era Filip tentando provar sua lealdade a Marco. Cyn retruca que Naomi não conhece o menino ainda.

Quando a tripulação da Rocinante começa a ligar o reator da nave, Naomi vê uma chave inglesa na caixa de ferramentas de Cyn. Ela o agarra secretamente enquanto fala com Cyn sobre Filip, como em sua mente ele sempre será um menino e que este novo Filip é um estranho para ela. Com a chave inglesa na mão, ela pergunta a Cyn se Marco deslizou o código Augustin Gamarra (uma sabotagem mortal que a própria Naomi projetou) para o Rocinante. Quando ele hesita em responder, Naomi bate em sua cabeça com a chave inglesa e pega seu terminal de mão. Em seu pânico, ela não percebe a faca escorregar de sua manga e cair no chão. Ela consegue enviar uma mensagem para Holden a tempo, avisando-o de que o reator foi sabotado e dizendo a ele que ela está sendo mantida em cativeiro por Marco antes que Cyn a agarre e termine a transmissão.

Holden desliga o reator na hora certa. Bull pergunta como ele sabia que havia uma sabotagem, e Holden mostra a mensagem. Ele pergunta onde Naomi está, mas não há dados de localização na transmissão. Enquanto isso, Naomi é jogada em uma cela por Marco, Filip e Cyn, gritando para que eles contem o que aconteceu com o Rocinante. Eles a abandonam e ela começa a chorar.

No Belt, Alex e Bobbie perderam de vista os navios marcianos, forçando-os a se aproximarem com o risco de serem vistos. Eles encontram um navio Belter perto de Barkeith e sua escolta, além de dois navios destruidores marcianos, e começam a coletar perfis dos navios reunidos. O Barkeith se vira para partir sem sua escolta, e Bobbie percebe que as fragatas são as armas que eles estão rastreando e que o MCRN está alimentando as naves de guerra para Marco Inaros e a Marinha Livre. Alex e Bobbie são vistos e são forçados a ativar o Motor Epstein, colocando muita pressão em seus corpos. Quando os perseguidores disparam um míssil contra eles, Alex consegue detê-lo acertando-o Ejetando o Núcleo do Reator (Scotty ficaria orgulhoso!). Eles conseguem escapar do ataque, mas a Screaming Firehawk é deixado incontrolavelmente espiralando para o espaço.

Review de No Fundo do Fosso

The Expanse (s05e05) Review
  • Direção
  • Roteiro
  • Diversão
3.5
Sending
User Review
0 (0 votes)

Imagens de No Fundo do Fosso

Ficha Técnica de The Expanse (s05e05)

Série:The Expanse
Temporada:05
Número do Episódio:05
Direção:Jeff Wollnought
Roteiro:Mathew Rasmussen
Título Original:Down and Out
Lançamento:30/12/2020
IMDBhttps://www.imdb.com/title/tt12355680/?ref_=ttep_ep5
The Expanse (s05e05) No Fundo do Fosso [Down and Out]

Episódio Anterior de
The Expanse

The Expanse – Guagamela

Próximo Episódio de
The Expanse

Newton Uzeda

Newton Uzeda, o Terceiro de seu Nome, Viajante de muitos Mundos, Sonhador de Fantasia, Leitor de Sci-fi, o Desafiador da Máquina, o Colecionador de Mundos, o "Último dos Renascentistas", Guardião de Histórias e o Questionador de Autoridades.

Concorda conosco ou erramos em algo?